Quem gosta de astronomia não deve saber que Vênus não é o mais habitável dos planetas. Com temperaturas em torno de 470ºC e com uma atmosfera formada por dióxido de carbono e nitrogênio noventa vezes maior que a da Terra, o segundo planeta do sistema solar não parece nada aconchegante para a formação de vida. Mas será mesmo?
Segundo dados obtidos pela Nasa, talvez Vênus, em determinadas condições, seja, na verdade, o planeta perfeito para vida fora da Terra.
A 60 quilômetros de altitude, a pressão atmosférica e a temperatura do planeta se tornam mais próximas às da Terra: próximo de -23 graus à noite e por volta de -3 durante o dia. O frio ainda é muito, mas há regiões no nosso planeta acostumadas a temperaturas mais baixas.
Além disso, moléculas necessárias para a presença de vida, como carbono, oxigênio e nitrogênio, são encontradas ali. Por conta dessas condições, Vênus tem sido chamado de “o planeta do paraíso” — mas só nessa altitude.
A Nasa pretende, em algum momento, mandar uma missão ao planeta para investigar a possibilidade de existir vida nas nuvens de Vênus. Chamada de Havoc (High-Altitude Venus Operational Concept), a investigação seria feita usando uma espécie de balão.
// Hypeness