Ossos descobertos em ilha do Pacífico são da piloto Amelia Earhart

AD / Wikimedia

A lendária piloto Amelia Earhart junto ao seu Lockheed Electra, 6 de junho 1937

Um estudo forense teria desvendado, finalmente, o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart, concluindo que os ossos da famosa aviadora foram encontrados em 1940, na pequena ilha de Nikumaroro, no Oceano Pacífico.

Amelia Earhart desapareceu em 1937 quando voava sobre o Pacífico, numa tentativa de dar a volta ao mundo. Acredita-se que seu avião caiu em algum lugar do oceano, mas nunca foram encontradas provas que expliquem o que de fato aconteceu.

Há ainda uma teoria que defende que a aviadora foi capturada pelos japoneses, e que acabou morrendo durante o período de detenção.

Mas um estudo publicado no jornal científico Forensic Anthropology reforça a teoria de que o avião teria caído na ilha de Nikumaroro, onde ela ainda teria sobrevivido durante alguns dias com o navegador Fred Noonan, enquanto esperavam por socorro.

Em 1940, foram encontrados ossos humanos na ilha, mas, desde então, nunca foi possível provar que seriam de Amelia. Até agora.

O estudo científico realizado pelo antropólogo forense Richard Jantz fala de uma semelhança de 99% entre os ossos encontrados e as características do corpo da aviadora.

“A análise revela que Earhart é mais semelhante aos ossos de Nikumaroro do que 99% dos indivíduos em uma grande amostra de referência. Isso apoia significativamente a conclusão de que os ossos pertencem a Amelia Earhart”, escreve Jantz no artigo científico.

Todavia, nunca será possível atestar a veracidade desse fato, já que os ossos desapareceram há vários anos.

A análise teve em conta registros efetuados em 1941 pelo médico D. W. Hoodless, que, na época, concluiu que se tratavam de vestígios de um indivíduo do sexo masculino com cerca de 1,65m.

Em 1998, Jantz e a colega antropóloga forense Karen Burns estudaram o caso e concluíram que, considerando o que sabemos e os “métodos forenses contemporâneos”, “a morfologia dos ossos recuperados parece consistente com o peso e a origem étnica de uma mulher como Earhart”, cita o site Live Science.

Outro estudo rebate esta conclusão, voltando à tese do indivíduo masculino.

Jantz debruçou-se de novo sobre o mistério, estudando em mais detalhes a estrutura de Earhart, que teria cerca de 1,70m, mas agora já sem a parceria de Burns, que faleceu.

O antropólogo teve em consideração novos dados sobre a constituição e o tamanho da aviadora, a partir de um estudo sobre suas roupas. Também utilizou tecnologias avançadas, como um software informático chamado Fordisc, que recorre a métodos estatísticos para determinar o sexo, a antiguidade e a estatura, mediante medições do esqueleto.

Assim, concluiu que os ossos devem mesmo ser da piloto. “Como uma mulher alta e de corpo estreito, o conjunto de fêmures poderia parecer masculino a Hoodless“, escreve Jantz. “É aparente, a partir das muitas fotografias de Earhart, e da circunferência da sua cintura, que seu quadril era estreito para uma mulher”, acrescenta. “Isso, em combinação com seu peso, não exige um ângulo de fêmur que poderia se esperar de uma mulher”, diz ainda.

Hoodless teve em conta o ângulo formado pela junção dos ossos púbicos para determinar o sexo, mas tinha apenas uma parte do osso.

“Um ângulo meio subpúbico ambíguo poderia, facilmente, ser chamado masculino por um olho inexperiente, ou até por um experiente, particularmente se processos tafonômicos [fossilização] tivessem modificado a morfologia”, escreve também Jantz.

O pesquisador releva que se deve ter em conta a “preponderância da prova”, neste caso, sustentando que “os ossos são consistentes com Earhart em todos os aspectos que conhecemos ou podemos razoavelmente checar”.

“Se os ossos não pertencem a Amelia Earhart, então são de alguém muito semelhante a ela”, nota, lembrando contudo que a probabilidade de um qualquer indivíduo aleatório revelar um “grau de semelhança tão grande” com a piloto é “muito baixa”.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Com abstenção recorde de 51,5%, ministro da Educação considera Enem um 'sucesso'

A abstenção no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, realizado neste domingo (17), foi recorde e atingiu 51,5%. O nível de abstenção supera o pior índice registrado até agora, em 2009, quando …

Álcool danifica o cérebro na adolescência

Se nós confiarmos apenas nas propagandas parece que o álcool de uma cerveja, uma taça de vinho ou de algum destilado serve apenas para unir as pessoas e deixá-las alegres. Mas o álcool pode ter …

Joe Biden reverterá políticas trumpistas logo após posse

Já nas primeiras horas após assumir, novo chefe de Estado americano assinará uma série de decretos presidenciais abordando pandemia, dificuldades da economia nacional, injustiça racial e mudança climática. O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, …

Rússia prende opositor Alexei Navalny no desembarque em Moscou

O Serviço Prisional Russo (FSIN) confirmou ter prendido o opositor Alexei Navalny neste domingo, na chegada dele a Moscou. O Kremlim o acusa de ter violado as condições de uma pena de prisão suspensa …

Ikea agora vende mini casas móveis para quem quer uma vida simples, livre e sustentável

Quem sonha com uma vida mais nômade, livre de amarras e principalmente ecologicamente correta poderá encontrar na IKEA uma parceira capaz de tornar tal sonho em realidade: em uma casa móvel, sustentável, bonita e praticamente …

O zumbido de fundo do universo pode ter sido ouvido pela primeira vez

Baseado no que sabemos sobre ondas gravitacionais, o Universo deve estar cheio delas. Cada par de buracos negros ou estrelas de nêutrons e colisão, cada supernova com núcleo em colapso — até mesmo o próprio …

"Não comemorei ou me orgulhei de ter banido Trump do Twitter", diz Jack Dorsey

Em uma série de tuítes, Jack Dorsey, cofundador e CEO do Twitter, defendeu o banimento de Donald Trump da rede social na última sexta-feira (8). Segundo o executivo, essa foi a medida certa para a …

EUA adicionam Xiaomi e mais 8 empresas chinesas à lista de companhias ligadas a militares

Departamento de Defesa dos EUA lista Xiaomi e mais oito empresas por ligações com militares chineses. Para analistas, a listagem é um "frenesi final" do governo Trump em sua campanha anti-China. Na quinta-feira (14), o Departamento …

Petrobras é a segunda maior do mundo em operações no oceano

Entre as 100 maiores corporações transnacionais que operam nos oceanos mundo afora, a Petrobras aparece em segundo lugar. A lista, divulgada nesta quarta-feira (13/01), é parte de uma pesquisa publicada na renomada revista Science Advances, …

Estudo detecta pela 1ª vez em que resulta colisão de 3 buracos negros

Um novo estudo da agência espacial norte-americana NASA revela novas informações sobre o que acontece após colisões entre três buracos negros supermassivos. Com a ajuda do Observatório de Raios X Chandra, da NASA, e vários outros …