Nova missão da NASA: Humanos vivendo nas nuvens de Vênus

Don P. Mitchell, Paolo C. Fienga / Lunar Explorer Italia / IPF / Soviet Space Agency

Aspecto da superfície e do céu de Vênus, captado pela sonda Venera 13

Apesar de ser um planeta de temperaturas infernais, de atmosfera tóxica e pressões esmagadoras na superfície, a NASA trabalha em uma missão tripulada para Vênus – a High Altitude Venus Operational Concept (HAVOC).

A NASA pretende levar o homem a Vênus, porém, há uma série de obstáculos que precisam ser ultrapassados para que a missão HAVOC seja bem sucedida.

As temperaturas em Vênus chegam a atingir os 460ºC, sendo mais quente que Mercúrio, mesmo estando Mercúrio mais perto do Sol – a temperatura de um planeta não depende só da proximidade do Sol, mas também da superfície e da atmosfera.

As temperaturas registradas em Vênus chegam a ser mais altas que o ponto de fusão de alguns metais, incluindo o bismuto e o chumbo, que chegam a cair como neve em alguns pontos do planeta.

A atmosfera de Vênus é composta por 97% de dióxido de carbono, 3% de nitrogênio e ainda conta com alguns vestígios de outros gases.

Quanto à superfície, Vênus não passa de uma paisagem rochosa estéril composto por vastas planícies de rocha basáltica de características vulcânicas.

O planeta, geologicamente jovem, também passou por recentes eventos catastróficos causados pela acumulação de calor por debaixo da superfície, que leva a que derreta, libere calor e volte a solidificar.

Feita a descrição desse curioso planeta que ainda surpreende astrônomos, a questão é saber como a NASA pretende conduzir uma missão tripulada ao planeta infernal.

A missão

Como a superfície de Vênus é caótica, a ideia da NASA não inclui qualquer pouso na superfície e utilizará a atmosfera densa como base para a exploração: o plano é utilizar aeronaves que possam permanecer suspensas na atmosfera superior por longos períodos de tempo.

Surpreendentemente, a atmosfera superior de Vênus é o local mais semelhante à Terra no Sistema Solar – entre 50 km e 60 km de altura, a pressão e a temperatura de Vênus podem ser comparadas a regiões da baixa atmosfera da Terra.

A pressão atmosférica de Vênus a 55 quilômetros de altura é cerca de metade da pressão ao nível do mar na Terra.

Essa pressão, sentida nessa altura, não obriga os seres humanos a utilizar qualquer equipamento de pressurização, pois é aproximadamente equivalente à pressão sentida no topo do Monte Kilimanjaro.

Quanto à temperatura, os astrônomos afirmam que se situa entre 20ºC e 30ºC, um valor muito aceitável para os seres humanos.

Curiosamente, a atmosfera acima dessas altitudes (50km-60km), é densa o suficiente para proteger qualquer astronauta da radiação ionizante do espaço.

A proximidade do planeta ao Sol fornece ainda uma maior taxa de radiação solar do que na Terra (cerca de 1,4 vezes superior) o que poderia ser utilizado para produzir energia.

A aeronave

Segundo o conceito da NASA, o dirigível flutuaria em volta do planeta, soprado pelo vento, e poderia ser enchido com uma mistura de gás respirável, como oxigênio e nitrogênio, que proporcionaria a flutuabilidade necessária – o ar respirável é menos denso que a atmosfera de Vênus e, como resultado, o dirigível conseguiria flutuar.

Essa ideia da NASA também leva em conta o material do dirigível, que necessita ser resistente ao efeito corrosivo do ácido existente na atmosfera.

A atmosfera de Vênus é conhecida por conter ácido sulfúrico que cria nuvens densas, que são um dos principais contribuintes para o brilho visível do planeta quando visto da Terra. Atualmente, já existem no mercado vários materiais comerciais com uma alta resistência à acidez, como é o caso do teflon.

Contudo, a missão é ainda um plano de longo prazo e a NASA ainda não anunciou publicamente qualquer data para o HAVOC, que contará, primeiro, com pequenas missões de testes. Apesar de ser nosso vizinho planetário mais próximo, pouco se sabe sobre esse planeta inóspito.

A missão pode revelar mais dados sobre o planeta e ajudar ainda a entender a evolução do Sistema Solar, e talvez até mesmo de outros sistemas.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …

Em último vídeo do mandato, Merkel pede que população se vacine

A chanceler alemã Angela Merkel, que deixará o poder na próxima quarta-feira (8), voltou a defender neste sábado (4) a vacinação contra a Covid-19, no último de uma série de mais de 600 vídeos …

Descobrem na China ferramenta de marfim de 99 mil anos, possivelmente a mais antiga do país

Pesquisadores desenterraram uma pá de marfim datada de há cerca de 99.000 anos em um sítio arqueológico do Paleolítico na província chinesa de Shandong. Acredita-se que o objeto seja uma das primeiras ferramentas de osso utilizadas …