Nova missão da NASA: Humanos vivendo nas nuvens de Vênus

Don P. Mitchell, Paolo C. Fienga / Lunar Explorer Italia / IPF / Soviet Space Agency

Aspecto da superfície e do céu de Vênus, captado pela sonda Venera 13

Apesar de ser um planeta de temperaturas infernais, de atmosfera tóxica e pressões esmagadoras na superfície, a NASA trabalha em uma missão tripulada para Vênus – a High Altitude Venus Operational Concept (HAVOC).

A NASA pretende levar o homem a Vênus, porém, há uma série de obstáculos que precisam ser ultrapassados para que a missão HAVOC seja bem sucedida.

As temperaturas em Vênus chegam a atingir os 460ºC, sendo mais quente que Mercúrio, mesmo estando Mercúrio mais perto do Sol – a temperatura de um planeta não depende só da proximidade do Sol, mas também da superfície e da atmosfera.

As temperaturas registradas em Vênus chegam a ser mais altas que o ponto de fusão de alguns metais, incluindo o bismuto e o chumbo, que chegam a cair como neve em alguns pontos do planeta.

A atmosfera de Vênus é composta por 97% de dióxido de carbono, 3% de nitrogênio e ainda conta com alguns vestígios de outros gases.

Quanto à superfície, Vênus não passa de uma paisagem rochosa estéril composto por vastas planícies de rocha basáltica de características vulcânicas.

O planeta, geologicamente jovem, também passou por recentes eventos catastróficos causados pela acumulação de calor por debaixo da superfície, que leva a que derreta, libere calor e volte a solidificar.

Feita a descrição desse curioso planeta que ainda surpreende astrônomos, a questão é saber como a NASA pretende conduzir uma missão tripulada ao planeta infernal.

A missão

Como a superfície de Vênus é caótica, a ideia da NASA não inclui qualquer pouso na superfície e utilizará a atmosfera densa como base para a exploração: o plano é utilizar aeronaves que possam permanecer suspensas na atmosfera superior por longos períodos de tempo.

Surpreendentemente, a atmosfera superior de Vênus é o local mais semelhante à Terra no Sistema Solar – entre 50 km e 60 km de altura, a pressão e a temperatura de Vênus podem ser comparadas a regiões da baixa atmosfera da Terra.

A pressão atmosférica de Vênus a 55 quilômetros de altura é cerca de metade da pressão ao nível do mar na Terra.

Essa pressão, sentida nessa altura, não obriga os seres humanos a utilizar qualquer equipamento de pressurização, pois é aproximadamente equivalente à pressão sentida no topo do Monte Kilimanjaro.

Quanto à temperatura, os astrônomos afirmam que se situa entre 20ºC e 30ºC, um valor muito aceitável para os seres humanos.

Curiosamente, a atmosfera acima dessas altitudes (50km-60km), é densa o suficiente para proteger qualquer astronauta da radiação ionizante do espaço.

A proximidade do planeta ao Sol fornece ainda uma maior taxa de radiação solar do que na Terra (cerca de 1,4 vezes superior) o que poderia ser utilizado para produzir energia.

A aeronave

Segundo o conceito da NASA, o dirigível flutuaria em volta do planeta, soprado pelo vento, e poderia ser enchido com uma mistura de gás respirável, como oxigênio e nitrogênio, que proporcionaria a flutuabilidade necessária – o ar respirável é menos denso que a atmosfera de Vênus e, como resultado, o dirigível conseguiria flutuar.

Essa ideia da NASA também leva em conta o material do dirigível, que necessita ser resistente ao efeito corrosivo do ácido existente na atmosfera.

A atmosfera de Vênus é conhecida por conter ácido sulfúrico que cria nuvens densas, que são um dos principais contribuintes para o brilho visível do planeta quando visto da Terra. Atualmente, já existem no mercado vários materiais comerciais com uma alta resistência à acidez, como é o caso do teflon.

Contudo, a missão é ainda um plano de longo prazo e a NASA ainda não anunciou publicamente qualquer data para o HAVOC, que contará, primeiro, com pequenas missões de testes. Apesar de ser nosso vizinho planetário mais próximo, pouco se sabe sobre esse planeta inóspito.

A missão pode revelar mais dados sobre o planeta e ajudar ainda a entender a evolução do Sistema Solar, e talvez até mesmo de outros sistemas.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Metade da matéria do universo havia sumido, mas foi encontrada

Uma equipe internacional de pesquisadores parece ter finalmente resolvido o “problema dos bárions desaparecidos”. Bárion é uma classificação genérica para um tipo partículas que engloba prótons e nêutrons. Estas partículas, por sua vez, são os blocos …

Máscara elétrica autolimpante que carrega celular deverá custar apenas 1 dólar

Devido à pandemia do coronavírus, diversos especialistas alertam para a, cada vez mais real, possibilidade de usarmos máscaras para sair de casa até, no mínimo, o final do ano. Por isto, diversas empresas estão estendendo …

Bolsonaro bate recorde de rejeição, mostra Datafolha

Na primeira pesquisa feita após divulgação de vídeo da reunião ministerial, 43% dos entrevistados consideram governo ruim ou péssimo. Entre os quatro últimos presidentes eleitos, Bolsonaro é o pior avaliado. O índice de rejeição ao presidente …

Renault detalha plano econômico e anuncia 4.600 cortes na França

A empresa automobilística revelou nesta sexta-feira seu plano de cortes no país que integra um plano de economias de cerca de € 2 bilhões (cerca de R$ 12 bilhões) em três anos. A Renault …

Asteroide que dizimou os dinossauros teria atingido a Terra em "ângulo letal"

A teoria mais aceita é a de que os dinossauros foram extintos após um asteroide atingir a Terra de maneira catastrófica há 66 milhões de anos, causando danos sem precedentes em todo o planeta. Agora, segundo …

Repórter da CNN é preso ao vivo em protesto por morte de homem negro. Trump pede tiros em manifestantes

Minneapolis vive uma escalada de violência provocada por um policial branco que matou, de forma brutal, um homem negro. George Floyd foi asfixiado pelo joelho do oficial enquanto era filmado em plena luz do dia. Nem …

Diário de oficial nazista revela suposta localização de toneladas de ouro em castelo

Pesquisadores que buscam bilhões de dólares em tesouros nazistas roubados da Europa acreditam ter encontrado a localização de toneladas de ouro debaixo de antigo castelo alemão. Os pesquisadores acreditam ter encontrado 28 toneladas de ouro roubadas …

Coreia do Sul registra aumento de casos de coronavírus e teme nova onda da epidemia

A Coreia do Sul anunciou nesta quinta-feira (28) o maior aumento de novas contaminações por coronavírus em quase dois meses, devido a um surto de casos em um armazém de uma empresa de comércio …

Desigualdade eleva letalidade da covid na favela, diz estudo

Quase todos os dias, com ou sem pandemia, a diarista Joceliane Gomes Santos de Freitas, 29 anos, sai de casa às 7h em Barra do Ceará, comunidade de Fortaleza onde mora com o marido e …

Descoberta galáxia raríssima em forma de "anel de fogo" a 10 bilhões de anos-luz

Astrônomos capturaram uma imagem de uma galáxia localizada a cerca de 10,8 bilhões de anos-luz de distância. Mas o que realmente impressionou os pesquisadores é que se trata de um tipo muito raro: uma galáxia …