Líderes europeus enfrentam corrida contra o relógio para fechar acordo pós-Brexit

As negociações sobre um acordo pós-Brexit entram na fase final ainda com divergências substanciais entre a União Europeia e o Reino Unido. Os líderes europeus se reúnem em Bruxelas nestas quinta (15) e sexta-feira (16) para tentar destravar o impasse. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, muda o tom e afirma que vai decidir se continua as negociações somente após o encontro dos dirigentes europeus.

Apesar da corrida contra o tempo e mesmo depois de nove rodadas, as negociações para um acordo sobre a relação pós-Brexit entre a União Europeia e o Reino Unido ainda devem durar semanas, declarou o principal negociador do bloco, Michel Barnier, antes da Cúpula de Bruxelas. Para quem acreditava em um desfecho surpreendente durante esta reunião crucial, a declaração de Barnier se revelou uma grande decepção.

Do outro lado do Canal da Mancha, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que até então insistia em ameaçar uma ruptura total das negociações se não houvesse acordo até esta quinta-feira, parece ter mudado de estratégia e avisou que vai decidir se continua a negociar com os europeus após o resultado da reunião dos líderes do bloco.

Até o momento, há pouco progresso em questões centrais como a gestão do futuro acordo e a igualdade de concorrência e pesca, temas que estão sendo discutidos entre Londres e Bruxelas desde março. A única certeza é que qualquer acordo para definir como será a relação política e comercial entre UE e Reino Unido deve ser concluído ainda este mês para ser ratificado, por ambas as partes, até dezembro.

“No deal”

A falta de um acordo sobre as futuras relações entre Bruxelas e Londres é o pior cenário não apenas para a União Europeia, como também para o Reino Unido. O chefe da diplomacia francesa, Jean-Yves Le Drian, disse que não há mais espaço para as táticas britânicas. “O jogo terminou, estamos nos aproximando do prazo final”, afirmou ao admitir que a hipótese de um “no deal”, a ausência de um acordo, é, infelizmente, bastante plausível no momento.

Às vésperas da reunião em Bruxelas, Boris Johnson conversou por telefone com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

A mensagem de Bruxelas foi clara: a intenção da União Europeia é selar um acordo, mas não a qualquer preço. Caso não seja possível chegar a um entendimento, as relações bilaterais devem passar a ser pautadas pelas regras gerais da Organização Mundial do Comércio, que implicaria em custos e burocracia pesados para ambos os lados.

Com ou sem acordo, a saída definitiva dos britânicos do bloco europeu terá que acontecer no dia 1º de janeiro de 2021. O Reino Unido saiu do bloco europeu no dia 31 de janeiro, mas o período de transição do Brexit vai até o final do ano.

Entraves

O acesso das frotas pesqueiras europeias às águas britânicas é uma das questões bastante polêmicas. Este é um dos poucos segmentos em que o Reino Unido possui vantagem de negociação.

Apesar da pesca representar uma pequena parte do PIB da União Europeia, a atividade é vital para a França, Dinamarca, Bélgica, Holanda, Irlanda e Espanha. Por isso a Europa quer manter o acesso de seus barcos às águas do Reino Unido. O governo de Londres sugere que as quotas de pesca sejam negociadas, anualmente, tal como a União Europeia faz, atualmente, com a Noruega.

Outro ponto difícil é a garantia das regras da concorrência leal diante dos planos dos britânicos em dar mais apoio estatal às empresas menos competitivas. Para Bruxelas, nenhuma das partes deve diminuir os padrões de qualidade de seus produtos ou violar princípios da concorrência, por meio de subsídios públicos às empresas.

Não menos complicada é a questão da fronteira entre a República da Irlanda, país que faz parte do bloco europeu, e a Irlanda do Norte, território britânico que, com a Inglaterra, País de Gales e Escócia, forma o Reino Unido.

No início do mês, a União Europeia anunciou o começo de um processo legal contra o Reino Unido, que aprovou uma lei que muda unilateralmente o pacto assinado com o bloco europeu no que diz respeito à Irlanda do Norte.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …