Mistério da carta de Abraham Lincoln teria sido finalmente resolvido

Alexander Gardner (1821–1882)

Abraham Lincoln, o 16º presidente dos EUA

Linguistas forenses acreditam ter resolvido o mistério da famosa “Carta Bixby”, datada da época da Guerra Civil norte-americana, que historiadores atribuem ao presidente Abraham Lincoln. Mas, afinal, a carta não teria sido escrita por ele.

Conhecida como a “Carta Bixby” e datada de 1864, o texto foi enviado a uma mãe de Boston, Lydia Bixby, a fim de confortá-la pela perda dos seus cinco filhos na guerra civil norte-americana.

Assinada A. Lincoln, a carta sempre foi atribuída ao 16º presidente dos EUA, mas havia também suspeitas de que poderia ter sido escrita pelo seu secretário, John Hay. Uma equipe de linguistas forenses das Universidades de Manchester e de Aston, no Reino Unido, recorreu a tecnologia de ponta para desfazer o mistério, e concluiu com 90% de certeza que a mão que escreveu a carta foi a de Hay.

Os investigadores aproveitaram uma técnica que procura sequências linguísticas e que ajudou a desvendar que o escritor Robert Galbraith, autor do livro The Cuckoo’s Calling (O Chamado do Cuco), é, na verdade, JK Rowling, autora da saga “Harry Potter”.

A partir desta técnica, os investigadores desenvolveram uma série de programas de computador para analisar centenas de textos escritos por Lincoln e Hay. Depois de testar mil textos, 500 de cada um, concluíram que foi o secretário de Lincoln que escreveu a carta, informa a Universidade de Manchester em comunicado.

“Carta Bixby”

“A maior parte do que vemos na carta Bixby encontra-se na escrita de Hay, mas não na de Lincoln”, esclarece Andrea Nini, da Universidade de Manchester envolvido na pesquisa, em declarações à Fox News.

A carta original está desaparecida há mais de 100 anos e a análise teve que ser feita a partir de uma das reproduções existentes, o que foi apenas um dos desafios enfrentados pelos investigadores.

“Muitas vezes, casos históricos de disputa de autoria envolvem textos muito longos e há várias técnicas, muito bem testadas, que podem ser aplicadas para resolver esses problemas”, explica Nini.

“Mas por causa do seu tamanho curto, a “carta Bixby” apresentava muitos desafios e tivemos que inventar um método completamente novo para a analisar”, diz Andrea Nini.

A história dos irmãos Bixby, que deu origem à carta, sofreu uma atualização, em 2008, que aponta para um cenário um pouco diferente da trágica versão original. É que apenas dois dos filhos Bixby teriam morrido na guerra, enquanto um terceiro teria desertado, um quarto teria sido feito prisioneiro e do quinto não se sabe nada.

A “carta Bixby” ficou famosa depois do filme de 1998 “Saving Private Ryan” (O Resgate do Soldado Ryan), de Steven Spielberg, com Tom Hanks no papel principal.

SV, Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Esta dieta está te deixando mais burro

Sabe aquela dieta pouco saudável, recheada de hambúrgueres e doces? Ela pode te deixar literalmente mais burro em apenas uma semana. Pelo menos foi isso que um estudo da Universidade Macquarie em Sydney (Austrália) descobriu. Além …

NASA pousará na Lua “por qualquer meio necessário”, diz Mike Pence

Nesta última quarta-feira (19), o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, fez um discurso no Centro de Pesquisas Langley, da NASA, e reforçou que os astronautas estadunidenses em breve serão lançados ao espaço a partir de …

Justiça eleitoral veta candidatura de Morales ao Senado da Bolívia

Supremo Tribunal Eleitoral boliviano argumenta que ex-presidente não cumpre o requisito de residência permanente no país. Evo Morales deixou a Bolívia após sua renúncia e vive atualmente na Argentina. O Supremo Tribunal Eleitoral da Bolívia vetou …

"Bicho vai pegar", diz Bolsonaro após autorizar uso do Exército e Força Nacional no Ceará

Presidente Jair Bolsonaro assina decreto que viabiliza uso do Exército e da Força Nacional para conter protestos de policiais militares no Ceará. Após diversos dias de protestos serem promovidos por policiais militares do estado do Ceará, …

Disney anuncia início de vendas do boneco do Baby Yoda

Depois de causar verdadeiro furor entre os fãs de ‘Star Wars’ e em gente que nunca ouviu falar da série de filmes, o boneco do Baby Yoda já tem data para chegar às lojas. O …

Arqueólogos encontram o que seria o túmulo de Rômulo, fundador de Roma

A descoberta é considerada "excepcional" pelos arqueólogos. O que poderia ser o túmulo de Rômulo (Romulus), o rei fundador de Roma, foi apresentado ao público pela primeira vez nesta sexta-feira (21), trazendo à tona uma …

Venezuela pede investigação do aeroporto de Lisboa em caso de tráfico de drogas

Polícia prendeu duas pessoas em Caracas, envolvidas em envio quinzenal de drogas para Portugal. Segundo autoridades venezuelanas, o transporte era feito em voos da TAP e o aeroporto de Lisboa foi acusado de cumplicidade. O Ministério …

Alemanha reforça medidas de segurança contra extrema direita após atentado

Após o choque do ataque racista em Hanau e pressionado por todos os lados a reagir, o governo alemão anunciou nesta sexta-feira (21) um fortalecimento da vigilância policial, especialmente em torno das mesquitas, diante de …

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta nos arredores de Berlim

O Tribunal Administrativo Superior de Berlim-Brandemburgo, na Alemanha, autorizou nesta quinta-feira (20/02) a fabricante americana de carros elétricos Tesla a continuar derrubando uma floresta nos arredores de Berlim para a construção de sua primeira fábrica …

McDonald’s lança vela perfumada com ingredientes de hambúrguer

Quando você pensa que o McDonald’s já esgotou a sua cota de criatividade, eis que o marketing da franquia de restaurantes surge com as velas perfumadas com ingredientes de hambúrguer. Criadas para comemorar os 50 anos …