Mistério da carta de Abraham Lincoln teria sido finalmente resolvido

Alexander Gardner (1821–1882)

Abraham Lincoln, o 16º presidente dos EUA

Linguistas forenses acreditam ter resolvido o mistério da famosa “Carta Bixby”, datada da época da Guerra Civil norte-americana, que historiadores atribuem ao presidente Abraham Lincoln. Mas, afinal, a carta não teria sido escrita por ele.

Conhecida como a “Carta Bixby” e datada de 1864, o texto foi enviado a uma mãe de Boston, Lydia Bixby, a fim de confortá-la pela perda dos seus cinco filhos na guerra civil norte-americana.

Assinada A. Lincoln, a carta sempre foi atribuída ao 16º presidente dos EUA, mas havia também suspeitas de que poderia ter sido escrita pelo seu secretário, John Hay. Uma equipe de linguistas forenses das Universidades de Manchester e de Aston, no Reino Unido, recorreu a tecnologia de ponta para desfazer o mistério, e concluiu com 90% de certeza que a mão que escreveu a carta foi a de Hay.

Os investigadores aproveitaram uma técnica que procura sequências linguísticas e que ajudou a desvendar que o escritor Robert Galbraith, autor do livro The Cuckoo’s Calling (O Chamado do Cuco), é, na verdade, JK Rowling, autora da saga “Harry Potter”.

A partir desta técnica, os investigadores desenvolveram uma série de programas de computador para analisar centenas de textos escritos por Lincoln e Hay. Depois de testar mil textos, 500 de cada um, concluíram que foi o secretário de Lincoln que escreveu a carta, informa a Universidade de Manchester em comunicado.

“Carta Bixby”

“A maior parte do que vemos na carta Bixby encontra-se na escrita de Hay, mas não na de Lincoln”, esclarece Andrea Nini, da Universidade de Manchester envolvido na pesquisa, em declarações à Fox News.

A carta original está desaparecida há mais de 100 anos e a análise teve que ser feita a partir de uma das reproduções existentes, o que foi apenas um dos desafios enfrentados pelos investigadores.

“Muitas vezes, casos históricos de disputa de autoria envolvem textos muito longos e há várias técnicas, muito bem testadas, que podem ser aplicadas para resolver esses problemas”, explica Nini.

“Mas por causa do seu tamanho curto, a “carta Bixby” apresentava muitos desafios e tivemos que inventar um método completamente novo para a analisar”, diz Andrea Nini.

A história dos irmãos Bixby, que deu origem à carta, sofreu uma atualização, em 2008, que aponta para um cenário um pouco diferente da trágica versão original. É que apenas dois dos filhos Bixby teriam morrido na guerra, enquanto um terceiro teria desertado, um quarto teria sido feito prisioneiro e do quinto não se sabe nada.

A “carta Bixby” ficou famosa depois do filme de 1998 “Saving Private Ryan” (O Resgate do Soldado Ryan), de Steven Spielberg, com Tom Hanks no papel principal.

SV, Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Um traumatizado veterano SEAL da Marinha dos EUA disse que uma viagem "mágica" de cogumelo pôs fim à sua depressão

Antes de sua primeira viagem guiada de cogumelos “mágicos”, Chad Kuske era prisioneiro de sua própria raiva no trânsito. Se um carro parasse na frente dele, ele ficava consumido pela raiva, ultrapassando todos os veículos em …

Esta espécie rara de uva é maior que um ovo de galinha

Não, as fotos de uvas gigantes (do tamanho de ovos de galinha) não são falsas. Se você passa um tempo considerável na internet, deve ter visto imagens dessas frutas atípicas por aqui. Para a surpresa …

Reino Unido anuncia novas restrições após fim do lockdown para tentar conter segunda onda de covid-19

O Reino Unido sai na próxima semana de um novo lockdown, mas, diante do aumento de casos de covid-19 no país, não entra em um período de flexibilização das medidas de distanciamento social. Nesta quinta-feira (26/11), …

Neandertais podem ter usado as mãos de maneira diferente à dos humanos modernos

Os neandertais podem ter feito um uso diferente das mãos em comparação à forma como os humanos modernos as usam, para eles seria difícil repetir muitos gestos normais para nós hoje em dia. Os dedos do …

Catarro? Som da tosse? Conheça métodos alternativos para detectar a covid-19

Desde o início da pandemia, a realização de testes para detectar a covid-19 fez-se extremamente necessária. No entanto, com o passar dos meses, instituições e empresas privadas ao redor do mundo deram início ao desenvolvimento …

Ativistas preparam protesto global contra a Amazon

Um grupo internacional de ativistas climáticos, aliados a trabalhadores de armazéns da Amazon, lançou uma campanha online global, cujo objetivo é pressionar a gigante do e-commerce a oferecer melhores condições de trabalho para seus funcionários …

Pesquisadores descobrem em cometa elemento essencial para vida na Terra

A descoberta indica que os elementos imprescindíveis para o surgimento da vida podem ter chegado à Terra por meio de cometas. Pesquisadores identificaram fósforo e flúor em partículas de poeira sólida coletadas no interior do cometa …

Consumo de plásticos explode na pandemia e Brasil recicla menos de 2% do material

Com o avanço do delivery de alimentos e do comércio eletrônico, além do maior uso de material hospitalar descartável como máscaras e luvas, o consumo de plásticos explodiu durante a pandemia do coronavírus. O aumento do …

Cientistas explicam por que não se consegue parar a pandemia

Cientistas turcos descobriram que a quantidade de vírus SARS-CoV-2 no organismo de pacientes assintomáticos é mais alta do que nos que apresentam sintomas, o que diferencia radicalmente o novo coronavírus de outros patógenos e explica …

Al-Ahly venceu Liga dos Campeões da CAF

A equipa egípcia do Al-Ahly arrecadou o troféu da Liga dos Campeões da Confederação Africana de futebol pela nona vez ao derrotar o outro clube egípcio, o Zamalek, por 1-2. A final 100% egípcia decorreu no …