Mistério da carta de Abraham Lincoln teria sido finalmente resolvido

Alexander Gardner (1821–1882)

Abraham Lincoln, o 16º presidente dos EUA

Linguistas forenses acreditam ter resolvido o mistério da famosa “Carta Bixby”, datada da época da Guerra Civil norte-americana, que historiadores atribuem ao presidente Abraham Lincoln. Mas, afinal, a carta não teria sido escrita por ele.

Conhecida como a “Carta Bixby” e datada de 1864, o texto foi enviado a uma mãe de Boston, Lydia Bixby, a fim de confortá-la pela perda dos seus cinco filhos na guerra civil norte-americana.

Assinada A. Lincoln, a carta sempre foi atribuída ao 16º presidente dos EUA, mas havia também suspeitas de que poderia ter sido escrita pelo seu secretário, John Hay. Uma equipe de linguistas forenses das Universidades de Manchester e de Aston, no Reino Unido, recorreu a tecnologia de ponta para desfazer o mistério, e concluiu com 90% de certeza que a mão que escreveu a carta foi a de Hay.

Os investigadores aproveitaram uma técnica que procura sequências linguísticas e que ajudou a desvendar que o escritor Robert Galbraith, autor do livro The Cuckoo’s Calling (O Chamado do Cuco), é, na verdade, JK Rowling, autora da saga “Harry Potter”.

A partir desta técnica, os investigadores desenvolveram uma série de programas de computador para analisar centenas de textos escritos por Lincoln e Hay. Depois de testar mil textos, 500 de cada um, concluíram que foi o secretário de Lincoln que escreveu a carta, informa a Universidade de Manchester em comunicado.

“Carta Bixby”

“A maior parte do que vemos na carta Bixby encontra-se na escrita de Hay, mas não na de Lincoln”, esclarece Andrea Nini, da Universidade de Manchester envolvido na pesquisa, em declarações à Fox News.

A carta original está desaparecida há mais de 100 anos e a análise teve que ser feita a partir de uma das reproduções existentes, o que foi apenas um dos desafios enfrentados pelos investigadores.

“Muitas vezes, casos históricos de disputa de autoria envolvem textos muito longos e há várias técnicas, muito bem testadas, que podem ser aplicadas para resolver esses problemas”, explica Nini.

“Mas por causa do seu tamanho curto, a “carta Bixby” apresentava muitos desafios e tivemos que inventar um método completamente novo para a analisar”, diz Andrea Nini.

A história dos irmãos Bixby, que deu origem à carta, sofreu uma atualização, em 2008, que aponta para um cenário um pouco diferente da trágica versão original. É que apenas dois dos filhos Bixby teriam morrido na guerra, enquanto um terceiro teria desertado, um quarto teria sido feito prisioneiro e do quinto não se sabe nada.

A “carta Bixby” ficou famosa depois do filme de 1998 “Saving Private Ryan” (O Resgate do Soldado Ryan), de Steven Spielberg, com Tom Hanks no papel principal.

SV, Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estão são as atividades mais e menos arriscadas para espalhar Covid-19

Quando falamos em pegar Covid-19 cada atividade traz um risco diferente. É o que nos mostra esse admirável infográfico (que traduzimos a seguir) recentemente compartilhando pelo Twitter do Information is Beautiful (Informação é linda, em …

Android gerou receitas equivalentes a 2% do PIB brasileiro em 2019, diz estudo

Um levantamento feito pela consultoria Bain & Company apontou que o Android gerou receitas estimadas em R$ 136 bilhões ao mercado brasileiro. Isso aconteceu a partir de empresas diretamente envolvidas no ecossistema do sistema operacional móvel …

Eleições regionais na Itália são um teste para governo diante de avanço da Liga de Salvini

Apesar do novo avanço de contaminações de Covid-19, a Itália organiza neste domingo e segunda-feira eleições municipais e regionais. Os eleitores também são convocados para se pronunciar em um referendo nacional sobre a redução …

Documentos secretos dos EUA expõem grandes bancos

Arquivos do Departamento do Tesouro americano revelam que algumas das maiores instituições financeiras do mundo facilitaram por anos lavagem de dinheiro. Valor suspeito movimentado chega a 2 trilhões de dólares. Milhares de documentos secretos do governo …

Estudo confirma que animais e humanos podem transmitir SARS-CoV-2 entre si

Cientistas neerlandeses examinaram grupos de animais e humanos de 16 fazendas de martas nos Países Baixos, descobrindo que houve infeção entre eles. Um estudo realizado em 16 fazendas de martas nos Países Baixos confirma que o …

Uma imensidão de novos mundos podem conter vida após essa nova descoberta

Pesquisadores observaram um planeta gigante orbitando sua estrela, uma anã branca, pela primeira vez. É a mais forte evidência até o momento de que planetas conseguem sim sobreviver a morte violenta de suas estrelas-mãe. A estrela …

Covid-19 vira “oportunidade" para golpistas na internet

Incertezas sobre os sintomas, alta contagiosidade, milhares de mortes no mundo. Ao atingir em cheio o medo das pessoas, o coronavírus se tornou uma “oportunidade" para golpistas na internet, que se aproveitam da ansiedade …

Trump ofereceu perdão a Assange em troca de fonte de e-mails vazados, diz advogada

Advogada de Assange afirmou que administração Trump ofereceu liberdade para o fundador do WikiLeaks caso ele revelasse a fonte por trás dos vazamentos de e-mails do Partido Democrata dos EUA. A oferta teria sido feita através …

Estudo mostra material especial que pode ser usado em construções em Marte

A NASA planeja levar humanos novamente à Lua com o programa Artemis a partir de 2024, que irá contribuir para a realização de futuras visitas a Marte. E Elon Musk é um entusiasta da ideia …

YouTube, Facebook: redes sociais bloqueiam contas de pesquisadores de maconha medicinal

No final do ano passado o uso medicinal da maconha foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e legalizado no Brasil. A lei, que beneficia a saúde de milhares de pessoas que sofrem com …