Cientistas resolvem o mistério de como e quando o DNA se replica

Uma equipe de cientistas demonstrou que existem pontos específicos ao longo da molécula de DNA que controlam a replicação.

Nas células, o DNA e o material associado se reproduzem em intervalos regulares, um processo essencial para todos os organismos vivos. Esse processo é fundamental na forma como o corpo responde às doenças, por exemplo.

A replicação do DNA foi identificada na década de 1950. Desde então, os cientistas nunca foram capazes de entender o processo.

Tem sido um grande mistério. A replicação parecia resistente a tudo o que tentamos fazer para perturbá-la”, disse o autor do estudo David Gilbert, pesquisador da Universidade Estadual da Flórida. O artigo científico foi recentemente publicado na Cell.

“Descrevemos tudo detalhadamente, mostramos que o DNA muda em diferentes tipos de células e é afetado pelas doenças. Mas, até agora, não conseguimos encontrar a peça-chave, os elementos de controle ou as sequências de DNA que o controlam”, explicou.

A equipe de Gilbert examinou um único segmento de DNA na mais alta resolução 3D possível e observaram três sequências ao longo da molécula de DNA que se tocavam com frequência.

(dr) Sima et al

Foi então que decidiram usar a tecnologia de edição genética CRISPR para remover essas três áreas simultaneamente. Com essa experiência, os cientistas descobriram que esses três elementos juntos eram a chave para a replicação do DNA.

“A remoção desses três elementos mudou o tempo de replicação do segmento desde o início até o fim do processo”, afirmou Gilbert.

Segundo o Sci-News, além do efeito no tempo de replicação, a remoção dos tais três elementos fez com que a estrutura 3D da molécula de DNA mudasse drasticamente.

“Identificamos, pela primeira vez, sequências específicas de DNA no genoma que regulam a estrutura da comatina e o tempo de replicação“, explicou o principal autor do estudo, Jiao Sima, também da Universidade Estadual da Flórida.

“Esses resultados refletem um possível modelo de como o DNA se dobra dentro das células e como esses padrões podem afetar a função dos materiais hereditários“, concluiu.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Até os antigos egípcios faziam tarefa de casa

Uma tarefa de casa, escrita por uma criança do Antigo Egito, ficou preservada desde o segundo século a.C. – e as palavras podem parecer familiares até nos dias de hoje. Uma lição antiga preservada em uma …

Dinamarca avança com plano ambicioso de criar 9 ilhas na costa de Copenhague

O governo dinamarquês e a prefeitura de Copenhague, em conjunto com um gabinete de arquitectura e planejamento urbano, vão avançar com um ambicioso plano de criar nove ilhas na costa da capital do país. Um grandioso …

(cv) Euronews

Submarino alemão da Primeira Guerra Mundial aparece na costa da França

Os destroços de um submarino alemão da Primeira Guerra Mundial emergiram em uma praia de Wissant, no norte da França. Há décadas enterrada na areia, a carcaça enferrujada da embarcação naufragada em 1917 agora pode …

Não somos só o que comemos, “somos o que vemos” no dia a dia

No que diz respeito à saúde física, somos o que comemos. Mas e quanto à saúde mental? Segundo o médico David Fryburg, endocrinologista, somos o que vemos. Conforme aponta Fryburg, a comida é uma mistura complicada de fontes …

Detectados misteriosos sinais de rádio de galáxia a 1,5 bilhão de anos-luz

Uma equipe de cientistas do Canadá detectou sinais de rádio provenientes de uma galáxia a 1,5 bilhões de anos-luz de distância da Terra. As rajadas rápidas de rádio, impulsos de energia com duração de apenas alguns …

Companhia aérea portuguesa é a primeira a voar sem qualquer plástico a bordo

A companhia aérea portuguesa Hi Fly tornou-se a primeira do mundo a voar sem qualquer plástico a bordo. A viagem aconteceu no dia 26 de dezembro. De acordo com o comunicado da companhia, o voo teve origem em …

Overstock é a primeira empresa norte-americana a pagar impostos com bitcoins

A Overstock é a primeira empresa norte-americana com presença nacional a anunciar que pagará os impostos no estado do Ohio com bitcoins, opção disponível desde novembro do ano passado. A Fortune informou, na semana passada, que a decisão da …

Jovem que criou plástico de maracujá será a primeira brasileira a assistir ao Nobel

Juliana Davoglio se tornou a primeira jovem brasileira da história a ser selecionada para acompanhar uma cerimônia do Prêmio Nobel. Ela foi a aluna que criou o plástico feito a partir da sobra de Maracujá. A …

Afinal, a mordida do T-rex não era assim tão impressionante

O Tyrannosaurus rex, conhecido por ser uma das criaturas mais terríveis que já existiu, não tinha uma mordida assim tão impressionante, tendo em conta o tamanho do seu corpo. Novas análises feitas por cientistas da Universidade de …

Superterra potencialmente habitável é descoberta a 224 anos-luz

Pesquisadores da Universidade de Oviedo descobriram e caracterizaram um planeta na zona habitável de uma estrela anã vermelha. Uma equipe de cientistas da Universidade de Oviedo e do Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC) descobriram e …