Cientistas resolvem o mistério de como e quando o DNA se replica

Uma equipe de cientistas demonstrou que existem pontos específicos ao longo da molécula de DNA que controlam a replicação.

Nas células, o DNA e o material associado se reproduzem em intervalos regulares, um processo essencial para todos os organismos vivos. Esse processo é fundamental na forma como o corpo responde às doenças, por exemplo.

A replicação do DNA foi identificada na década de 1950. Desde então, os cientistas nunca foram capazes de entender o processo.

Tem sido um grande mistério. A replicação parecia resistente a tudo o que tentamos fazer para perturbá-la”, disse o autor do estudo David Gilbert, pesquisador da Universidade Estadual da Flórida. O artigo científico foi recentemente publicado na Cell.

“Descrevemos tudo detalhadamente, mostramos que o DNA muda em diferentes tipos de células e é afetado pelas doenças. Mas, até agora, não conseguimos encontrar a peça-chave, os elementos de controle ou as sequências de DNA que o controlam”, explicou.

A equipe de Gilbert examinou um único segmento de DNA na mais alta resolução 3D possível e observaram três sequências ao longo da molécula de DNA que se tocavam com frequência.

(dr) Sima et al

Foi então que decidiram usar a tecnologia de edição genética CRISPR para remover essas três áreas simultaneamente. Com essa experiência, os cientistas descobriram que esses três elementos juntos eram a chave para a replicação do DNA.

“A remoção desses três elementos mudou o tempo de replicação do segmento desde o início até o fim do processo”, afirmou Gilbert.

Segundo o Sci-News, além do efeito no tempo de replicação, a remoção dos tais três elementos fez com que a estrutura 3D da molécula de DNA mudasse drasticamente.

“Identificamos, pela primeira vez, sequências específicas de DNA no genoma que regulam a estrutura da comatina e o tempo de replicação“, explicou o principal autor do estudo, Jiao Sima, também da Universidade Estadual da Flórida.

“Esses resultados refletem um possível modelo de como o DNA se dobra dentro das células e como esses padrões podem afetar a função dos materiais hereditários“, concluiu.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas alertam OMS para transmissão aérea do coronavírus além de dois metros

A transmissão aérea do novo coronavírus interpela os especialistas desde o início da pandemia. Nessa segunda-feira, um grupo de 239 cientistas alertou as autoridades de saúde do mundo inteiro, e em particular a OMS, …

Governo tem que tirar garimpeiros de terras yanomami em 15 dias para começar a enfrentar covid-19 em áreas indígenas

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou que o Governo Federal deveria retirar os garimpeiros das terras yanomami de Roraima como medida para conter o avanço do novo coronavírus nos territórios indígenas. A decisão liminar …

Encontrada a origem da vida no universo

Uma estrela morre por segundo no universo. Mas esses objetos estelares não somem totalmente, algo sempre fica para trás. Certas estrelas entram em supernova, que geram um buraco negro ou uma estrela de nêutrons, enquanto a …

Bolsonaro afirma que está com covid-19

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (07/07) que seu exame para detectar a covid-19 teve resultado positivo. Bolsonaro, de 65 anos, se submeteu ao exame na segunda-feira, após dizer que estava sentindo sintomas leves da …

Caso de peste bubônica é confirmado na China

Enquanto o mundo vem buscando tratamentos para a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), antigas doenças e ameças podem ressurgir, como um sinal de alerta para a sociedade. É esse o caso relatado pelas autoridades da saúde …

Petição que substituir estátua de Cristóvão Colombo por uma do músico Prince

O histórico processo de revisão das estátuas, nomes de rua e outras homenagens a personagens ligados ao racismo ou outros massacres étnicos prevê a retirada de tais homenagens, mas não somente: figuras efetivamente merecedoras dos …

EUA podem proibir aplicativos chineses, incluindo TikTok, diz secretário de Estado

Mike Pompeo já acolheu uma medida semelhante da Índia, que emitiu uma ordem provisória bloqueando o TikTok e outros 58 aplicativos ligados à China em meio ao primeiro choque fronteiriço mortal em décadas. O secretário de …

Brasil tem mais de 65 mil mortes por covid-19

O Brasil superou a marca de 65 mil mortos por covid-19 nesta segunda-feira (06/07), segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde. Foram 620 óbitos registrados nas últimas …

Homem cria uma "cadeira de rodas" off-road para que sua esposa possa ir a lugares que ela nunca imaginou

Quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover sabe que não é nada fácil percorrer certos terrenos. Viagens a lugares nevados, trilhas tropicais, montanhas… Tudo isso parece impossível. Mas não deveria ser. Aliás, …

Samsung pode ser beneficiada por tensão entre China e Índia

Enquanto os exércitos da China e da Índia se estranham na fronteira entre os dois países, quem pode sair ganhando com a rivalidade é uma empresa sul-coreana. A Samsung deve ser a principal beneficiada com o …