Brexit: governo britânico publica novas notas técnicas para o caso de acordo fracassar

Stefan Wermuth / Reuters

A primeira-ministra britânica Theresa May

O governo britânico publica nesta quinta-feira (13) mais um lote de notas técnicas destinadas a informar as empresas e os cidadãos sobre os passos que deverão tomar no caso de o Reino Unido deixar a União Europeia sem acordo.

Os documentos serão divulgados após um conselho de ministros analisar os preparativos do governo para a eventualidade de as negociações com os 27 restantes países da UE não chegarem a um consenso.

“Como faltam seis meses para o Reino Unido deixar a União Europeia, estamos intensificando nossos preparativos para um “não acordo“, para que o Reino Unido possa continuar a prosperar, independentemente do resultado das negociações”, justificou o ministro do Brexit, Dominic Raab, em comunicado.

As notas técnicas dão conselhos e orientações sobre questões como tarifas de roaming de celulares, normas ambientais e normas relativas a automóveis. Dominic Raab considera que esta é uma “abordagem sensata e pragmática” para o país se preparar para todo tipo de cenário.

Na altura da publicação das primeiras 25 notas técnicas, em agosto, o governo manifestou-se disposto a “tomar medidas unilaterais para manter a maior continuidade possível a curto prazo em caso de ausência de acordo e mesmo que a União Europeia não o firme do seu lado”.

Raab reiterou o empenho de Londres para um acordo a tempo da saída da União Europeia, no dia 29 de março, que considera “o resultado mais provável”.

Porém, o governo de Theresa May tem enfrentado a oposição de Bruxelas às suas propostas e também de vários deputados do próprio Partido Conservador, incluindo de ex-ministros como Boris Johnson, David Davis e Ian Duncan Smith.

O antigo chefe da diplomacia britânica Boris Johnson criticou a política da primeira-ministra sobre o Brexit, considerando que a Grã-Bretanha vai ficar em uma posição enfraquecida. “Vamos para a batalha acenando a bandeira branca“, referiu Johnson, acrescentando que a vitória da União Europeia é “inevitável”.

A oposição se dá às propostas de May para a criação de uma área de comércio livre de bens, entre o Reino Unido e UE, que facilite trocas comerciais sem atrito entre as fronteiras britânicas e do resto da Europa, entre a República da Irlanda e Irlanda do Norte, por entenderem que limitará as negociações de acordos com outros países.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Eleição na Bolívia: Resultados parciais indicam 2º turno inédito entre Evo Morales e Carlos Mesa

Com quase 90% dos votos contabilizados, resultados parciais da eleição realizada neste domingo na Bolívia indicam que o atual presidente Evo Morales não teve votos suficientes para garantir já sua vitória, caminhando para disputar com …

Voo mais longo e sem escalas da história pousou em Sydney

O voo mais longo e sem escalas da história pousou nesse domingo (20) em Sydney, 19 horas e 16 minutos após a decolagem, em Nova York. Foi um teste da companhia australiana Qantas, que pretende …

Governo brasileiro publica lei que agiliza venda de bens do tráfico de drogas

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 13886/19, que pretende acelerar a destinação de bens apreendidos ou sequestrados que tenham vinculação com o tráfico ilícito de drogas. Essa lei, que converte a Medida Provisória nº 885, …

Criaram uma bebida com probióticos geneticamente modificados para prevenir ressacas

Beber moderadamente pode ser garantia de uma noite especialmente divertida, mas quem se aventura pelos bares da vida sabe que basta um pequeno erro de cálculo ou deslize nos preparativos – como, por exemplo, esquecer …

Manifestantes desafiam proibição em Hong Kong

Milhares voltam às ruas, apesar de governo ter proibido protestos na região semiautônoma, e são recebidos com jatos d'água e gás lacrimogêneo. Há quatro meses, colônia britânica atravessa a sua maior crise política. Milhares de manifestantes …

Brexit pode causar ao Brasil perdas anuais de exportações de mais de US$ 700 milhões

Nas próximas semanas, empresários e exportadores brasileiros deverão acompanhar com grande atenção os capítulos finais da novela do Brexit, como é chamada a saída do Reino Unido da União Europeia. Isso por que, a depender de …

Motivos de artrópodes se moverem em fila indiana há 480 anos são revelados

Um novo estudo revela que os fósseis de artrópodes descobertos em fila podem indicar um comportamento coletivo devido a fatores ambientais. O estudo publicado pela revista Scientific Reports sugere que o comportamento em grupo de trilobitas …

Arqueólogos encontram 20 sarcófagos de madeira perto de Luxor

Arqueólogos encontraram mais de 20 caixões antigos de madeira, ainda coloridos, na necrópole de Asasif, em Tebas, na margem oeste do rio Nilo, próximos à cidade de Luxor, no Egito. Os caixões estavam posicionados em duas …

Mão robótica aprendeu sozinha como solucionar o cubo de Rubik

Provavelmente você já deve ter passado pelo desafio de deixar o cubo de Rubik, mais conhecido como cubo magico, com as cores das faces iguais. Saiba que uma mão robótica conseguiu resolver teste desafio sozinha. Provavelmente …

Planalto suspende indicação de Eduardo Bolsonaro para embaixada nos EUA

O Palácio do Planalto decidiu deixar em suspenso a indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, para assumir a embaixada brasileira nos Estados Unidos, em meio a uma crise política …