Oferta de perfuração do Ártico tem fracasso histórico por falta de interessados

ESA

Imagem mostra região do Ártico. Segundo a Agência Espacial Europeia, camada de gelo marinho no outono deste ano aumentou 50% em relação a 2012

O recente leilão que oferecia arrendamentos de perfuração de petróleo no Ártico foi um fracasso. Esperava-se que a chamada atraísse muitos interessados em explorar a área no Alasca, mas a realidade foi outra.

A notícia é uma derrota para o governo Trump, que esperava lucrar com a exploração do Ártico, mas uma vitória parcial para aqueles que se preocupam com o meio-ambiente.

Das 22 partes em que o terreno de exploração foi dividido, o governo estadual do Alasca foi o único interessado e acabou levando nove das 12 que foram abertas para licitação. Outras duas partes foram compradas por empresas privadas e as outras foram retiradas da rodada de aquisições.

O terreno em questão tem cerca de 445 mil hectares, o equivalente a mais de 412 mil campos de futebol. Segundo o governo dos Estados Unidos, há nos subterrâneos da área o equivalente a 11,8 barris de petróleo.

A falta de interesse por parte das possíveis empresas compradoras fez a Autoridade de Desenvolvimento Industrial e Exportação do Alasca (AIDEA) a investir US$ 20 milhões em gastos de emergência para fazer parte das aquisições. As partes do terreno que não foram vendidas serão oferecidas novamente mais à frente.

A situação é considerada como um fracasso histórico. Especialistas não sabem dizer se a falta de interesse foi provocada pela falta de infraestrutura na região, pela falta de investimento durante 2020, em decorrência da pandemia, ou por algum outro motivo.

“[O fracasso de vendas] reflete as realidades econômicas brutais que a indústria de petróleo e gás continua a enfrentar após os eventos sem precedentes de 2020, juntamente com a incerteza regulatória contínua”, analisou Kara Moriarty, CEO da Alaska Oil and Gas Association, em uma nota oficial.

Apesar de ter sido claramente um fracasso, alguns políticos do Alasca celebraram a notícia como algo positivamente histórico. Como se, em breve, o estado fosse capaz de capitalizar em cima do terreno. Porém, a administração do presidente eleito Joe Biden já deixou claro que não tem a intenção de explorar a região. O democrata é contra as perfurações no Ártico.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …