O Ártico está sendo “devorado” pelo oceano Atlântico

Uma pesquisa sobre uma das partes oceânicas com o maior aumento de temperatura registrado permitiu verificar a redução da superfície das águas árticas, que podem se converter em parte do oceano Atlântico.

Sigrid Lind, cientista do Instituto de Pesquisa Marinha de Tromso, na Noruega, afirmou que no norte do Mar de Barents, “o foco do aquecimento do Ártico” – ao norte da Escandinávia e a leste do arquipélago Svalbard –, foi registrado um rápido aumento da temperatura desde 2000.

Esse problema se agravou devido ao fato de o oceano Atlântico começar a ganhar terreno, transformando as características da água. Antes, no norte do Mar de Barents, havia gelo marinho flutuante que, quando derretia, mantinha a água fria à superfície e contribuída para que a mais quente, originária do Atlântico, permanecesse por baixo.

Quando a quantidade de massa gelada diminuiu, a água atlântica ganhou terreno, aqueceu o mar e o deixou ainda mais salgado. Isso resultou em uma drástica alteração da estrutura oceânica e fez com que o gelo na superfície desaparecesse “quase completamente”.

Lind concluiu que “a região tem mudado rapidamente para um clima atlântico“. A menos que a entrada de água doce seja recuperada, essa mudança pode acabar com a estrutura de água quente, tornando-a “parte do domínio do Atlântico”, fazendo com que os habitantes do Ártico sejam forçados a migrar para o norte.

Além disso, a mudança também pode ter grandes consequências climáticas que já devem estar em andamento, alertam os cientistas. Jennifer Francis, perita do Ártico da Universidade Rutgers, disse que a perda de gelo no Mar de Barents pode atrapalhar a corrente atmosférica, levando a um clima extremo na Eurásia, especialmente no inverno.

Os resultados da pesquisa de Lind e equipe foram publicados recentemente na Nature Climate Change e ressaltam que a divisão entre o Atlântico e o Ártico não é apenas geográfica: é também de natureza física. “Queremos mostrar: o gelo que irá desaparecer do Mar de Barents não voltará“, diz Lind.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Variante indiana da Covid-19 se propaga mais rápido e é menos detectada por testes PCR

A Índia enfrenta a pior onda de contaminações da Covid-19 desde o início da pandemia, com mais de 165 mil casos registrados nas últimas 24 horas: duas vezes mais do que no último pico, em …

Tipo sanguíneo não afeta risco de contrair COVID-19, diz novo estudo

Um estudo buscou entender se determinados tipos sanguíneos trazem mais riscos de contrair a COVID-19, e concluiu que não é o caso. Com a pandemia, muito se questiona em relação ao comportamento da COVID-19 em nosso …

Buracos negros são famintos, mas possuem boas maneiras à 'mesa', aponta estudo

Todos os buracos negros supermassivos nos centros das galáxias possuem períodos nos quais devoram a matéria situada de seus arredores. De acordo com um estudo publicado na revista científica Astronomy & Astrophysics, as galáxias ativas têm …

Pnad e Caged: No auge do desemprego, Brasil enfrenta falhas nas estatísticas do mercado de trabalho que confundem e desorientam

Num momento em que o país tem registrado números diários de mortes por covid-19 que ultrapassam 4 mil e diversos Estados e municípios reforçam medidas de distanciamento social, na tentativa de conter a propagação do …

Jovem negro de Minnesota morreu por “disparo acidental”, afirma polícia

Policial teria confundido arma de descarga elétrica com arma de fogo. Incidente em meio a julgamento da morte de George Floyd acirra tensões e agrava protestos. Mineápolis e outras cidades ampliam toque de recolher. A policial …

Bia, assistente de voz do Bradesco, vai responder mensagens de assédio

O Bradesco precisou tomar providências para proteger uma mulher de assédio. No caso, uma mulher que nem existe fisicamente. A mulher que dá voz ao sistema de inteligência artificial do aplicativo, a Bia (sigla para Bradesco …

Covid-19: Médicos pressionam governo francês para aumentar controles de pessoas vindas do Brasil

Especialistas acreditam que medidas do governo francês para frear entrada de variante P1 no país são insuficientes e pressionam para aumento de controles de passageiros provenientes do Brasil nos aeroportos ou pela suspensão dos …

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e aposentar as baterias no futuro

O mundo já conhece os benefícios da tecnologia 5G como a alta velocidade na transmissão de dados e baixa latência. Agora, os cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, descobriram que essas redes …

Covid: como evitar a trágica marca de 5 mil mortes por dia no Brasil?

No dia 19 de maio de 2020, o Brasil atingiu pela primeira vez a marca das mil mortes diárias por covid-19. Esse número permaneceu relativamente estável, em um patamar considerado alto, durante todo o segundo semestre …

Físicos afirmam que o universo é um computador de aprendizado de máquina

Físicos teóricos que trabalham com a Microsoft lançaram um artigo na sexta-feira afirmando que o universo é essencialmente um computador de aprendizagem de máquina (machine learning, em inglês). Os pesquisadores, vários afiliados à Microsoft, pré-publicaram um …