A Nvidia Enterprise e a Woopi, empresa do Grupo Stefanini focada em Inteligência Artificial (IA) anunciaram nesta quarta-feira (24) uma parceria para desenvolver soluções de IA e processamento de linguagem natural. E o primeiro projeto em conjunto é a criação de uma interface de conversação em português brasileiro.
Segundo as companhias, essa nova IA reduzirá dramaticamente a latência no processamento de ligações telefônicas, além de proporcionar uma redução no custo de processamento da ordem de 60%.
Para criar essa solução, as empresas integrarão a assistente virtual inteligente Sophie – capaz de interagir com usuários humanos e sistemas através de interfaces de texto e voz em mais de 40 idiomas – com a plataforma NVIDIA Jarvis. Essa última é uma estrutura de aplicações acelerada por GPU, que permite às empresas usar dados de vídeo e voz para construir serviços de Inteligência Artificial de conversação personalizados para cada cliente, incluindo ontologias específicas e vocabulários especializados.
“A Sophie gerencia 40 milhões de minutos de interações de voz por mês. Nosso objetivo é transformar essas interações em conversas mais inteligentes e naturais”, afirma Fabio Caversan, vice-presidente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Stefanini North America. “O pipeline do Jarvis Speech Recognition integrado à nossa plataforma de IA atua com centenas de interações simultâneas por GPU em menos de 100 milissegundos, permitindo que os clientes tenham experiências mais intuitivas e envolventes”.
Compreensão mais assertiva
A Sophie usará IA para entender a intenção da conversa e oferecer parâmetros adequados de resposta, com base em uma estrutura de algoritmos semânticos reconhecida globalmente. Com o uso da tecnologia NVIDIA Enterprise, é possível identificar automaticamente diferentes tons e pistas vocais que, processadas em paralelo nas GPUs da empresa, permitem discernir o que uma pessoa quer dizer de forma muito mais rápida que nos modelos acústicos atualmente no mercado.
“A IA de conversação já é uma das principais tendências empresariais e se mostrará fundamental para o futuro de muitos mercados”, comenta Marcio Aguiar, diretor da NVIDIA Enterprise para América Latina. “Embora já exista projetos de NLP em português, ainda é uma ferramenta que precisa de aprimoramento. A parceria com a Woopi e a Stefanini é mais uma forma de auxiliar diversos setores a automatizar o suporte ao cliente com mais velocidade e precisão, além de incentivar os avanços da Inteligência Artificial no País.”
O chatbot Sophie já está presente em vários clientes da Stefanini no Brasil e no exterior. A plataforma foi projetada com um conjunto original de algoritmos de inteligência artificial, que substitui o atendimento humano baseado em scripts por automação. E, a partir do Machine Learning, a ferramenta vem aperfeiçoando esses atendimentos, a partir de investimentos em processamento de voz, texto e autoaprendizado. Um dos principais diferenciais da solução é o uso de tecnologia própria, que torna a ferramenta mais rápida de implementar e treinar.
“A colaboração com a NVIDIA Enterprise é uma confirmação da qualidade da plataforma de inteligência cognitiva que oferecemos”, destaca Alex Winetzki, CEO da Woopi e diretor de P&D da Stefanini. “Temos certeza de que a união entre Sophie e Jarvis poderá agregar ainda mais valor aos bots de voz que criamos, especialmente para corporações líderes em seus mercados e que demandam serviço e qualidade excepcionais. Sophie e NVIDIA Jarvis se complementam”.
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