Humanos para quê? Inteligência Artificial recria a tabela periódica

Os humanos demoraram quase um século para organizar a tabela periódica, mas um novo programa de Inteligência Artificial realizou a mesma tarefa em apenas algumas horas.

A tabela periódica é indiscutivelmente uma das maiores realizações científicas em química, mas demorou quase um século para estar completamente concluída. Agora, um novo programa de Inteligência Artificial, desenvolvido por físicos da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, conseguiu o mesmo feito em apenas algumas horas.

O Atom2Vec, programa que conseguiu igualar o feito humano em um período de tempo menor, aprendeu a distinguir diferentes átomos depois de analisar uma lista de nomes de compostos químicos a partir de um banco de dados online.

A Inteligência Artificial usou conceitos emprestados do campo do processamento de linguagem natural para agrupar esses elementos de acordo com suas propriedades químicas, sem qualquer ajuda humana.

“Queríamos saber se uma IA podia ser inteligente o suficiente para descobrir a tabela periódica por conta própria”, disse o principal autor do estudo, Shou-Cheng Zhang.

E pode mesmo!

Esse é um importante passo – e o primeiro – em direção a uma meta muito mais ambiciosa: projetar um substituto para o Teste de Turing, um dos mais importantes para definir a inteligência de uma máquina.

Para passar no Teste de Turing, a IA deve ser capaz de responder a perguntas de maneira indistinguível à de um ser humano.

“Os seres humanos são produto da evolução e nossas mentes estão cheias de qualquer tipo de irracionalidade. Para uma IA passar no Teste de Turing, seria necessário reproduzir todas essas irracionalidades humanas. Isso é muito difícil de se fazer”, diz Zhang.

Em vez disso, Zhang propõe um novo marco para a inteligência das máquinas.

“Queremos tentar projetar uma Inteligência Artificial capaz de derrotar humanos ao descobrir uma nova lei da natureza. Para fazer isso, temos de testar, em primeiro lugar, se nossa IA consegue fazer algumas das maiores descobertas já feitas por humanos”, como a tabela periódica.

Zhang e equipe desenvolveram o Atom2Vec a partir de um programa de Inteligência Artificial que engenheiros do Google criaram para analisar a linguagem natural, o Word2Vec.

A IA do Google converte palavras em códigos numéricos ou vetores. Ao analisar os vetores, o programa consegue estimar a probabilidade de uma palavra aparecer em um determinado texto. “Podemos aplicar a mesma ideia aos átomos”, explicou Zhang.

“Em vez de alimentar todas as palavras e frases de uma coleção de textos, fornecemos ao Atom2Vec todos os compostos químicos conhecidos“, explica a pesquisadora. O estudo foi publicado recentemente na Phys Org.

A partir desses dados, o Atom2Vec descobriu, por exemplo, que o potássio (K) e o sódio (Na) devem ter propriedades semelhantes, porque ambos os elementos podem se ligar ao cloro (Cl).

Aplicações práticas

Os cientistas esperam que, no futuro, o conhecimento do Atom2Vec seja aproveitado para descobrir e projetar novos materiais, como “um material altamente eficiente na conversão de luz solar em energia”, sugeriu Zhang.

Agora, a equipe de Zhang está concentrada em desenvolver a versão 2.0 do programa, que irá se preocupar com a resolução de um problema intratável na pesquisa médica: desenvolver o anticorpo certo para atacar antígenos específicos de células cancerígenas.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Só tem um detalhe, para que a IA possa realizar qualquer feito é necessário que as pessoas entendam que por trás dela há homens desenvolvendo. Mais importante ainda é a compreensão da essência daquilo que chamamos de Inteligência. Processar dados não é ser inteligente, é apenas um modelo de operação mais veloz. Acontece o mesmo com uma simples calculadora, a diferença esta na informação que desejamos que a “máquina” processe. Ou seja, a essência da inteligência pertence única e exclusivamente ao ser humano. Da maneira que colocam as coisas nesses textos ingênuos, dão a entender que a IA aprendeu tudo e se auto-construiu, sem qualquer interferência do homem, o que é um grande erro dialético.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …