Tecnologia que usa inteligência artificial acerta 91% de diagnósticos médicos em testes

A primeira tecnologia de diagnóstico médico através de inteligência artificial, testada com 1.500 pacientes do Clínic de Barcelona e do Hospital Clínico de San Carlos de Madrid, acertou em 91% dos casos, segundo os resultados da pesquisa apresentada nesta quinta-feira (4) no Congresso Health 2.0.

O sistema, batizado como Mediktor, combina tecnologias de inteligência artificial, de reconhecimento de linguagem natural e dados do paciente para detectar sintomas e oferecer uma lista de possíveis doenças, recomendações. Além disso, é possível entrar em contato com médicos de verdade para receber orientações adicionais.

A plataforma aprende com cada nova interação e desenvolveu uma intuição avançada após 1,3 milhão de avaliações de sintomas em 195 países, similar à de um médico com 40 anos de experiência. Segundo os criadores do sistema, essa é a primeira ferramenta de diagnóstico baseada em inteligência artificial avalizada cientificamente.

Como um médico real, o Mediktor faz uma série de perguntas simples ao paciente até chegar a uma lista de possíveis diagnósticos. Graças aos seus potentes motores semânticos, a ferramenta é capaz de interpretar os sintomas explicados pelo usuário utilizando linguagem natural e faz um completo questionário médico digital.

“As novas ferramentas de pré-diagnóstico estão transformando a maneira pela qual as pessoas acessam o sistema de saúde, contribuindo com enormes benefícios para as equipes médicas profissionais, pacientes e seguradoras”, indicou o cofundador do Mediktor, Cristian Pascual.

“No entanto, para desfrutar destes benefícios, temos que garantir antes a precisão e o aval científico destas tecnologias. Por isso, estamos orgulhosos de oferecer ao mercado a primeira plataforma de avaliação de sintomas baseados em inteligência artificial avalizada pela comunidade científica”, completou Pascual.

O médico Joan Cháfer Vilaplana, da Unidade de Inovação do Hospital Clínico San Carlos de Madrid, destacou a importância de prever a necessidade de investimento hospitalar dos pacientes.

“Nosso objetivo com o Mediktor é prever a necessidade de investimento ou cirurgia durante a primeira triagem de acesso ao setor de urgências. Desta maneira, seremos capazes de reduzir drasticamente as filas de espera“, avaliou Cháfer.

// EFE

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Olá. Sou médico e desejo contestar a reinvidicação que a instituição europeia de ser pioneira. Há cerca de 25 anos atrás eu criei e patenteei no INPI O PRIMEIRO SOFTWARE DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM REPRODUÇÃO HUMANA QUE EMITIA DIAGNÓSTICOS IGUAL A UM SUPER ESPECIALISTA. Foi referendado por um estudo multicentrico é apresentado no maior congresso brasileiro de reprodução humana. Por que isso envio o link http://fertilitycheckonline.com/o-comeco

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Coroas de buracos negros supermassivos podem ser fonte de "partículas fantasmas"

Nas profundezas do gelo antártico, estão enterrados mais de 5.000 sensores de luz, que fazem parte do Observatório IceCube, um detector de neutrinos. Em 2018, este observatório recebeu a atenção da comunidade científica de todo …

Partícula exótica nunca vista antes é descoberta no CERN

Cientistas trabalhando no Grande Colisor de Hádrons (LHC) observaram uma partícula exótica composta de quatro quarks charm. Essa é provavelmente a primeira descoberta de uma classe de partículas jamais observada pelos físicos. O quark é uma …

Lava Jato denuncia José Serra por lavagem de dinheiro

Ministério Público Federal acusa senador de ter recebido pagamentos indevidos da Odebrecht através de contas no exterior. Verônica Serra, filha do político, também é denunciada. A força-tarefa da Operação Lava-Jato em São Paulo denunciou nesta sexta-feira …

'Morra quem morrer', diz prefeito na Bahia ao decretar reabertura do comércio

O prefeito da cidade de Itabuna (BH), Fernando Gomes, declarou em vídeo divulgado nas redes sociais que autorizará reabertura de estabelecimentos comerciais em 9 de julho. Ao anunciar a implementação do decreto que autorizará reabertura do …

Édouard Philippe, premiê francês, pede demissão e deixa cargo após três anos

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, apresentou sua demissão nesta sexta-feira (3) ao presidente Emmanuel Macron, que aceitou o pedido. O anúncio foi feito nesta manhã pela assessoria do palácio do Eliseu, a sede da …

Crânio achado em tumba submarina revela aparência de homem da Idade da Pedra

Oscar Nilsson, um artista forense sueco, reconstruiu virtualmente a aparência de um homem da Idade da Pedra, cujo crânio sem mandíbula foi encontrado em uma estaca dentro de uma tumba submarina de aproximadamente oito mil …

Alemanha quer eliminar extremismo de direita de tropa de elite

Com reforma, Ministério da Defesa alemão pretende "apertar o botão de reset" no KSK, unidade de elite das Forças Armadas abalada por escândalos sobre envolvimento de seus membros com extremismo de direita. A ministra alemã da …

Putin, presidente "eterno"? Para mais de 75% dos russos, a resposta é sim

Vladimir Putin, presidente "vitalício"? Essa é uma das apostas da votação que termina hoje na Rússia, e que vem sendo apoiada por cerca de 73,55% dos eleitores, que até agora votaram “SIM” neste referendo. Se …

Funcionários da Tesla são demitidos por ficarem em casa

Quando a fábrica da Tesla na Califórnia (EUA) reabriu em meados de maio, o CEO, Elon Musk, tranquilizou os trabalhadores dizendo que não precisariam ir à fábrica se "se sentissem desconfortáveis". No entanto, apesar do comunicado, …

Brasil supera marca de 60 mil mortes por covid-19

Segundo dados das secretarias estaduais e do Ministério da Saúde, total acumulado de óbitos no país é de 60.632, com 1.448.753 infecções. Brasil tem ainda 826.866 pessoas recuperadas. O painel do Conselho Nacional de Secretários de …