Tecnologia que usa inteligência artificial acerta 91% de diagnósticos médicos em testes

A primeira tecnologia de diagnóstico médico através de inteligência artificial, testada com 1.500 pacientes do Clínic de Barcelona e do Hospital Clínico de San Carlos de Madrid, acertou em 91% dos casos, segundo os resultados da pesquisa apresentada nesta quinta-feira (4) no Congresso Health 2.0.

O sistema, batizado como Mediktor, combina tecnologias de inteligência artificial, de reconhecimento de linguagem natural e dados do paciente para detectar sintomas e oferecer uma lista de possíveis doenças, recomendações. Além disso, é possível entrar em contato com médicos de verdade para receber orientações adicionais.

A plataforma aprende com cada nova interação e desenvolveu uma intuição avançada após 1,3 milhão de avaliações de sintomas em 195 países, similar à de um médico com 40 anos de experiência. Segundo os criadores do sistema, essa é a primeira ferramenta de diagnóstico baseada em inteligência artificial avalizada cientificamente.

Como um médico real, o Mediktor faz uma série de perguntas simples ao paciente até chegar a uma lista de possíveis diagnósticos. Graças aos seus potentes motores semânticos, a ferramenta é capaz de interpretar os sintomas explicados pelo usuário utilizando linguagem natural e faz um completo questionário médico digital.

“As novas ferramentas de pré-diagnóstico estão transformando a maneira pela qual as pessoas acessam o sistema de saúde, contribuindo com enormes benefícios para as equipes médicas profissionais, pacientes e seguradoras”, indicou o cofundador do Mediktor, Cristian Pascual.

“No entanto, para desfrutar destes benefícios, temos que garantir antes a precisão e o aval científico destas tecnologias. Por isso, estamos orgulhosos de oferecer ao mercado a primeira plataforma de avaliação de sintomas baseados em inteligência artificial avalizada pela comunidade científica”, completou Pascual.

O médico Joan Cháfer Vilaplana, da Unidade de Inovação do Hospital Clínico San Carlos de Madrid, destacou a importância de prever a necessidade de investimento hospitalar dos pacientes.

“Nosso objetivo com o Mediktor é prever a necessidade de investimento ou cirurgia durante a primeira triagem de acesso ao setor de urgências. Desta maneira, seremos capazes de reduzir drasticamente as filas de espera“, avaliou Cháfer.

// EFE

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Olá. Sou médico e desejo contestar a reinvidicação que a instituição europeia de ser pioneira. Há cerca de 25 anos atrás eu criei e patenteei no INPI O PRIMEIRO SOFTWARE DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM REPRODUÇÃO HUMANA QUE EMITIA DIAGNÓSTICOS IGUAL A UM SUPER ESPECIALISTA. Foi referendado por um estudo multicentrico é apresentado no maior congresso brasileiro de reprodução humana. Por que isso envio o link http://fertilitycheckonline.com/o-comeco

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Senado oficializa criação da CPI da Pandemia

Presidente do Senado diz que foco deve estar nas ações e omissões do governo federal e no repasse de recursos da União para estados e municípios. STF julgará determinação do ministro Barroso que ordenou abertura …

Bernie Madoff, maior golpista da história, morre em prisão norte-americana, diz relato

Bernard Madoff, o ex-financista que realizou a maior fraude de investimento na história dos Estados Unidos, morreu aos 82 anos de idade, de acordo com relatos da mídia. Em 2009, o notório financista recebeu uma sentença …

Salvator Mundi, obra mais cara de Da Vinci avaliada em R$2,6 bi, é vista em iate de príncipe

A obra de arte mais cara do mundo é ‘Salvator Mundi’, atribuída a Leonardo da Vinci. Com valor estimado em mais de 400 milhões de dólares ou superior aos 2,6 bilhões de reais, seu paradeiro …

Variante indiana da Covid-19 se propaga mais rápido e é menos detectada por testes PCR

A Índia enfrenta a pior onda de contaminações da Covid-19 desde o início da pandemia, com mais de 165 mil casos registrados nas últimas 24 horas: duas vezes mais do que no último pico, em …

Tipo sanguíneo não afeta risco de contrair COVID-19, diz novo estudo

Um estudo buscou entender se determinados tipos sanguíneos trazem mais riscos de contrair a COVID-19, e concluiu que não é o caso. Com a pandemia, muito se questiona em relação ao comportamento da COVID-19 em nosso …

Buracos negros são famintos, mas possuem boas maneiras à 'mesa', aponta estudo

Todos os buracos negros supermassivos nos centros das galáxias possuem períodos nos quais devoram a matéria situada de seus arredores. De acordo com um estudo publicado na revista científica Astronomy & Astrophysics, as galáxias ativas têm …

Pnad e Caged: No auge do desemprego, Brasil enfrenta falhas nas estatísticas do mercado de trabalho que confundem e desorientam

Num momento em que o país tem registrado números diários de mortes por covid-19 que ultrapassam 4 mil e diversos Estados e municípios reforçam medidas de distanciamento social, na tentativa de conter a propagação do …

Jovem negro de Minnesota morreu por “disparo acidental”, afirma polícia

Policial teria confundido arma de descarga elétrica com arma de fogo. Incidente em meio a julgamento da morte de George Floyd acirra tensões e agrava protestos. Mineápolis e outras cidades ampliam toque de recolher. A policial …

Bia, assistente de voz do Bradesco, vai responder mensagens de assédio

O Bradesco precisou tomar providências para proteger uma mulher de assédio. No caso, uma mulher que nem existe fisicamente. A mulher que dá voz ao sistema de inteligência artificial do aplicativo, a Bia (sigla para Bradesco …

Covid-19: Médicos pressionam governo francês para aumentar controles de pessoas vindas do Brasil

Especialistas acreditam que medidas do governo francês para frear entrada de variante P1 no país são insuficientes e pressionam para aumento de controles de passageiros provenientes do Brasil nos aeroportos ou pela suspensão dos …