Tecnologia que usa inteligência artificial acerta 91% de diagnósticos médicos em testes

A primeira tecnologia de diagnóstico médico através de inteligência artificial, testada com 1.500 pacientes do Clínic de Barcelona e do Hospital Clínico de San Carlos de Madrid, acertou em 91% dos casos, segundo os resultados da pesquisa apresentada nesta quinta-feira (4) no Congresso Health 2.0.

O sistema, batizado como Mediktor, combina tecnologias de inteligência artificial, de reconhecimento de linguagem natural e dados do paciente para detectar sintomas e oferecer uma lista de possíveis doenças, recomendações. Além disso, é possível entrar em contato com médicos de verdade para receber orientações adicionais.

A plataforma aprende com cada nova interação e desenvolveu uma intuição avançada após 1,3 milhão de avaliações de sintomas em 195 países, similar à de um médico com 40 anos de experiência. Segundo os criadores do sistema, essa é a primeira ferramenta de diagnóstico baseada em inteligência artificial avalizada cientificamente.

Como um médico real, o Mediktor faz uma série de perguntas simples ao paciente até chegar a uma lista de possíveis diagnósticos. Graças aos seus potentes motores semânticos, a ferramenta é capaz de interpretar os sintomas explicados pelo usuário utilizando linguagem natural e faz um completo questionário médico digital.

“As novas ferramentas de pré-diagnóstico estão transformando a maneira pela qual as pessoas acessam o sistema de saúde, contribuindo com enormes benefícios para as equipes médicas profissionais, pacientes e seguradoras”, indicou o cofundador do Mediktor, Cristian Pascual.

“No entanto, para desfrutar destes benefícios, temos que garantir antes a precisão e o aval científico destas tecnologias. Por isso, estamos orgulhosos de oferecer ao mercado a primeira plataforma de avaliação de sintomas baseados em inteligência artificial avalizada pela comunidade científica”, completou Pascual.

O médico Joan Cháfer Vilaplana, da Unidade de Inovação do Hospital Clínico San Carlos de Madrid, destacou a importância de prever a necessidade de investimento hospitalar dos pacientes.

“Nosso objetivo com o Mediktor é prever a necessidade de investimento ou cirurgia durante a primeira triagem de acesso ao setor de urgências. Desta maneira, seremos capazes de reduzir drasticamente as filas de espera“, avaliou Cháfer.

// EFE

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Olá. Sou médico e desejo contestar a reinvidicação que a instituição europeia de ser pioneira. Há cerca de 25 anos atrás eu criei e patenteei no INPI O PRIMEIRO SOFTWARE DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM REPRODUÇÃO HUMANA QUE EMITIA DIAGNÓSTICOS IGUAL A UM SUPER ESPECIALISTA. Foi referendado por um estudo multicentrico é apresentado no maior congresso brasileiro de reprodução humana. Por que isso envio o link http://fertilitycheckonline.com/o-comeco

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

UE teme que política autoritária adotada na Hungria por causa do coronavírus tenha efeito dominó no bloco

Em nome da luta contra o novo coronavírus, a Hungria estabeleceu estado de emergência e concedeu poderes ilimitados ao governo de Viktor Orbán. A Europa condena o uso político da pandemia da Covid-19 e …

Grécia põe campo de refugiados em quarentena após infeção

Autoridades confirmam ao menos 20 infecções, todas sem sintomas. Exames foram feitos após uma mulher que deu à luz ter testado positivo para o novo coronavírus no hospital. A Grécia colocou em quarentena o campo de …

Bactérias em rochas a 6 km de profundidade no Pacífico reacendem esperanças de vida em Marte

Bactérias unicelulares recém-descobertas nas profundezas marinhas deram aos investigadores pistas sobre como podem encontrar vida em Marte. A novidade científica foi anunciada hoje (2) no portal SciTechDaily em um artigo da Universidade de Tóquio, Japão. Estas …

JK Rowling lança portal do Harry Potter e salva quarentena mundial

A saga de ‘Harry Potter’ acabou faz muito tempo e conquistou milhões de fãs ao redor de todo o mundo. E nesse momento de quarentena, quem poderia esquecer do bruxinho mais famoso da cultura pop? Quem …

Potência agrícola da Europa, Itália enfrenta falta de mão de obra para manter cadeia produtiva de alimentos

“Existe o risco de escassez de alimentos no mercado mundial, devido a perturbações derivadas da COVID-19 no comércio internacional e nas cadeias de suprimentos” . Este foi o alarme lançado na quarta-feira (1) em …

"Gangue" de cabras selvagens toma conta das ruas de uma cidade britânica em quarentena

Um rebanho de cabras selvagens simplesmente tomou as ruas desertas de Llandudno, no País de Gales, enquanto seus residentes ficam dentro de casa para limitar a propagação do coronavírus. O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, …

Floresta tropical de mais de 90 milhões de anos é descoberta na Antártica

Os restos do que outrora teria sido uma floresta tropical na Antártica foram descobertos em uma amostra de gelo obtida no continente congelado. A floresta, que existiu há 90 milhões anos, quando os dinossauros ainda habitavam …

Há uma mensagem codificada no rover Perseverance, que será enviado a Marte

Em breve, a missão Mars 2020 levará, no rover Perseverance, três chips com os nomes de 10.932.295 pessoas ao Planeta Vermelho. Uma foto da placa onde os chips estão anexados foi divulgada, mas o que …

Brasil ruma para "tempestade perfeita" em meio a pandemia

Abril teria sido um mês ocupado para os hospitais brasileiros, de qualquer modo: enquanto a população ainda enfrentas o vírus da dengue, a estação da gripe vai começar a se manifestar. Em 2020, porém, o …