A Agência Espacial dos EUA (NASA) conseguiu executar o primeiro vôo do helicóptero Ingenuity, um pequeno robôzinho voador que vai pairar pela atmosfera de Marte.
A máquina conseguiu levantar aos ares do planeta vermelho nessa segunda-feira e representa um grande passo para a exploração do planeta vizinho. A ideia é que o helicóptero colete informações sobre o planeta vermelho para que consigamos colonizá-lo no futuro.
O helicóptero, que se alimenta de luz solar, conseguiu levantar voo às 14h34 no horário de Brasília e o projeto já foi considerado um sucesso pelos pesquisadores que comandam a missão Perseverance. O Ingenuity foi enviado ao planeta vermelho acompanhado do pequeno Rover que está explorando a cratera Jezero, um dos pontos de maior curiosidade dos astrônomos sobre o vizinho.
“A Ingenuity é a mais nova inovação da contínua tradição da NASA em desenvolver projetos de exploração espacial que muitos acreditavam ser impossíveis”, afirmou Steve Jurczyk, diretor administrativo da NASA.
“O X-15 abriu as portas para esse tipo de exploração. O Pathfinder e o rover Sojourner foram a geração seguinte, que provaram que poderíamos expandir ainda mais nossas explorações. Não sabemos exatamente para onde a Ingenuity irá nos levar, mas hoje os resultados nos mostram que o céu – pelo menos o marciano – não é o nosso limite”, completou.
O Ingenuity coletará informações sobre o planeta vermelho. Um dos objetivos declarados pela própria NASA sobre essas missões com direção à Marte é poder reunir o maior número de dados possíveis sobre o novo território para que a chegada de humanos ao planeta seja feita da forma mais segura possível.
Sabe-se que o Ingenuity se manteve por 40 segundos nos ares marcianos. Não é possível conseguir uma transmissão ao vivo do helicóptero voando, mas elas chegarão uma hora aqui. (Como se sabe, o 4G não é dos melhores em Marte).
// Hypeness