NASA marca data para lançar novo rover a Marte neste ano

ESA

ExoMars rover

Está quase tudo pronto para o lançamento da missão Mars 2020, e a NASA já abriu as inscrições para credenciamento dos profissionais de imprensa interessados em cobrir o evento. A missão enviará a o rover Perseverance ao Planeta Vermelho para estudar a geologia marciana e buscar por sinais de vida antiga.

Devido à pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), a NASA credenciará um número limitado de profissionais de imprensa para cobrir o lançamento, que ocorrerá no Kennedy Space Center, na Flórida. Com as restrições para conter a disseminação da COVID-19, os jornalistas que pretendiam viajar de outros países para acompanhar o evento nos EUA não poderão se registrar. A ideia é evitar viagens internacionais.

A Mars 2020 usará o veículo robótico para coletar e armazenar um conjunto de amostras de rochas que poderão ser trazidas à Terra, o que provavelmente acontecerá em 2031. O Perseverance pesa pouco menos de 500 kg e é do tamanho de um carro pequeno, e também testará novas tecnologias em Marte, para que sejam utilizadas por futuras explorações robóticas e humanas.

Entre esses testes está a aeronave chamada Ingenuity, que é um rotocraft autônomo (ou uma espécie de pequeno helicóptero) para testar a viabilidade e potencial desse tipo de equipamento em voar por Marte. Ele fará 30 dias de teste com voos não muito altos, subindo algo em torno de 100 metros por no máximo 90 segundos.

Além disso, o veículo exploratório é uma espécie de cientista robótico, equipado com um conjunto poderoso de sete instrumentos científicos. Com eles, poderá realizar diversos estudos, tais como a caracterização do clima e da geologia do planeta, recolhendo amostras de rocha e poeira para que uma próxima missão faça a coleta, trazendo as amostras à Terra.

O lançamento da Mars 2020 será realizado em um foguete Atlas V-541, no Space Launch Complex 41 na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na manhã do dia 17 de julho.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e aposentar as baterias no futuro

O mundo já conhece os benefícios da tecnologia 5G como a alta velocidade na transmissão de dados e baixa latência. Agora, os cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, descobriram que essas redes …

Covid: como evitar a trágica marca de 5 mil mortes por dia no Brasil?

No dia 19 de maio de 2020, o Brasil atingiu pela primeira vez a marca das mil mortes diárias por covid-19. Esse número permaneceu relativamente estável, em um patamar considerado alto, durante todo o segundo semestre …

Físicos afirmam que o universo é um computador de aprendizado de máquina

Físicos teóricos que trabalham com a Microsoft lançaram um artigo na sexta-feira afirmando que o universo é essencialmente um computador de aprendizagem de máquina (machine learning, em inglês). Os pesquisadores, vários afiliados à Microsoft, pré-publicaram um …

Mundo ainda tem países sem uma única dose de vacina

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 600 milhões de doses de vacina contra a covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo. Mas a discrepância entre países é alta: enquanto, …

Covid: site calcula quando você será vacinado. Resultados não animam

Um grupo de voluntários chamado CoronavirusBra desenvolveu uma plataforma para calcular quando você será vacinado contra a covid-19. O ‘Quando vou ser vacinado?’ utiliza dados públicos como a média de imunizados com o número de pessoas …

Rússia inicia desenvolvimento de mais uma vacina contra COVID-19

Sendo o primeiro país a registrar uma vacina contra a COVID-19, a Rússia anunciou o início do desenvolvimento de mais uma vacina contra o coronavírus. A criação do novo medicamento estará a cargo do Instituto Smorodintsev …

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …