“Arco-íris líquido”: o remoto rio da Colômbia descrito como a 8ª maravilha do mundo

Escondido nos confins da Serra da Macarena, na Colômbia, está o rio Caño Cristales. De dezembro a maio, esse curso de água é como outro qualquer, apesar de estar rodeado de um dos ecossistemas mais diversos do nosso planeta.

No entanto, em junho, o Caño Cristales passa por uma transformação, ganhando cores vibrantes, como vermelho, verde, azul, amarelo e preto. Essa metaformose, que dura até novembro, se deve à combinação de algas, depósitos minerais e da presença endêmica da planta aquática Macarenia clavigera.

Essa planta aquática é incrivelmente rara e cresce apenas em poucos climas tropicais do mundo. Coincidentemente, o rio Caño Cristales é o único lugar onde ela floresce tão prolifica e espetacularmente. Por causa da variedade de cores, o rio é conhecido como ‘rio arco-íris’, ‘rio de cinco cores’ e uma das maravilhas naturais do mundo.

Mas durante muito tempo, o rio permaneceu desconhecido do grande público. O rio só foi descoberto pelo homem branco em 1969, quando um grupo de fazendeiros colombianos viu pela primeira vez a profusão de cores que agora encanta todos os visitantes.

Em 1980, por conta dos conflitos armados entre o governo e as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), o acesso de visitantes ao local foi proibido por razões de segurança. A guerrilha controlava a pequena cidade de Macarena, transformando-a em uma de suas bases e local de produção de cocaína.

O veto ao turismo durou até 2002, quando o governo retomou o controle da área. Além disso, não havia transporte aéreo ao local até 2009. Hoje, o turismo está mais presente, mas ainda assim são necessários de quatro a cinco dias para chegar lá.

O Caño Cristales está situado na Serra da Macarena, que abriga uma das maiores biodiversidades do mundo. São jaguares, pumas, oito diferentes espécies de macacos, 550 espécies de aves, 1,2 mil espécies de insetos, 100 espécies de répteis, 50 espécies diferentes de orquídeas, além de uma vasta gama de plantas.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bolsonaro afirma que está com covid-19

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (07/07) que seu exame para detectar a covid-19 teve resultado positivo. Bolsonaro, de 65 anos, se submeteu ao exame na segunda-feira, após dizer que estava sentindo sintomas leves da …

Caso de peste bubônica é confirmado na China

Enquanto o mundo vem buscando tratamentos para a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), antigas doenças e ameças podem ressurgir, como um sinal de alerta para a sociedade. É esse o caso relatado pelas autoridades da saúde …

Petição que substituir estátua de Cristóvão Colombo por uma do músico Prince

O histórico processo de revisão das estátuas, nomes de rua e outras homenagens a personagens ligados ao racismo ou outros massacres étnicos prevê a retirada de tais homenagens, mas não somente: figuras efetivamente merecedoras dos …

EUA podem proibir aplicativos chineses, incluindo TikTok, diz secretário de Estado

Mike Pompeo já acolheu uma medida semelhante da Índia, que emitiu uma ordem provisória bloqueando o TikTok e outros 58 aplicativos ligados à China em meio ao primeiro choque fronteiriço mortal em décadas. O secretário de …

Brasil tem mais de 65 mil mortes por covid-19

O Brasil superou a marca de 65 mil mortos por covid-19 nesta segunda-feira (06/07), segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde. Foram 620 óbitos registrados nas últimas …

Homem cria uma "cadeira de rodas" off-road para que sua esposa possa ir a lugares que ela nunca imaginou

Quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover sabe que não é nada fácil percorrer certos terrenos. Viagens a lugares nevados, trilhas tropicais, montanhas… Tudo isso parece impossível. Mas não deveria ser. Aliás, …

Samsung pode ser beneficiada por tensão entre China e Índia

Enquanto os exércitos da China e da Índia se estranham na fronteira entre os dois países, quem pode sair ganhando com a rivalidade é uma empresa sul-coreana. A Samsung deve ser a principal beneficiada com o …

Com epidemia de Covid-19 controlada, Cuba inicia retomada do turismo internacional

Enquanto o coronavírus segue se propagando pelo continente americano, Cuba garante que a epidemia está controlada no país e reabre algumas praias ao turismo internacional. No total, país registrou pouco mais de 2.300 contaminações …

Pesquisadores encontram novos dados sobre época de Genghis Khan

Grande parte da vida de Genghis Khan permanece ainda um mistério, mas um novo estudo de pesquisadores da Austrália e Mongólia fornece novos dados sobre sua época. Genghis Khan, que teria vivido entre 1162 e 1227, …

Índia vê casos explodirem e vira um dos epicentros da pandemia

Com quase 700 mil casos de covid-19, a Índia ultrapassou a Rússia e se tornou nesta segunda-feira (07/07) o terceiro país mais atingido pela pandemia de covid-19 em todo o mundo. O Ministério da Saúde indiano …