O corpo do famoso artista espanhol Salvador Dalí, que foi exumado de acordo com a decisão o Tribunal de Madri, se conservou muito bem graças à embalsamação. O famoso bigode do artista manteve sua forma tão bem que pode-se dizer que está intacto – mesmo 28 anos após a sua morte, comunicou o diretor-geral da Fundação Gala-Salvador Dalí, Luis Peñuelas.
Na noite de quinta para sexta-feira (21), no teatro-museu de Salvador Dalí na cidade catalã de Figueres se realizou o procedimento de exumação do corpo de famoso surrealista. Assim foi cumprida a decisão do Tribunal de Madri que satisfaz a reivindicação de Pilar Abel Martinez, que afirma que Dalí é seu pai.
A análise de DNA será realizada pelo Instituto de Toxicologia de Madri.
Do processo de exumação participou um número limitado de pessoas: alguns peritos criminais, o diretor do museu, o prefeito de Figueres, representantes do Departamento da Cultura de Girona, o advogado da Fundação e representantes das forças de segurança.
“O corpo foi embalsamado, ou seja, mumificado. Por isso se preservou a forma do famoso bigode. Foi um momento muito emocionante”, disse Peñuelas durante uma coletiva depois da exumação.
Os representantes da Fundação admitiram que eles ficaram “muito profundamente comovidos com o fato da exumação”. Um deles acrescentou que a equipe do museu fez tudo para não permitir isto, mas eles não podem desobedecer uma decisão do tribunal.
Os resultados da análise de DNA de Salvador Dalí serão anunciados no início de setembro do ano em curso.
// Sputnik News