Estudo de genoma revela qual inseto foi 1º a ser extinto pelo homem nos EUA

DNA de borboleta de 93 anos confirma primeiro caso de extinção de inseto por culpa do homem nos EUA. Espécie foi vista pela última vez em São Francisco no início dos anos 1940.

Uma equipe de biólogos confirmou que a borboleta azul Xerces era uma espécie única e que sua extinção nos Estados Unidos foi devido ao impacto humano. Para chegar a essas conclusões, os cientistas sequenciaram o genoma de uma amostra de 93 anos do Museu Field de História Natural, em Chicago, cujos resultados foram publicados na revista Biology Letters.

Acredita-se que as borboletas desta espécie, que foram vistas pela última vez no início dos anos 1940 em São Francisco e se tornaram um símbolo da conservação de insetos na América do Norte, tenham sido extintas devido ao desenvolvimento urbano.

Brianwray26 / Wikimedia

Amostras da extinta borboleta Glaucopsyche xerces nas coleções do Museu Field de História Natural

“É interessante reafirmar que o que as pessoas vêm pensando há quase 100 anos é verdade, que se tratava de uma espécie levada à extinção pelas atividades humanas”, disse Felix Grewe, codiretor do Centro de Bioinformática Grainger e principal autor do artigo.

Alguns questionaram se a borboleta azul Xerces era realmente uma espécie distinta e não uma população isolada de outra variedade existente de borboletas. Então, a equipe envolvida no estudo comparou a sequência genética da borboleta azul Xerces com o DNA da borboleta azul prateada mais difundida e descobriram que o DNA do azul Xerces era diferente, o que significa que era uma espécie separada.

Além das implicações do estudo para a conservação, Grewe diz que o projeto mostra a importância das coleções do museu. “Quando esta borboleta foi coletada 93 anos atrás, ninguém pensava em sequenciar seu DNA. É por isso que temos que continuar coletando, para pesquisadores daqui a 100 anos”, dimensionou.

A descoberta

Graças às análises efetuadas, já foi possível determinar que se tratava de uma espécie diferente que deixou de existir por causa do ser humano.

“Estamos no meio do que é chamado de apocalipse dos insetos – declínios massivos de insetos estão sendo detectados em todo o mundo”, disse Corrie Moreau, diretora de coleções de insetos da Universidade Cornell e coautora do estudo.

Ela acrescentou que “embora nem todos os insetos sejam tão carismáticos quanto a borboleta azul Xerces, eles têm enormes implicações para o funcionamento dos ecossistemas”.

“Muitos insetos são na verdade a base do que mantém a saúde de muitos desses ecossistemas. Eles arejam o solo, permitindo que as plantas cresçam e, em seguida, alimentando os herbívoros, que por sua vez alimentam os carnívoros. Cada perda de um inseto tem uma enorme efeito dominó sobre os ecossistemas”, explicou Moreau.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …