Encontrados insetos fêmea com pênis funcionais

Kazunori Yoshizawa / Hokkaido University

Cientistas encontraram um grupo de insetos cujas fêmeas possuem um órgão muito similar a um pênis. Por sua vez, os machos apresentam bolsas que se comportam como vaginas. Segundo os pesquisadores, a inversão é essencial durante o ato sexual.

No reino animal, os pênis podem apresentar formas variadas, mas, normalmente, só são encontrados em um dos gêneros de uma espécie. No estranho caso de uma tribo de insetos encontrada nas cavernas brasileiras e africanas, são as fêmeas que o possuem.

Os insetos da espécie Psocoptera (conhecida como “piolho-de-livro”) foram descobertos por pesquisadores japoneses há quatro anos em cavernas brasileiras. Desde então, esses animais têm sido estudados – especialmente o seu órgão sexual.

Segundo o estudo, publicado recentemente nas Biology Letters, o órgão sexual das fêmeas possui um formato de gancho. Já os exemplares masculinos apresentam uma cavidade muito parecida com uma vagina. Graças aos seus órgãos sexuais, o ato sexual é muito diferente daquele que acontece normalmente entre outras espécies.

De acordo com os pesquisadores, as fêmeas são as responsáveis por agarrar e prender o macho com o seu “pênis gancho”, conhecido pelos cientistas como ginossoma, até receberem o esperma. Essa “troca” é útil para evitar que os machos escapem durante as 40 a 70 horas de duração do ato sexual.

Apesar de terem um órgão sexual incomum, as fêmeas não produzem espermatozoides nem conseguem ejacular. No entanto, essas estruturas semelhantes a pênis femininos são usadas na penetração durante o ato sexual.

Já os insetos fêmea encontrados na África – os Afrotrogla – possuem uma forma fálica com bordas bastante endurecidas. Isso levou os cientistas a acreditarem que a evolução dessas duas espécies se desenvolveu de forma diferente.

Os cientistas sugerem que o habitat desses insetos pode ter tido uma grande influência na evolução diferenciada dessa espécie. Nas cavernas onde foram encontrados, cavernas consideradas extremamente oligotróficas, existe um ambiente marcado pela existência de uma grande competição por nutrientes.

Com uma provável baixa na ação masculina para evitar mais concorrentes no local, as fêmeas foram, literalmente, à caça de um parceiro que lhes pudesse dar o tão precioso esperma.

Os processos exatos por trás dessas mudanças ainda não estão claros, mas os cientistas creem que a coerção e a resistência entre machos e fêmeas de uma espécie está diretamente ligada a uma ação similar à de presa e predador (ou predadoras, nesse caso).

Na natureza, como a pressão é sobreviver, vale a pena mudar e quebrar as regras.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …