Estudo de dentes de megalodonte revela segredos do tubarão de 18 metros

Especialistas em tubarões revelaram mais informações sobre um dos maiores predadores dos mares – o megalodonte.

Nova pesquisa de dentes fossilizados da espécie Odotus megalodons, chamada também de megalodonte, sugere que os tubarões fêmeas desta espécie usaram áreas especiais para manter suas crias até a idade adulta . O estudo da Universidade de Bristol (Reino Unido) identificou cinco destas áreas potenciais, de mais de 16 milhões de anos, através de dentes fossilizados aí encontrados.

Os pesquisadores descobriram que estes “berçários”, ou viveiros, foram responsáveis tanto pelo sucesso, como pelo posterior desaparecimento desta espécie. Devido ao esfriamento do planeta, ocorreu uma redução do nível do mar.

Então, a espécie passou a ter menos locais seguros nas costas para manter suas crias. Acontece que o megalodon levava até 25 anos para se tornar adulto. Na idade adulta, este tubarão atingia até 18 metros de comprimento – quase o triplo do maior tubarão branco gigante. Estes berçários em águas de pouca profundidade ofereciam uma grande variedade de presas menores e poucos predadores, permitindo às crias crescerem.

Nesse sentido, os especialistas sugerem que a dependência destas áreas pode ter contribuído para o fim do reino de 20 milhões de anos do agora extinto megapredador.

Os autores do estudo, Carlos Martinez-Perez e Humberto Ferron, citados pelo tabloide Express, referem: “Nossos resultados revelam, pela primeira vez, que as áreas de berçário foram usadas geralmente pelos Odotus megalodons em grandes escalas temporais e espaciais”.

Ao explorar uma destas áreas, na costa da Espanha, os pesquisadores verificaram que muitos dos fósseis encontrados eram de pequenas proporções, significando que pertenciam a animais jovens.

Os tubarões perdem continuamente seus dentes durante seu ciclo de crescimento, e os berçários são ambientes com uma grande abundância de vestígios destas espécies.

Os pesquisadores também analisaram oito outros conjuntos de dentes de tubarão nos Estados Unidos, Peru, Panamá e Chile. Destes, quatro foram identificados como pertencentes a tubarões megalodon mais jovens.

Os autores sugeriram então que estas quatro áreas também poderiam ter sido viveiros de megalodons.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Biden reimpõe restrições para passageiros procedentes do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, restabeleceu nesta segunda-feira (25/01) a proibição da entrada no país de pessoas procedentes da União Europeia, Reino Unido e Brasil para conter a pandemia de covid-19. A nova …

Quem é 'el Chapo asiático' que foi preso acusado de controlar mercado de drogas de R$ 380 bilhões

A polícia holandesa prendeu o suposto chefe de uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas do mundo: Tse Chi Lop, apelidado de "El Chapo" da Ásia. O cidadão canadense nascido na China é apontado como …

Homem recebe primeiro transplante duplo de braço e ombro

A ciência cada vez mais evoluída. Um homem da Islândia foi o primeiro do mundo a receber um transplante duplo de braço e ombro. A cirurgia foi um sucesso e o paciente, o islandês Felix Gretarsson, …

Bolsonaro pode enfrentar um tribunal internacional por crimes contra a humanidade

Jair Bolsonaro pode enfrentar acusações no Tribunal Penal Internacional (TPI) depois de ser acusado de crimes contra a humanidade. Líderes indígenas no Brasil e grupos de direitos humanos estão pedindo ao tribunal que investigue o presidente …

Presidente mexicano López Obrador é diagnosticado com Covid-19

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, 67 anos, entrou para a lista dos líderes mundiais que foram infectados pela Covid-19. Ele informou nesse domingo (24) que testou positivo para o novo coronavírus, …

Desenterram em Jerusalém granada de mão britânica da 1ª Guerra Mundial

Em pleno centro da cidade de Jerusalém, foi desenterrada uma granada de mão britânica da Primeira Guerra Mundial. O artefato perigoso foi descoberto em uma antiga cisterna por Oscar Becherno, responsável pela escavação arqueológica em nome …

Portugueses reelegem presidente Rebelo de Sousa

Urnas em Portugal confirmam previsão de vitória do chefe de Estado de centro-direita, que ganha novo mandato de cinco anos. Combate à pandemia é prioridade. Como esperado, os portugueses reelegeram neste domingo (24/01) o presidente Marcelo Rebelo …

Cuba experimenta dois lados da moeda com chegada de internet móvel

Desde que chegou a Cuba, há apenas dois anos, a internet móvel revolucionou a vida do país – ajudando as pessoas a encontrarem comida, combustível e até remédios em meio a uma escassez terrível. Mas …

Chantilly: em dificuldades finaceiras, um dos mais belos castelos da França pede socorro

A pandemia e o fim da ajuda de um poderoso mecenas colocam em risco o futuro de uma das propriedades mais majestosas da França, o castelo de Chantilly, ao norte de Paris. A reportagem …

Como fumantes de longa data pararam de fumar usando cogumelos mágicos apenas 3 vezes

É mais difícil largar do cigarro do que da heroína, dizem alguns. Mas pesquisadores da Johns Hopkins relataram que um pequeno número de fumantes de longa data que falharam em muitas tentativas de abandonar o …