Estudo revela por que formigas são excepcionalmente fortes

Rubén Díaz / Flickr

Neste trabalho, os pesquisadores conseguiram obter imagens detalhadas do que ocorre no tórax de uma formiga, tirando raios-X e criando modelos 3D para analisar os músculos e o esqueleto interno.

Pesquisadores de universidades do Japão e da França investigaram por que as formigas operárias são tão fortes. O estudo, publicado na revista científica Frontiers in Zoology na segunda-feira (19), sugere que a perda da possibilidade de voar está diretamente ligada à evolução de maior força.

“As formigas operárias evoluíram dos insetos voadores. Sempre presumimos que perder o voo ajudava a otimizar os corpos para trabalhar no solo, mas temos muito que aprender sobre como isso é feito”, afirma em comunicado Evan Economo, coautor do estudo.

As formigas estão entre os animais mais bem-sucedidos do planeta, ocupando desde solos temperados a florestas tropicais, dunas desérticas e a mesa da cozinha. São insetos sociais e suas habilidades de trabalho em equipe há muito foram identificadas como um dos principais fatores que levam ao seu sucesso. As formigas são famosas pela capacidade de levantar ou arrastar objetos que pesam muito mais do que elas próprias e transportá-los para suas colônias.

Nesta pesquisa, os cientistas conseguiram obter uma imagem muito detalhada do que estava acontecendo dentro do tórax de uma formiga, tirando imagens de raios-X e criando modelos 3D para analisar os músculos e esqueleto interno.

Nos insetos voadores, os músculos das asas ocupam a maior parte do tórax, às vezes mais de 50%. Isso significa que outros músculos, que são usados para apoiar e mover a cabeça, as pernas e o abdômen, são contraídos e pressionados contra o exoesqueleto. Mas uma vez que as restrições de voo são removidas, todo o espaço no tórax é reorganizado.

“Dentro do tórax da formiga operária, tudo está perfeitamente integrado em um espaço minúsculo […] Os três grupos musculares aumentaram de volume, dando às formigas operárias mais força e potência. Também houve uma mudança na geometria dos músculos do pescoço, que sustentam e movem a cabeça. E a fixação interna dos músculos foi modificada”, explica Christian Peeters, autor principal do artigo.

Os pesquisadores querem agora compreender melhor as principais inovações por trás do sucesso das formigas. “Sabemos que um fator é a estrutura social, mas essa força individual é outro fator essencial”, acrescenta Economo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …