Amizade ítalo-brasileira “é mais forte do que a polêmica”, diz Salvini após protestos contra Bolsonaro

radioalfa / Flickr

Matteo Salvini, líder da extrema-direita e vice-primeiro-ministro da Itália

Depois de ser isolado pelos líderes do G20, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) encontrou nesta terça-feira (2) de manhã um dos poucos aliados internacionais, o italiano Matteo Salvini, líder da Liga, partido de extrema direita. O encontro foi no Cemitério Militar Brasileiro na cidade de Pistoia, na Toscana, para a cerimônia de homenagem aos combatentes brasileiros mortos na Segunda Guerra Mundial .

Desde ontem ocorreram diversas manifestações contra Bolsonaro, em Anguillara Veneta e em Pádua, e em Pistoia.

Salvini se desculpou pelos protestos: “Desculpem a polêmica de alguns, que conseguem fazer divisões mesmo em um dia de lembrança, de honra como hoje. A amizade de nossos povos é mais forte do que a polêmica de alguns que não representam o povo italiano”, disse.

O senador Salvini finalizou seu discurso com a frase em português: “A cobra fumou”. Ele fez referência ao lema da Força Expedicionária Brasileira (FEB) “a cobra vai fumar”. A expressão surgiu durante a Segunda Guerra Mundial como uma provocação dos soldados da FEB aos céticos, que não acreditavam que era mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil ir a uma guerra. O lema foi usado diversas vezes pelos políticos na cerimônia.

Dos 20.573 soldados brasileiros enviados à Itália na luta contra o fascismo, 467 pracinhas morreram em combate.

Após o discurso de Salvini, o ministro da Defesa brasileiro, o general Walter Souza Braga Netto, que acompanhou Bolsonaro em Pistoia, afirmou que: “a cobra fumou e, se necessário, fumará novamente”.

Antes de se pronunciar, o presidente brasileiro deu a palavra a Romano Levoli, um dos últimos soldados ainda vivos dentre os que lutaram na guerra. “Diz o protocolo que a pessoa mais importante é a última que fala. Estou aqui quebrando o protocolo. A pessoa mais importante hoje presente aqui é o senhor Levoli Romano”.

Bolsonaro fez um breve discurso, no qual também enfatizou os laços entre o Brasil e a Itália. “Hoje 1/7 da população brasileira, 30 milhões de pessoas têm origem italiana”.

Pela primeira vez no Cemitério Militar Brasileiro em Pistoia não foi celebrada uma missa em homenagem aos combatentes brasileiros mortos na Segunda Guerra Mundial. O bispo de Pistoia, Dom Fausto Tardelli, não quis oficializar a celebração em dissidência ao presidente Jair Bolsonaro, segundo o jornal italiano La Nazione.

A cerimônia inter-religiosa foi conduzida pelo pastor evangélico Samuele Baroncelli e pelo o padre católico Dom Piero Sabadini.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …