Eleições regionais na Itália são um teste para governo diante de avanço da Liga de Salvini

radioalfa / Flickr

Matteo Salvini, líder da extrema-direita e vice-primeiro-ministro da Itália

Apesar do novo avanço de contaminações de Covid-19, a Itália organiza neste domingo e segunda-feira eleições municipais e regionais. Os eleitores também são convocados para se pronunciar em um referendo nacional sobre a redução do número de parlamentares. A eleição é considerada um teste para a coalizão no poder e pode apontar o crescimento da extrema direita liderada de Matteo Salvini.

Todas as atenções estão voltadas para a eleição dos governadores de sete regiões italianas, e particularmente para a votação na Toscana.

A Liga de Matteo Salvini tenta conquistar a província do centro da Itália, reduto histórico da esquerda há meio século. Uma derrota na Toscana e em outras regiões seria um golpe para o governo de centro esquerda de Giuseppe Conte, formado pelo Movimento 5 Estrelas (M5S) e pelo Partido Democrata (PD).

A centro direita dirige atualmente quatro das regiões que elegem seus governadores nesta votação. Segundo as pesquisas de opinião, a coalizão liderada pela extrema direita pode ganhar terreno.

A Liga, hoje na oposição, é primeiro partido do país e se aliou nestas eleições com o Fratelli Itália, também de extrema direita, e com a Forza Itália, de Silvio Berlusconni, de direita. Na Toscana, os dois candidatos estão empatados.

Outro teste acontece no Vêneto, mas envolve o futuro da Liga. Nessa região, Salvini está na disputa contra o atual governador, também de direita, mas que é mais pragmático, consensual e menos xenófobo que o ex-ministro do Interior. Se perder, Salvini sabe que não conseguirá escapar de um acerto de contas interno em seu partido.

Referendo

O referendo nacional sobre a redução de um terço do número de parlamentares na Itália é uma promessa de campanha do M5S, que integra a coalizão no poder. A proposta, que deve ser aprovada, propõe reduzir de 945 para 600 o número de deputados no país. A Itália tem atualmente o segundo parlamento mais numeroso da Europa, atrás do Reino Unido, com 1.400 congressistas, e na frente da França, com 925.

Estas são as primeiras eleições realizadas desde o início da epidemia na Itália, que foi um dos países mais atingidos do continente. Os eleitores, principalmente os mais velhos, mostram reticências em comparecer às urnas e a taxa de participação é uma incógnita.

No sábado, o país registrou 1.628 novos casos e 24 mortos. Para o infectologista Massimo Galli de Milão, a realização dessas eleições, que já haviam sido adiadas, “é uma loucura”.

Os resultados serão divulgados na segunda-feira à noite.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …