Servidores do Rio protestam contra atraso de salários

Tânia Rêgo / Agência Brasil

Servidores estaduais protestaram em dezembro para denunciar o não pagamento dos salários, inclusive o 13º, aposentadorias e pensões

Servidores estaduais protestaram em dezembro para denunciar o não pagamento dos salários, inclusive o 13º, aposentadorias e pensões

Servidores públicos ativos, inativos e pensionistas do estado do Rio de Janeiro protestam na manhã de hoje (5) contra o atraso de salários. O protesto se concentrou no Largo do Machado, na zona sul dá cidade, e segue em caminhada em direção ao Palácio das Laranjeiras, sede do governo estadual.

Os manifestantes carregam cartazes com pedidos de “SOS” e “pagamento já“, bandeiras de centrais de trabalhadores e enfrentam sol forte e calor intenso. A passeata chama o governo de sem vergonha e assassino por deixar aposentados e pensionistas sem salário.

Parte dos servidores está sem receber desde novembro e também não ganhou o décimo terceiro. Segundo a Secretária de Fazenda, uma parcela de R$ 314 vai ser paga ao longo do dia de hoje a ativos, inativos e pensionistas. Outras parcelas estão previstas para quitar a folha de pagamento até o dia 17 de janeiro.

A médica neurologista aposentada Antonieta Campos, de 73 anos, está sem receber desde novembro e conta que só não enfrenta maiores dificuldades, porque é solteira e havia poupado dinheiro. Na passeata, ela protesta também por quem está em situação pior.

“Tem muita gente com filho, família e que está passando muito mais dificuldade. Eu estou aqui por eles também”.

Policiais militares do 2º BPM (Botafogo) e do Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos (BPGE) acompanham o deslocamento do ato e monitoram a situação no local. A PM informou que não divulga mais estimativa de participantes.

Ao chegar em frente ao palácio do governo do estado, os servidores gritaram “Fora Pezão” e fecharam as duas pistas da Avenida Pinheiro Machado.

A agente administrativa Sônia disse que só não passou fome nos últimos meses porque contava com a aposentadoria da mãe, que mora com ela. Após receber o pagamento de novembro com quase um mês de atraso, ela contabiliza prejuízos com juros de contas atrasadas.

“O que eu recebi não resolveu, porque tudo tem juros, e mais contas vão vencer agora e ainda não recebi de novo”.

A técnica de enfermagem Ana Couto, de 53 anos, representa os servidores do núcleo central da Secretaria de Estado de Saúde, e afirma que os pensionistas e aposentados são os que mais têm sofrido com os atrasos.

“Nenhum deles recebeu. Como nem todos têm forças para ir para rua lutar, nós vamos até a porta do governador”.

Em greve desde segunda-feira, a servidora conta que tem ajudado a organizar doações para os servidores que enfrentam situações mais difíceis. As doações têm sido recebidas e distribuídas na sede do Sindjustiça. O endereço é Travessa do Passo 23, atrás da Igreja de São José, na Praça XV. Materiais de limpeza e alimentos não perecíveis são as principais necessidades.

O governo do estado dividiu o pagamento de novembro em cinco parcelas que serão pagas ao longo do mês de janeiro. Após a que está prevista para hoje, a próxima parcela deve cair na conta dos servidores na segunda-feira. A secretaria afirmou que o pagamento de hoje será feito ao longo do dia, mas os servidores presentes no protesto se queixaram de que ainda não haviam recebido até o meio-dia.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …