Sem salários, peritos oficiais do Rio de Janeiro podem paralisar atividades

Os peritos criminais e legistas do Rio de Janeiro decidem em assembleia, esta segunda-feira (16) à noite, se paralisa as atividades a partir de terça-feira (17).

“Ninguém está querendo, com uma greve, prejudicar a população, mas, infelizmente, o governo do estado só entende dessa forma”, disse à Agência Brasil a presidente da Associação dos Peritos Oficiais do Estado do Rio de Janeiro (Aperj), perita criminal Denise Rivera.

Serão levados para a assembleia assuntos comuns às categorias de peritos e temas específicos. Daí a dificuldade de se chegar a um consenso, explicou a presidente. Segundo ela, os peritos oficiais não receberam o salário de dezembro, nem têm previsão para recebimento do décimo terceiro salário.

“Muitos já estão endividados. O índice de suicídios aumentou muito dentro da polícia. A gente tem que tomar alguma providência. Não tem como continuar atendendo à população sem salário”, comentou.

Em nota, a Aperj diz que os peritos oficiais se encontram ainda “sob a ameaça” de ter os direitos suprimidos, “com redução de 20% do salário, perda dos triênios e da incorporação da GDL (Gratificação Delegacia Legal), prevista para este mês.

Do mesmo modo, destaca que as pensionistas “que dependem do Estado e estão sem receber desde outubro, sobrevivem graças à solidariedade de parentes ou outros funcionários que não foram atingidos pela crise do Estado”.

Prioridades

Mesmo que seja definida greve por tempo indeterminado, Denise assegurou que as perícias de rua – que envolvem morte de pessoas nas vias públicas, acidentes de trânsito com vítimas, entre outros – não serão suspensas.

A gente não pode deixar de fazer”. Ela deixou claro, porém, que a paralisação ainda não foi decidida. É uma proposta. Já as mortes que ocorrerem dentro de residências terão que aguardar, bem como lesões corporais que não sejam muito graves.

“A gente vai demorar um pouco mais. A prioridade será para estupro, homicídios, que a gente não pode deixar de fazer”.

Os peritos legislas são os médicos legistas, odonto legistas e psicólogos legistas que compõem a perícia médica legal e atuam no Instituto Médico Legal Afrânio Peixoto (IMLAP) do Rio de Janeiro, por exemplo.

Já os peritos criminais trabalham em laboratórios como o Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) e o Instituto de Pesquisas e Perícias em Genética Forense (IPPGF), que faz exames de DNA.

Em todo o estado do Rio de Janeiro são 465 peritos criminais e 400 peritos legistas. Desse total, 350 são filiados à Aperj.

Denise explicou que como o sindicato da categoria acabou de ser fundado (Sindperj), mas ainda está sendo registrado no Ministério do Trabalho e Previdência Social, os peritos que não estão associados à Aperj decidiram que querem ficar no Sindperj.

Vítimas

A Aperj pede à população que entenda que os peritos oficiais também são “vítimas deste governo incompetente” e pede desculpas aos cidadãos do estado “pela forma precária como o atendimento tem sido realizado”. De acordo com a Aperj, há falta de condições mínimas para a realização do trabalho pericial.

“Os prédios dos institutos que compõem a estrutura de perícia no estado não são adequados para comportar a complexidade das atividades realizadas neles. Muitas irregularidades colocam em risco não apenas a objetividade na elaboração dos laudos, mas também a saúde dos profissionais”, acrescenta.

Segundo a nota, a precariedade dos IMLs do estado tem sido noticiada em vários telejornais, com imagens de corpos expostos sem refrigeração, com total falta de higiene, onde os peritos e demais funcionários trabalham de forma insalubre.

Além disso, as pessoas que aguardam os resultados de exames de DNA sofrem longa e angustiante espera, pois não há insumos que permitam o atendimento de todos os casos”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Lava Jato denuncia José Serra por lavagem de dinheiro

Ministério Público Federal acusa senador de ter recebido pagamentos indevidos da Odebrecht através de contas no exterior. Verônica Serra, filha do político, também é denunciada. A força-tarefa da Operação Lava-Jato em São Paulo denunciou nesta sexta-feira …

'Morra quem morrer', diz prefeito na Bahia ao decretar reabertura do comércio

O prefeito da cidade de Itabuna (BH), Fernando Gomes, declarou em vídeo divulgado nas redes sociais que autorizará reabertura de estabelecimentos comerciais em 9 de julho. Ao anunciar a implementação do decreto que autorizará reabertura do …

Édouard Philippe, premiê francês, pede demissão e deixa cargo após três anos

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, apresentou sua demissão nesta sexta-feira (3) ao presidente Emmanuel Macron, que aceitou o pedido. O anúncio foi feito nesta manhã pela assessoria do palácio do Eliseu, a sede da …

Crânio achado em tumba submarina revela aparência de homem da Idade da Pedra

Oscar Nilsson, um artista forense sueco, reconstruiu virtualmente a aparência de um homem da Idade da Pedra, cujo crânio sem mandíbula foi encontrado em uma estaca dentro de uma tumba submarina de aproximadamente oito mil …

Alemanha quer eliminar extremismo de direita de tropa de elite

Com reforma, Ministério da Defesa alemão pretende "apertar o botão de reset" no KSK, unidade de elite das Forças Armadas abalada por escândalos sobre envolvimento de seus membros com extremismo de direita. A ministra alemã da …

Putin, presidente "eterno"? Para mais de 75% dos russos, a resposta é sim

Vladimir Putin, presidente "vitalício"? Essa é uma das apostas da votação que termina hoje na Rússia, e que vem sendo apoiada por cerca de 73,55% dos eleitores, que até agora votaram “SIM” neste referendo. Se …

Funcionários da Tesla são demitidos por ficarem em casa

Quando a fábrica da Tesla na Califórnia (EUA) reabriu em meados de maio, o CEO, Elon Musk, tranquilizou os trabalhadores dizendo que não precisariam ir à fábrica se "se sentissem desconfortáveis". No entanto, apesar do comunicado, …

Brasil supera marca de 60 mil mortes por covid-19

Segundo dados das secretarias estaduais e do Ministério da Saúde, total acumulado de óbitos no país é de 60.632, com 1.448.753 infecções. Brasil tem ainda 826.866 pessoas recuperadas. O painel do Conselho Nacional de Secretários de …

Especialista pode ter encontrado a resposta para estátuas egípcias com nariz quebrado

Na arte e na simbologia religiosa do antigo Egito, a representação da figura humana era celebrada como possível receptáculo de nossas almas ou mesmo de um Deus, em estátuas que possuíam profunda função ritualística. Passados alguns …

Estrela massiva desapareceu sem deixar traços

Um objeto espacial integrante da galáxia anã Kinman desapareceu de nossas vistas, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society. Essa estrela excepcionalmente grande foi descrita em 2001 …