Scotland Yard diz que está em fase crucial da investigação sobre Madeleine McCann

A polícia britânica que investiga o desaparecimento de Madeleine McCann ainda tem algumas “linhas de investigação cruciais” mas, em uma entrevista a propósito do 10º aniversário do incidente, o diretor-geral adjunto da Scotland Yard rejeitou revelar mais detalhes.

“Temos algumas linhas de investigação cruciais, estão ligadas a certas hipóteses, mas não vou discuti-las porque fazem parte de uma investigação em curso“, diz Mark Rowley, diretor-geral adjunto da Polícia Metropolitana.

“Temos algumas teorias sobre o que podem ser as explicações mais prováveis e estamos investigando, acrescentou o responsável.

A possibilidade de um “assalto que correu mal” foi considerada como uma “hipótese sensata” que não foi completamente eliminada, admitiu em entrevista, tal como continua sendo avaliada a tese de rapto por um predador sexual.

“Essa tem sido uma linha de investigação. A realidade é que, no mundo moderno, em qualquer área urbana, se for lançada uma grande rede, é possível encontrar uma série ampla de crimes. Vão encontrar-se autores de crimes sexuais que vivem perto”, diz o diretor-adjunto da polícia britânica.

“E essas coincidências precisam de ser analisadas, é uma coincidência e pode estar ligada à investigação que está sendo feita. Os crimes que podem estar relacionados têm de ser investigados e, ou aceitos, ou descartados”, explicou.

Questionado se a polícia está perto de chegar a uma conclusão, Rowley indicou que os investigadores britânicos e portugueses estão em uma fase crucial da investigação, a poucos dias do 10º aniversário do desaparecimento de Madeleine McCann.

“Sei que temos uma linha de investigação significativa que vale a pena desenvolver, porque pode dar uma resposta. Mas até a investigarmos não sei se vamos chegar [a uma resposta] ou não. Nós e os policiais portugueses estamos fazendo uma parte crucial do trabalho e não quero arruiná-lo ao tornar públicas partes de informação”, justificou.
Madeleine McCann desapareceu poucos dias antes de fazer quatro anos, em 3 de maio de 2007, do quarto onde dormia juntamente com os dois irmãos gêmeos, mais novos, em um apartamento de uma região turística, na Praia da Luz, no Algarve (sul de Portugal).
Os pais e outro britânico, Robert Murat, foram constituídos arguidos pelas autoridades judiciais portuguesas em julho de 2007, mas, em 21 de julho de 2008, a Procuradoria Geral da República determinou o arquivamento das suspeitas, o que ditou o fim das investigações.
Em 2011, foi aberta a “Operação Grange“, lançada para reavaliar todos os documentos e informações relacionadas ao caso, evoluindo no ano seguinte para um inquérito formal.

(dr) Scotland Yard

Mark Rowley, diretor-geral adjunto da Scotland Yard

Mark Rowley, diretor-geral adjunto da Scotland Yard

Também conhecida por Scotland Yard, a Metropolitan Police, além de ser responsável pela segurança na área metropolitana de Londres, tem a responsabilidade no combate ao terrorismo, a proteção de personalidades e é frequentemente encarregada de missões e casos com nível nacional.

Dos 29 detetives que inicialmente envolveu, restam apenas quatro dedicados ao caso, cuja investigação em Portugal foi também reaberta pela Polícia Judiciária.
Ao todo, a polícia britânica teria revisto mais de 40 mil documentos, muitos dos quais tiveram de ser traduzidos de português para inglês, recolhidos 1.338 depoimentos e 1.027 objetos, determinadas 7.154 diligências e identificadas 560 linhas de investigação, tendo sido enviadas mais de 30 cartas rogatórias internacionais.
Fez ainda quatro apelos públicos na televisão britânica e em certos países, um dos quais com um esboço de um retrato de Madeleine mais velha e outro a pedir informação sobre assaltos feitos em casas na região.
“Chegaram milhares de informações, algumas úteis, outras não, mas, entre elas, algumas pepitas que deram uma luz adicional ao material que veio. É uma das coisas que nos ajudou a progredir”, vincou.
Mark Rowley defendeu a necessidade de manter uma “mente aberta” sobre se a criança, que hoje teria 13 anos, está viva ou morta, mas que o caso continua sendo o de uma pessoa desaparecida e raptada. “Ela não tinha idade suficiente para tomar uma decisão de ir embora e começar uma nova vida”, sublinhou.

Desde 2011, estima-se que esta operação tenha custado mais de 12 milhões de libras (cerca de R$ 45 milhões). No início deste ano, a polícia recebeu 85 mil libras (equivalente a R$ 330 mil) adicionais para serem gastos nos seis meses entre abril e setembro deste ano.

O diretor-geral adjunto da Scotland Yard reconheceu que “os grandes casos podem necessitar de muitos recursos e de muito tempo” e que houve cuidado na gestão do dinheiro público, quando a equipe foi reduzida, implicando menor necessidade de dinheiro.

Reconheceu também que não há garantia que esta investigação seja bem sucedida, apesar da determinação dos agentes das polícias britânica e portuguesa. Mas Mark Rowley garantiu: “Vamos continuar com a investigação enquanto existir financiamento e enquanto existirem linhas de investigação razoáveis para investigar”.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …