Scotland Yard diz que está em fase crucial da investigação sobre Madeleine McCann

A polícia britânica que investiga o desaparecimento de Madeleine McCann ainda tem algumas “linhas de investigação cruciais” mas, em uma entrevista a propósito do 10º aniversário do incidente, o diretor-geral adjunto da Scotland Yard rejeitou revelar mais detalhes.

“Temos algumas linhas de investigação cruciais, estão ligadas a certas hipóteses, mas não vou discuti-las porque fazem parte de uma investigação em curso“, diz Mark Rowley, diretor-geral adjunto da Polícia Metropolitana.

“Temos algumas teorias sobre o que podem ser as explicações mais prováveis e estamos investigando, acrescentou o responsável.

A possibilidade de um “assalto que correu mal” foi considerada como uma “hipótese sensata” que não foi completamente eliminada, admitiu em entrevista, tal como continua sendo avaliada a tese de rapto por um predador sexual.

“Essa tem sido uma linha de investigação. A realidade é que, no mundo moderno, em qualquer área urbana, se for lançada uma grande rede, é possível encontrar uma série ampla de crimes. Vão encontrar-se autores de crimes sexuais que vivem perto”, diz o diretor-adjunto da polícia britânica.

“E essas coincidências precisam de ser analisadas, é uma coincidência e pode estar ligada à investigação que está sendo feita. Os crimes que podem estar relacionados têm de ser investigados e, ou aceitos, ou descartados”, explicou.

Questionado se a polícia está perto de chegar a uma conclusão, Rowley indicou que os investigadores britânicos e portugueses estão em uma fase crucial da investigação, a poucos dias do 10º aniversário do desaparecimento de Madeleine McCann.

“Sei que temos uma linha de investigação significativa que vale a pena desenvolver, porque pode dar uma resposta. Mas até a investigarmos não sei se vamos chegar [a uma resposta] ou não. Nós e os policiais portugueses estamos fazendo uma parte crucial do trabalho e não quero arruiná-lo ao tornar públicas partes de informação”, justificou.
Madeleine McCann desapareceu poucos dias antes de fazer quatro anos, em 3 de maio de 2007, do quarto onde dormia juntamente com os dois irmãos gêmeos, mais novos, em um apartamento de uma região turística, na Praia da Luz, no Algarve (sul de Portugal).
Os pais e outro britânico, Robert Murat, foram constituídos arguidos pelas autoridades judiciais portuguesas em julho de 2007, mas, em 21 de julho de 2008, a Procuradoria Geral da República determinou o arquivamento das suspeitas, o que ditou o fim das investigações.
Em 2011, foi aberta a “Operação Grange“, lançada para reavaliar todos os documentos e informações relacionadas ao caso, evoluindo no ano seguinte para um inquérito formal.

(dr) Scotland Yard

Mark Rowley, diretor-geral adjunto da Scotland Yard

Mark Rowley, diretor-geral adjunto da Scotland Yard

Também conhecida por Scotland Yard, a Metropolitan Police, além de ser responsável pela segurança na área metropolitana de Londres, tem a responsabilidade no combate ao terrorismo, a proteção de personalidades e é frequentemente encarregada de missões e casos com nível nacional.

Dos 29 detetives que inicialmente envolveu, restam apenas quatro dedicados ao caso, cuja investigação em Portugal foi também reaberta pela Polícia Judiciária.
Ao todo, a polícia britânica teria revisto mais de 40 mil documentos, muitos dos quais tiveram de ser traduzidos de português para inglês, recolhidos 1.338 depoimentos e 1.027 objetos, determinadas 7.154 diligências e identificadas 560 linhas de investigação, tendo sido enviadas mais de 30 cartas rogatórias internacionais.
Fez ainda quatro apelos públicos na televisão britânica e em certos países, um dos quais com um esboço de um retrato de Madeleine mais velha e outro a pedir informação sobre assaltos feitos em casas na região.
“Chegaram milhares de informações, algumas úteis, outras não, mas, entre elas, algumas pepitas que deram uma luz adicional ao material que veio. É uma das coisas que nos ajudou a progredir”, vincou.
Mark Rowley defendeu a necessidade de manter uma “mente aberta” sobre se a criança, que hoje teria 13 anos, está viva ou morta, mas que o caso continua sendo o de uma pessoa desaparecida e raptada. “Ela não tinha idade suficiente para tomar uma decisão de ir embora e começar uma nova vida”, sublinhou.

Desde 2011, estima-se que esta operação tenha custado mais de 12 milhões de libras (cerca de R$ 45 milhões). No início deste ano, a polícia recebeu 85 mil libras (equivalente a R$ 330 mil) adicionais para serem gastos nos seis meses entre abril e setembro deste ano.

O diretor-geral adjunto da Scotland Yard reconheceu que “os grandes casos podem necessitar de muitos recursos e de muito tempo” e que houve cuidado na gestão do dinheiro público, quando a equipe foi reduzida, implicando menor necessidade de dinheiro.

Reconheceu também que não há garantia que esta investigação seja bem sucedida, apesar da determinação dos agentes das polícias britânica e portuguesa. Mas Mark Rowley garantiu: “Vamos continuar com a investigação enquanto existir financiamento e enquanto existirem linhas de investigação razoáveis para investigar”.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …