A NASA traduziu uma foto do Hubble em música e é de dar calafrios

O universo é muitas coisas, menos barulhento. O som não pode se propagar no espaço por causa do vácuo. Como não há moléculas no ambiente, como existem na Terra, por exemplo, ondas sonoras não são transmitidas.

Isso não impediu os cientistas de tentarem “traduzir” o silêncio do espaço. Em 2019, a NASA transformou uma belíssima imagem do Telescópio Espacial Hubble em música – e o resultado é de arrepiar.

A imagem utilizada foi tirada em agosto de 2018 por duas câmeras do Hubble: a Advanced Camera for Surveys e a Wide-Field Camera 3.

Ela mostra diversas galáxias espalhadas, sendo que cada um desses “pontos brilhantes” abriga inúmeras estrelas.

“Algumas estrelas mais próximas de casa brilham intensamente em primeiro plano, enquanto um enorme aglomerado de galáxias se aninha no centro da imagem; uma imensa coleção de talvez milhares de galáxias, todas mantidas juntas pela força implacável da gravidade”, explicam os pesquisadores da NASA.

A equipe que sonificou a imagem fez com que diferentes locais e elementos da fotografia produzissem sons diferentes.

Por exemplo, estrelas e galáxias compactadas são representadas por sons curtos e claros, enquanto galáxias em espiral emitem notas mais complexas e longas.

“O tempo flui da esquerda para a direita e a frequência do som muda de baixo para cima, variando de 30 a 1.000 hertz. Os objetos próximos à parte inferior da imagem produzem notas mais baixas, enquanto aqueles próximos à parte superior produzem notas mais altas. A maior densidade de galáxias perto do centro da imagem resulta em um aumento de tons de médio alcance no meio do vídeo”, explicaram os cientistas da NASA nos comentários que acompanham o vídeo.

Embora soem um pouco “sinistros” no começo, os sons da imagem formam uma bonita melodia, especialmente na metade da música, quando alcançam o aglomerado de galáxias RXC J0142.9+4438.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Reino Unido anuncia novas restrições após fim do lockdown para tentar conter segunda onda de covid-19

O Reino Unido sai na próxima semana de um novo lockdown, mas, diante do aumento de casos de covid-19 no país, não entra em um período de flexibilização das medidas de distanciamento social. Nesta quinta-feira (26/11), …

Neandertais podem ter usado as mãos de maneira diferente à dos humanos modernos

Os neandertais podem ter feito um uso diferente das mãos em comparação à forma como os humanos modernos as usam, para eles seria difícil repetir muitos gestos normais para nós hoje em dia. Os dedos do …

Catarro? Som da tosse? Conheça métodos alternativos para detectar a covid-19

Desde o início da pandemia, a realização de testes para detectar a covid-19 fez-se extremamente necessária. No entanto, com o passar dos meses, instituições e empresas privadas ao redor do mundo deram início ao desenvolvimento …

Ativistas preparam protesto global contra a Amazon

Um grupo internacional de ativistas climáticos, aliados a trabalhadores de armazéns da Amazon, lançou uma campanha online global, cujo objetivo é pressionar a gigante do e-commerce a oferecer melhores condições de trabalho para seus funcionários …

Pesquisadores descobrem em cometa elemento essencial para vida na Terra

A descoberta indica que os elementos imprescindíveis para o surgimento da vida podem ter chegado à Terra por meio de cometas. Pesquisadores identificaram fósforo e flúor em partículas de poeira sólida coletadas no interior do cometa …

Consumo de plásticos explode na pandemia e Brasil recicla menos de 2% do material

Com o avanço do delivery de alimentos e do comércio eletrônico, além do maior uso de material hospitalar descartável como máscaras e luvas, o consumo de plásticos explodiu durante a pandemia do coronavírus. O aumento do …

Cientistas explicam por que não se consegue parar a pandemia

Cientistas turcos descobriram que a quantidade de vírus SARS-CoV-2 no organismo de pacientes assintomáticos é mais alta do que nos que apresentam sintomas, o que diferencia radicalmente o novo coronavírus de outros patógenos e explica …

Al-Ahly venceu Liga dos Campeões da CAF

A equipa egípcia do Al-Ahly arrecadou o troféu da Liga dos Campeões da Confederação Africana de futebol pela nona vez ao derrotar o outro clube egípcio, o Zamalek, por 1-2. A final 100% egípcia decorreu no …

Monolito misterioso achado no deserto dos EUA desaparece

O misterioso monolito de metal que causou grande especulação após sua descoberta em um deserto no estado americano de Utah, nos EUA, aparentemente desapareceu, segundo funcionários locais. O escritório de administração fundiária do estado de Utah …

Parlamento iraniano assina texto que impede inspeção de centrais nucleares

A proposta é uma represália ao assassinato do cientista Mohsen Fakhrizadeh, chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação do Ministério da Defesa, nesta sexta-feira (27). O governo iraniano responsabilizou Israel pelo crime, dizendo que …