A NASA traduziu uma foto do Hubble em música e é de dar calafrios

O universo é muitas coisas, menos barulhento. O som não pode se propagar no espaço por causa do vácuo. Como não há moléculas no ambiente, como existem na Terra, por exemplo, ondas sonoras não são transmitidas.

Isso não impediu os cientistas de tentarem “traduzir” o silêncio do espaço. Em 2019, a NASA transformou uma belíssima imagem do Telescópio Espacial Hubble em música – e o resultado é de arrepiar.

A imagem utilizada foi tirada em agosto de 2018 por duas câmeras do Hubble: a Advanced Camera for Surveys e a Wide-Field Camera 3.

Ela mostra diversas galáxias espalhadas, sendo que cada um desses “pontos brilhantes” abriga inúmeras estrelas.

“Algumas estrelas mais próximas de casa brilham intensamente em primeiro plano, enquanto um enorme aglomerado de galáxias se aninha no centro da imagem; uma imensa coleção de talvez milhares de galáxias, todas mantidas juntas pela força implacável da gravidade”, explicam os pesquisadores da NASA.

A equipe que sonificou a imagem fez com que diferentes locais e elementos da fotografia produzissem sons diferentes.

Por exemplo, estrelas e galáxias compactadas são representadas por sons curtos e claros, enquanto galáxias em espiral emitem notas mais complexas e longas.

“O tempo flui da esquerda para a direita e a frequência do som muda de baixo para cima, variando de 30 a 1.000 hertz. Os objetos próximos à parte inferior da imagem produzem notas mais baixas, enquanto aqueles próximos à parte superior produzem notas mais altas. A maior densidade de galáxias perto do centro da imagem resulta em um aumento de tons de médio alcance no meio do vídeo”, explicaram os cientistas da NASA nos comentários que acompanham o vídeo.

Embora soem um pouco “sinistros” no começo, os sons da imagem formam uma bonita melodia, especialmente na metade da música, quando alcançam o aglomerado de galáxias RXC J0142.9+4438.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

'Love is in the Bin': a obra semidestruída de Banksy vendida a R$ 121 milhões em leilão

Uma obra de arte de Banksy que se autodestruiu parcialmente em um leilão anterior foi arrematada agora a um preço recorde de 16 milhões de libras (cerca de R$ 121 milhões). Love is in the Bin …

EUA tentam virar a página da era Trump e voltam ao Conselho de Direitos Humanos da ONU

Os Estados Unidos voltaram, nesta quinta-feira, ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, órgão que o país havia deixado durante o mandato de Donald Trump. O retorno mostra a vontade de Washington de fazer …

Explosões deixam vários mortos em mesquita no Afeganistão

Ao menos 33 pessoas morrem após explosões em mesquita xiita durante a oração de sexta-feira. Testemunha diz ter visto homens-bomba. Incidente ocorre dias depois de ataque do "Estado Islâmico" contra xiitas no país. Fortes explosões atingiram …

Vênus tinha oceanos? Cientistas refutam hipótese popular usando modelagem

Cientistas da Suíça e França refutaram a hipótese de que anteriormente Vênus era coberta por oceanos. Um novo estudo revela que mesmo no início, quando o Sol era mais fraco do que agora, a superfície …

Suspeito de ataque na Noruega era fichado na polícia por radicalização

Convertido ao islã e conhecido da polícia, dinamarquês de 37 anos teria usado outras armas além de arco e flecha em ataque que matou cinco pessoas em Kongsberg. Ele está preso e reconheceu envolvimento no …

Oposição manobra para destituir Piñera no Chile por citação nos Pandora Papers

Deputados de todos os partidos da oposição chilena apresentaram uma acusação no Congresso nesta quarta-feira (13) para destituir o presidente Sebastián Piñera pela controversa venda de uma mineradora em um paraíso fiscal, revelada no escândalo …

Fatores externos influenciam, mas não justificam inflação a dois dígitos no Brasil

A recuperação do impacto brutal da pandemia de coronavírus leva a inflação a subir na maioria dos países do mundo, mas a conjuntura internacional não explica o nível chegar a dois dígitos no Brasil. …

UE anuncia 1 bilhão de euros em ajuda ao Afeganistão

União Europeia justifica que é preciso evitar "colapso" no país e fornecer ajuda humanitária aos afegãos. Paralelamente, representantes do bloco europeu e dos EUA se reúnem com membros do Talibã em Doha, no Catar. O Talibã …

Quanto custa para a Netflix produzir uma série?

Praticamente um império do entretenimento, não é equivocado dizer que a Netflix investe muito para ter um nome forte dentro do mercado na atualidade. Nós já falamos por aqui quais são as séries mais caras …

Sinais de rádio de estrelas poderiam indicar existência de planetas escondidos

Usando a antena de rádio mais poderosa do mundo, os cientistas descobriram estrelas que, inesperadamente, emitem ondas de rádio, possivelmente indicando a existência de planetas escondidos. Benjamin Pope, da Universidade de Queensland, na Austrália, e seus …