Sobrevivente do Holocausto volta ao campo de concentração de onde foi libertada

jamesalmond / Flickr

Inscrição “Arbeit macht frei” no portão do campo de concentração de Dachau

Pouco depois da libertação do campo de concentração de Bergen-Belsen, em abril de 1945, Hetty Verolme, de 15 anos, deu uma entrevista à BBC. 70 anos depois voltou a fazê-lo.

70 anos depois, Hetty voltou ao local do antigo campo de concentração nazista para conversar novamente com a BBC. Hetty falou sobre os horrores que viveu e ouviu novamente a entrevista que deu dias depois de ganhar a liberdade.

“Se perdesse as esperanças, então morreria em dois dias. Acabamos nos habituando a coisas com as quais achamos que não podemos habituar. Estávamos sempre com fome, metade de uma fatia de pão pela manhã e outra metade à noite”, conta Herry.

Segundo a vítima do Holocausto, “90% das pessoas estava doente com febre de tifoide. Por isso, houve tantos mortos”. “No final, não víamos os cadáveres. Nem sentíamos seu cheiro. Éramos judeus, por isso fomos trazidos até aqui”, diz.

Hetty conta que a mãe foi retirada do convívio dela e dos irmãos. “Meus dois irmãos choravam muito e não queriam deixá-la. Mas tive que ser forte na frente deles”, recorda. “Sabíamos o significado de ficar vivos se houvesse perigo. Se pedíssemos para eles ficarem em silêncio, eles ficavam quietos. Eles não faziam um barulho sequer”, acrescenta.

A libertação do campo aconteceu em 15 de abril de 1945 pelos britânicos. “Ficamos muito felizes. Não podíamos acreditar. Eles disseram pelo alto-falante que íamos receber comida. E, no dia seguinte, nos entregaram chá com açúcar. E foi a coisa mais decente que tivemos em semanas”, diz.

Tivemos muita sorte. Meu pai, minha mãe, meus irmãos e eu voltamos de três campos de concentração diferentes”. Hetty diz ficar “surpresa que muitos jovens não sabem o que é o Holocausto”.

“Às vezes, fico surpreendida por os jovens não saberem o que é o Holocausto – e temos que explicar. Quando não estiver aqui, espero que alguém lembre ao mundo que isso aconteceu, pois aconteceu mesmo“.

“Não importa se as coisas estão más ou pareçam sombrias, temos que acreditar que amanhã será um dia melhor”, conclui.

O Holocausto foi o homicídio em massa de cerca de 6 milhões de judeus durante a 2ª Guerra Mundial, o maior genocídio do século XX, através de um programa sistemático de extermínio étnico patrocinado pelo Estado nazista liderado por Adolf Hitler.

Outras minorias, como gays, negros e ciganos, também foram alvos de perseguição e assassinadas.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Jamais se deve esquecer que muitos muçulmanos negam a existência do holocausto dizendo que tudo não passou de uma grande mentira, como por exemplo o psicopata ex-presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Asteroide Psyche poderia ser núcleo de planeta que não se formou, dizem cientistas

Cientistas examinaram um asteroide que deve ser visitado por uma missão da NASA em 2022, encontrando provas que suas propriedades atraíram sucessão de outros asteroides. Após realizar diversas simulações em 2D e 3D usando um supercomputador, …

Essa “formiga-diabo” pré-histórica ataca sua presa há 99 milhões de anos

Uma linhagem extinta há tempos, nomeada afetuosamente de “formiga do inferno” ou “formiga-diabo”, foi encontrada presa em âmbar há 99 milhões de anos atrás, com sua mandíbula em formato de foice agarrada firme na presa. No …

Mataram um crocodilo de meia tonelada e 4,5 metros depois de 50 anos de perseguição

Notícia triste para quem luta pela preservação do meio ambiente. Conhecido como Demônio, um crocodilo de meia tonelada e 4,5 metros, que segundo moradores aterrorizava vilarejos na ilhas Bangka Belitung (Indonésia), foi morto na semana …

China diz que encontrou traços de coronavírus em frango brasileiro

Carga de asas de frango que chegou a Shenzhen, no sul do país asiático, foi confiscada. Funcionários da alfândega que entraram em contato com alimentos foram testados, mas exames deram negativo. Traços do novo coronavírus foram …

Vacinação em SP começa em janeiro, segundo diretor do Butantan

Com a pandemia, inúmeras empresas estão dedicadas ao desenvolvimento de uma vacina que possa ajudar na luta contra a COVID-19. Nesta quarta-feira (12), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, afirmou que o estado …

Descoberto "Stonehenge de madeira" de 4.500 anos em Portugal

A estrutura de madeira achada é a "única na pré-história da Península Ibérica", explicou o arqueólogo que lidera as escavações. Durante uma escavação no sítio arqueológico de Perdigões, arqueólogos descobriram uma estrutura para fins cerimoniais de …

Coronavírus reaparece na "protegida" Nova Zelândia e gera alerta

A detecção de quatro casos de transmissão local do novo coronavírus, depois de mais de 100 dias sem o vírus, levou as autoridades da Nova Zelândia a restaurar a quarentena em Auckland, cidade mais populosa …

Viagem aos anos 90: Airbnb abrirá reservas para pernoites na última Blockbuster

Quem viveu o boom das locadoras nos anos 90 sabe que ir até uma Blockbuster ou redes semelhantes de VHS e DVDs era um verdadeiro programa de final de semana: a experiência de assistir a …

Joe Biden escolhe Kamala Harris como candidata a vice

Senadora eleita pela Califórnia pode se tornar a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos, caso chapa democrata derrote Donald Trump em eleição de novembro. O candidato à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira …

Bilionários do Vale do Silício apostam em bunkers para vencer fim do mundo

Esqueça a vida no espaço: bilionários do Vale do Silício estão se preparando para o apocalipse comprando bunkers. A parte mais abastada da população mundial tem se mostrado interessada em adquirir “buracos na terra” equipados para …