Sobrevivente do Holocausto volta ao campo de concentração de onde foi libertada

jamesalmond / Flickr

Inscrição “Arbeit macht frei” no portão do campo de concentração de Dachau

Pouco depois da libertação do campo de concentração de Bergen-Belsen, em abril de 1945, Hetty Verolme, de 15 anos, deu uma entrevista à BBC. 70 anos depois voltou a fazê-lo.

70 anos depois, Hetty voltou ao local do antigo campo de concentração nazista para conversar novamente com a BBC. Hetty falou sobre os horrores que viveu e ouviu novamente a entrevista que deu dias depois de ganhar a liberdade.

“Se perdesse as esperanças, então morreria em dois dias. Acabamos nos habituando a coisas com as quais achamos que não podemos habituar. Estávamos sempre com fome, metade de uma fatia de pão pela manhã e outra metade à noite”, conta Herry.

Segundo a vítima do Holocausto, “90% das pessoas estava doente com febre de tifoide. Por isso, houve tantos mortos”. “No final, não víamos os cadáveres. Nem sentíamos seu cheiro. Éramos judeus, por isso fomos trazidos até aqui”, diz.

Hetty conta que a mãe foi retirada do convívio dela e dos irmãos. “Meus dois irmãos choravam muito e não queriam deixá-la. Mas tive que ser forte na frente deles”, recorda. “Sabíamos o significado de ficar vivos se houvesse perigo. Se pedíssemos para eles ficarem em silêncio, eles ficavam quietos. Eles não faziam um barulho sequer”, acrescenta.

A libertação do campo aconteceu em 15 de abril de 1945 pelos britânicos. “Ficamos muito felizes. Não podíamos acreditar. Eles disseram pelo alto-falante que íamos receber comida. E, no dia seguinte, nos entregaram chá com açúcar. E foi a coisa mais decente que tivemos em semanas”, diz.

Tivemos muita sorte. Meu pai, minha mãe, meus irmãos e eu voltamos de três campos de concentração diferentes”. Hetty diz ficar “surpresa que muitos jovens não sabem o que é o Holocausto”.

“Às vezes, fico surpreendida por os jovens não saberem o que é o Holocausto – e temos que explicar. Quando não estiver aqui, espero que alguém lembre ao mundo que isso aconteceu, pois aconteceu mesmo“.

“Não importa se as coisas estão más ou pareçam sombrias, temos que acreditar que amanhã será um dia melhor”, conclui.

O Holocausto foi o homicídio em massa de cerca de 6 milhões de judeus durante a 2ª Guerra Mundial, o maior genocídio do século XX, através de um programa sistemático de extermínio étnico patrocinado pelo Estado nazista liderado por Adolf Hitler.

Outras minorias, como gays, negros e ciganos, também foram alvos de perseguição e assassinadas.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Jamais se deve esquecer que muitos muçulmanos negam a existência do holocausto dizendo que tudo não passou de uma grande mentira, como por exemplo o psicopata ex-presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …