Acidente com navio militar americano e cargueiro deixa 7 desaparecidos

A Guarda Costeira japonesa informou neste sábado que sete membros da tripulação do destróier americano USS Fitzgerald estão desaparecidos e várias ficaram feridas em decorrência de uma colisão com um cargueiro filipino em águas próximas ao Japão.

O choque aconteceu às 2h30 (hora local; 14h30 de sexta-feira em Brasília) a cerca de 100 quilômetros a sudoeste da cidade japonesa de Yokosuka e a 20 quilômetros do litoral da província de Shizuoka.

A Marinha americana e a Guarda Costeira japonesa informaram que o cargueiro envolvido na colisão é o filipino ACX Crystal, de 222,6 metros de comprimento e 29.060 toneladas, segundo a rede de televisão “NHK”.

Dentre os feridos, de acordo com breve comunicado divulgado pelo governo americano, está um tripulante do destróier. Cinco embarcações da Guarda Costeira japonesa, além de dois aviões, estão deslocados para os trabalos de resgate e busca por desaparecidos.

Imagens transmitidas pela emissora mostram danos consideráveis no lado direito do navio militar americano, mas nenhuma das embarcações corre o risco de naufragar, disse a agência japonesa “Kyodo”.

Às 9h (hora local; 21h de sexta-feira, em Brasília), o USS Fitzgerald navegava rumo a base de Yokosuka, a principal base naval dos Estados Unidos no Japão, destinada a apoio em missões de paz e segurança na região da Ásia banhada pelo Oceano Pacífico.

O navio, que tem uma tripulação de cerca de 330 marinheiros, pertence a classe Arleigh Burke, destróiers lança-mísseis. São os de maior tamanho e poder de fogo construído pelos americanos.

O cargueiro filipino, por sua vez, já se dirige para concluir sua rota, navegando para Tóquio, divulgou a “NHK”.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Ativistas preparam protesto global contra a Amazon

Um grupo internacional de ativistas climáticos, aliados a trabalhadores de armazéns da Amazon, lançou uma campanha online global, cujo objetivo é pressionar a gigante do e-commerce a oferecer melhores condições de trabalho para seus funcionários …

Pesquisadores descobrem em cometa elemento essencial para vida na Terra

A descoberta indica que os elementos imprescindíveis para o surgimento da vida podem ter chegado à Terra por meio de cometas. Pesquisadores identificaram fósforo e flúor em partículas de poeira sólida coletadas no interior do cometa …

Consumo de plásticos explode na pandemia e Brasil recicla menos de 2% do material

Com o avanço do delivery de alimentos e do comércio eletrônico, além do maior uso de material hospitalar descartável como máscaras e luvas, o consumo de plásticos explodiu durante a pandemia do coronavírus. O aumento do …

Cientistas explicam por que não se consegue parar a pandemia

Cientistas turcos descobriram que a quantidade de vírus SARS-CoV-2 no organismo de pacientes assintomáticos é mais alta do que nos que apresentam sintomas, o que diferencia radicalmente o novo coronavírus de outros patógenos e explica …

Al-Ahly venceu Liga dos Campeões da CAF

A equipa egípcia do Al-Ahly arrecadou o troféu da Liga dos Campeões da Confederação Africana de futebol pela nona vez ao derrotar o outro clube egípcio, o Zamalek, por 1-2. A final 100% egípcia decorreu no …

Monolito misterioso achado no deserto dos EUA desaparece

O misterioso monolito de metal que causou grande especulação após sua descoberta em um deserto no estado americano de Utah, nos EUA, aparentemente desapareceu, segundo funcionários locais. O escritório de administração fundiária do estado de Utah …

Parlamento iraniano assina texto que impede inspeção de centrais nucleares

A proposta é uma represália ao assassinato do cientista Mohsen Fakhrizadeh, chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação do Ministério da Defesa, nesta sexta-feira (27). O governo iraniano responsabilizou Israel pelo crime, dizendo que …

Campanha pede debate da Globo online após Boulos testar positivo para covid-19

De última hora, o candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), testou positivo para covid-19. Nessa sexta-feira (27), haveria o último debate antes das eleições entre ele e o candidato à reeleição Bruno Covas …

MDZhB: a misteriosa rádio soviética que segue emitindo sinais e ruídos há quase 50 anos

Uma misteriosa estação de rádio segue ininterruptamente transmitindo somente ruídos estáticos interrompidos por sons robóticos há mais de quatro décadas. Conhecida como UVB-76 ou MDZhB, os sinais da rádio são transmitidos de dois diferentes pontos da …

Atmosfera da Terra primitiva pode ter sido tão tóxica quanto a de Vênus hoje

Pesquisadores tentaram reproduzir o equilíbrio delicado entre os gases que evaporaram do oceano de magma e a atmosfera que eles podem ter criado, e descobriram que esta seria fina e composta por dióxido de carbono …