“Navio fantasma” com oito corpos aparece na costa do Japão

Um navio de madeira sem tripulação apareceu em uma praia do Japão com oito corpos já em estado de decomposição. O barco seria, aparentemente, originário da Coreia do Norte. Autoridades japonesas tentam identificar os corpos e desvendar o mistério do “navio fantasma”, encontrado na costa noroeste do país.

Há suspeitas de que se trate de uma embarcação norte-coreana, uma vez que já é considerado normal que barcos de pesca da Coreia do Norte sejam arrastados pelas correntes marítimas e fiquem à deriva nessa área.

O barco tinha 7 metros de comprimento e apareceu encalhado em uma praia perto da cidade japonesa de Oga, no domingo (26).

A embarcação estava sem dispositivos de navegação, mas tinha oito corpos – alguns ainda em estado de decomposição e outros já esqueletos.

O “navio fantasma” foi encontrado dias depois de um grupo de homens que se diziam norte-coreanos ter aparecido em outra embarcação em Yurihonjo, a mesma região.

Vivos e em razoável estado de saúde, esses homens contaram que saíram da Coreia do Norte para pescar lulas e acabaram chegando ao Japão depois de enfrentar dificuldades com a embarcação.

A agência de notícias Reuters informou que outros dois corpos foram encontrados no fim de semana na ilha Sado. Junto aos restos mortais estava um maço de cigarros de uma marca norte-coreana e outros pertences com letras em coreano.

As autoridades japonesas afirmam que é comum avistar embarcações da Coreia do Norte a desviar da rota e entrar em mares do Japão. Às vezes, a guarda costeira tem que resgatar a tripulação desses barcos.

Celia Hatton, correspondente da BBC, afirma que a aparição de “navios fantasma” é uma consequência das tentativas da Coreia do Norte de saciar a fome no país, exigindo grandes quotas de frutos do mar.

Isso obrigaria os pescadores a se aventurarem no mar, mesmo que sem equipamentos de segurança ou algum tipo recurso para fazer uma eventual chamada de socorro.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Maioria considera justa a soltura de Lula, mostra Datafolha

Uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira (09/12) sugere que a maioria da população brasileira considera justa a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrida em novembro após ele cumprir um ano …

Agora sabemos sobre o que os orangotangos estão conversando: estudo

Um novo estudo da Universidade de Exeter desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Cientistas desenvolvem holograma com som e toque iguais aos de Star Wars

Quando pensamos em desenvolver tecnologias baseadas nos filmes de Star Wars, a primeira, segunda e terceira coisa que passa pela cabeça dos fãs é a criação de sabres de luz da vida real. Mas, para os …

Secom diz que não há 'indicativo de câncer de pele' em Bolsonaro

Após o presidente Jair Bolsonaro declarar que tinha feito exame para investigar "possível câncer de pele", a Secretaria de Comunicação da Presidência disse por nota que não havia qualquer indicativo da doença. O chefe de Estado …

Evo Morales vai fazer da Argentina o seu comitê de campanha para as eleições na Bolívia

Em uma operação secreta, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou à Argentina de onde vai comandar a campanha do seu partido para as próximas eleições. Depois de passar quase um mês no México, …

Boris Johnson vence por ampla margem no Reino Unido

O Partido Conservador do atual primeiro-ministro, Boris Johnson, conquistou a maioria absoluta dos assentos no Parlamento do Reino Unido nas eleições realizuadas nesta quinta-feira (12/12) no país. Esse resultado eleitoral garante ao premiê o número …

Simples e atemporal, azul clássico é a cor de 2020, segundo a Pantone

A cor do ano de 2020 será o Classic Blue, um azul clássico que oferece estabilidade e conexão. Quem diz isso é a Pantone, a principal empresa de cores do mundo, que oferece o sistema …

Segredos do idioma dos orangotangos são revelados

Um novo estudo da Universidade de Exeter (Inglaterra) desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Exaustos com o Brexit, britânicos vão às urnas pela quarta vez em quatro anos

O Reino Unido está indo às urnas nesta quinta-feira (12) para o que está sendo chamada de a eleição mais importante desta era. Os britânicos estão diante de duas escolhas: apoiar o primeiro-ministro conservador Boris Johnson e …

VÍDEO da NASA revela degelo dramático das geleiras do Alasca

Vídeo recém-publicado mostra derretimento de geleiras e calotas de gelo do Alasca visto do espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos, e dão aos cientistas novas ideias relacionadas aos efeitos das mudanças climáticas …