“Navio fantasma” com oito corpos aparece na costa do Japão

Um navio de madeira sem tripulação apareceu em uma praia do Japão com oito corpos já em estado de decomposição. O barco seria, aparentemente, originário da Coreia do Norte. Autoridades japonesas tentam identificar os corpos e desvendar o mistério do “navio fantasma”, encontrado na costa noroeste do país.

Há suspeitas de que se trate de uma embarcação norte-coreana, uma vez que já é considerado normal que barcos de pesca da Coreia do Norte sejam arrastados pelas correntes marítimas e fiquem à deriva nessa área.

O barco tinha 7 metros de comprimento e apareceu encalhado em uma praia perto da cidade japonesa de Oga, no domingo (26).

A embarcação estava sem dispositivos de navegação, mas tinha oito corpos – alguns ainda em estado de decomposição e outros já esqueletos.

O “navio fantasma” foi encontrado dias depois de um grupo de homens que se diziam norte-coreanos ter aparecido em outra embarcação em Yurihonjo, a mesma região.

Vivos e em razoável estado de saúde, esses homens contaram que saíram da Coreia do Norte para pescar lulas e acabaram chegando ao Japão depois de enfrentar dificuldades com a embarcação.

A agência de notícias Reuters informou que outros dois corpos foram encontrados no fim de semana na ilha Sado. Junto aos restos mortais estava um maço de cigarros de uma marca norte-coreana e outros pertences com letras em coreano.

As autoridades japonesas afirmam que é comum avistar embarcações da Coreia do Norte a desviar da rota e entrar em mares do Japão. Às vezes, a guarda costeira tem que resgatar a tripulação desses barcos.

Celia Hatton, correspondente da BBC, afirma que a aparição de “navios fantasma” é uma consequência das tentativas da Coreia do Norte de saciar a fome no país, exigindo grandes quotas de frutos do mar.

Isso obrigaria os pescadores a se aventurarem no mar, mesmo que sem equipamentos de segurança ou algum tipo recurso para fazer uma eventual chamada de socorro.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Álcool danifica o cérebro na adolescência

Se nós confiarmos apenas nas propagandas parece que o álcool de uma cerveja, uma taça de vinho ou de algum destilado serve apenas para unir as pessoas e deixá-las alegres. Mas o álcool pode ter …

Joe Biden reverterá políticas trumpistas logo após posse

Já nas primeiras horas após assumir, novo chefe de Estado americano assinará uma série de decretos presidenciais abordando pandemia, dificuldades da economia nacional, injustiça racial e mudança climática. O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, …

Rússia prende opositor Alexei Navalny no desembarque em Moscou

O Serviço Prisional Russo (FSIN) confirmou ter prendido o opositor Alexei Navalny neste domingo, na chegada dele a Moscou. O Kremlim o acusa de ter violado as condições de uma pena de prisão suspensa …

Ikea agora vende mini casas móveis para quem quer uma vida simples, livre e sustentável

Quem sonha com uma vida mais nômade, livre de amarras e principalmente ecologicamente correta poderá encontrar na IKEA uma parceira capaz de tornar tal sonho em realidade: em uma casa móvel, sustentável, bonita e praticamente …

O zumbido de fundo do universo pode ter sido ouvido pela primeira vez

Baseado no que sabemos sobre ondas gravitacionais, o Universo deve estar cheio delas. Cada par de buracos negros ou estrelas de nêutrons e colisão, cada supernova com núcleo em colapso — até mesmo o próprio …

"Não comemorei ou me orgulhei de ter banido Trump do Twitter", diz Jack Dorsey

Em uma série de tuítes, Jack Dorsey, cofundador e CEO do Twitter, defendeu o banimento de Donald Trump da rede social na última sexta-feira (8). Segundo o executivo, essa foi a medida certa para a …

EUA adicionam Xiaomi e mais 8 empresas chinesas à lista de companhias ligadas a militares

Departamento de Defesa dos EUA lista Xiaomi e mais oito empresas por ligações com militares chineses. Para analistas, a listagem é um "frenesi final" do governo Trump em sua campanha anti-China. Na quinta-feira (14), o Departamento …

Petrobras é a segunda maior do mundo em operações no oceano

Entre as 100 maiores corporações transnacionais que operam nos oceanos mundo afora, a Petrobras aparece em segundo lugar. A lista, divulgada nesta quarta-feira (13/01), é parte de uma pesquisa publicada na renomada revista Science Advances, …

Estudo detecta pela 1ª vez em que resulta colisão de 3 buracos negros

Um novo estudo da agência espacial norte-americana NASA revela novas informações sobre o que acontece após colisões entre três buracos negros supermassivos. Com a ajuda do Observatório de Raios X Chandra, da NASA, e vários outros …

5 razões por que 2021 pode ser um ano crucial na luta contra o aquecimento global

O mundo tem um tempo limitado para agir de modo a evitar os piores efeitos das mudanças climáticas. A pandemia de covid-19 foi o grande problema de 2020, sem dúvida, mas espera-se que, até o final …