EUA apreendem cargueiro da Coreia do Norte

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (09/05) que apreenderam um dos principais cargueiros da Coreia do Norte, o Wise Honest, por violar as sanções impostas pela comunidade internacional ao país. Essa foi a primeira vez que uma embarcação de Pyongyang é capturada neste contexto.

Segundo o Departamento de Justiça dos EUA, a embarcação estava sendo utilizada para o transporte de carvão e maquinaria pesada, o violando as sanções impostas ao regime de Kim Jong-un.

“A ação civil de hoje é a primeira apreensão de um cargueiro norte-coreano por violar as sanções internacionais“, afirmou o promotor do Distrito Sul de Nova York, Geoffrey Berman, em comunicado divulgado pelo Departamento de Justiça.

O Wise Honest é um dos principais cargueiros do país e, segundo o governo americano, era usado para transportar de maneira ilícita carvão produzido pelas indústrias norte-coreanas e para trazer de volta maquinaria pesada para abastecer o regime de Kim Jong-un.

O comunicado divulgado pelo Departamento de Justiça diz que os pagamentos para a manutenção e para realizar melhorias na embarcação foram feitas em dólares e através do sistema financeiro americano. Essas operações também violam a legislação do país e as resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

O Departamento de Justiça tomou posse do cargueiro um ano após sua detenção na Indonésia. Em abril de 2018, a embarcação foi apreendida pelo governo indonésio após violar as sanções. Carregado com uma remessa de carvão estimada em 3 milhões de dólares, o navio entrou em águas indonésias com seu sistema de rastreamento desligado e operando com registros da Coreia do Norte e Serra Leoa. Na época, o capitão foi preso acusado de navegar com uma bandeira falsa.

Diante dos usos ilícitos do navio, em julho de 2018, um juiz americano emitiu um mandato de captura da embarcação. Segundo autoridades dos EUA, o cargueiro foi confiscado da Indonésia e será rebocado até a Samoa Americana.

Uma resolução do Conselho de Segurança da ONU, aprovada contra a Coreia do Norte devido aos lançamentos de mísseis balísticos intercontinentais realizados pelo regime de Kim, proíbe, desde agosto de 2017, a venda de produtos minerais extraídos no país.

O texto aprovado também afirma que os governos devem proibir seus cidadãos de iniciar novos negócios com empresas e indivíduos norte-coreanos e, com certas exceções, expandir os já existentes.

A medida foi negociada pelos EUA com a China, principal aliado da Coreia do Norte na ONU, e se soma a outras sanções econômicas similares já aplicadas contra o governo de Kim Jong-un.

A apreensão do navio ocorreu horas depois de a Coreia do Norte ter lançado dois mísseis de curto alcance. O lançamento foi o segundo em menos de uma semana e é mais um sinal de que o país está retomando o seu programa nuclear. O ato ocorre num momento no qual as conversações sobre a desnuclearização da península e as negociações com os EUA se encontram estagnadas. A divulgação de que agora o cargueiro está sob custódia dos Estados Unidos pode aumentar ainda mais a tensão.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …