Alemães voltam a estocar papel higiênico

sxc

Com o aumento no número de casos de covid-19 na Alemanha nas últimas semanas e a possibilidade de novas restrições, algumas redes de supermercado do país já começaram a registrar aumento na demanda por determinados produtos, como papel higiênico.

Em março e abril, no auge da pandemia na Europa, as chamadas Hamsterkäufe (compras de Hamster, na tradução literal) fizeram determinados itens desapareceram das prateleiras de supermercados. Muitas pessoas acumularam papel higiênico e produtos não perecíveis temendo um desabastecimento. A alta procura fez com que muitas lojas limitassem o número de pacotes de um mesmo produto por família.

Agora, grandes redes de supermercado alemãs, como Aldi Süd e Lidl, disseram ter voltado a registrar um aumento nas vendas de certas mercadorias.

“Atualmente, estamos observando mais uma vez um ligeiro aumento na demanda por determinados produtos em nossas filiais, incluindo papel higiênico”, afirmou a rede Aldi Süd à revista Wirtschaftswoche.

Markus Billstein, diretor-administrativo de um supermercado da rede Edeka em Wuppertal, na Renânia do Norte-Vestfália, também notou um aumento maciço na demanda por papel toalha, papel higiênico e alimentos não perecíveis, como macarrão e farinha.

Ao jornal local Wuppertaler Rundschau, Billstein disse que o mesmo está ocorrendo em outras lojas. Para ele, trata-se de um comportamento egoísta em relação aos outros clientes, que acabam se deparando com prateleiras vazias.

“Se todos os clientes comprarem normalmente, as cadeias de abastecimento serão mantidas. Não surgirão gargalos, e todos serão abastecidos suficientemente”, garantiu.

A rede Lidl também observou mudança no consumo dos clientes, mas afirmou que não há motivo para pânico. “Em algumas regiões e filiais estamos registrando pontualmente uma demanda ligeiramente maior na linha de higiene. No entanto, estamos bem preparados para uma mudança na situação, e poderemos reagir rapidamente para abastecer as filiais com mercadorias suficientes”, disse a empresa.

Por outro lado, as redes de supermercado Rewe e Kaufland e a rede de drogarias DM disseram ainda não ter percebido um comportamento diferente.

No início da pandemia, as vendas de papel higiênico em drogarias, supermercados e até no varejo dispararam na Alemanha. Na segunda semana de março, por exemplo, as vendas foram 135% maiores do que no mesmo período do ano passado, segundo dados da empresa de pesquisas de mercado IRI. Depois, a demanda caiu drasticamente antes de os números voltarem a se estabilizar, em julho.

Para o especialista em varejo Dominick Overbeck, da IRI, é possível que haja uma nova onda de Hamsterkäufe no país. Mas também pode ser que, com base na experiência da primeira onda, os consumidores não temam as lacunas de abastecimento e deixem de fazer grandes estoques.

Em maio, um estudo da companhia de análise de mercado Nielsen mostrou que 53% dos alemães entre 18 e 29 anos e 51% entre 30 e 39 anos admitiram ter comprado mais comida, papel higiênico e sabão durante a pandemia. Em comparação, apenas 19% dos maiores de 60 anos e 24% das pessoas na faixa dos 50 anos reforçaram seus estoques.

Nesta quinta-feira, a Alemanha registrou 6.638 novas infecções pelo coronavírus, maior número desde o começo da pandemia.

// DW

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …