UE pede que Netflix e YouTube limitem serviços para evitar queda de conexões

Netflix

A União Europeia (UE) pediu que empresas que ofereçam serviços de grande demanda de conexão banda larga, como Netflix e YouTube, limitem seus serviços de forma a aliviar o tráfego em conexões de banda larga no velho continente.

Isso porque, com o avanço do da COVID-19 pelo mundo, companhias de muitos países adotaram o regime de trabalho remoto a fim de se evitar novos casos do problema.

Com esse êxodo imposto pela doença, a população efetivamente usará mais e mais serviços de conexão de banda larga residencial, o que de causar um aumento significativo de tráfego para os provedores de serviços de internet e, embora as empresas de telefonia assegurem estruturas capazes de suportar a alta súbita de demanda, a UE teme que o aumento taxativo de streaming de vídeos, jogos online e outros serviços similares possam causar quedas de funcionamento da rede como um todo.

O temor pelo aumento não vem sem causa: de acordo com Scott Petty, CTO da britânica Vodafone, os picos de consumo de banda larga antes eram limitados às noites (quando, em situação normal, você volta do trabalho para casa), mas hoje já se tem registros de altas começando tão cedo quanto meio dia, em alguns casos.

Já a Telecom Italia registrou 75% de aumento de tráfego no país — um surto atribuído a jogos online como Call of Duty e Fortnite. Vale citar: a Itália é um dos países mais afetados pelo avanço do coronavírus no mundo. O país se encontra quase que totalmente fechado para o exterior e o volume de casos confirmados lá é de quase 36 mil, sendo 28.710 ativos, 4.025 recuperados e 2.978 mortes, segundo o Bing COVID Tracker.

Diante do quadro, a União Europeia pede por uma limitação de certos serviços: embora ela não possa exigir que as empresas parem de atuar, medidas de interesse do bloco vêm sendo sugeridas pelas autoridades, como restringir a qualidade dos vídeos para definição padrão, ou seja, inferior ao Full HD (1080p), além de comunicados populacionais pedindo que usuários tenham parcimônia ao usar a internet.

Falando ao Techradar, um dos comissários de tecnologia da UE, Thierry Breton, disse que as empresas “têm uma responsabilidade conjunta para assegurar que sejam tomados os passos que garantam um funcionamento fluído da internet”.

Um porta-voz da Netflix concordou, em certo grau, com a opinião da UE: “O comissário Breton está certo em ressaltar a importância de assegurarmos que a internet continue a funcionar devidamente durante esse período tão crítico. “Nós viemos nos concentrando na eficiência da rede há muitos anos, incluindo a oferta de nosso serviço de conexão aberta de forma gratuita para empresas de telecomunicação”.

Ainda não se sabe, porém, se o pedido da União Europeia será atendido pelas empresas de internet.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …