Após críticas, Amazon aumenta 36% salário mínimo da empresa

B!T

Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo e fundador da Amazon, diz que a empresa ouviu as críticas e vai aumentar os salários mínimos dos trabalhadores a partir do dia 1º de novembro.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (2) depois de críticas que acusavam a empresa americana de funcionar à base de mão de obra majoritariamente “low cost”.

De acordo com o Washington Post, em solo americano a subida é de 36%. Os funcionários que ganhavam 11 dólares por hora passarão, a partir do próximo mês, a ganhar 15 dólares por hora. A medida aparece como reação às acusações de que a empresa cometeria abusos e excessos para com seus empregados.

Antes do aumento, o salário médio anual dos trabalhadores da Amazon rondava os 35 mil dólares. Quase 3 mil dólares por mês.

Os trabalhadores nas sedes europeias também vão receber aumentos.

Cerca de 40 mil funcionários vão passar a receber 10,67 euros por hora e aqueles que estão em Londres irão ver o vencimento por hora atingir os 11,79 euros. Antes do aumento, os trabalhadores britânicos recebiam 8,98 euros por cada hora de trabalho – um aumento salarial entre 18% e 28%.

Os novos salários entrarão em vigor a partir do próximo dia 1º de novembro e atingirão mais de 250 mil funcionários efetivos e 100 mil temporários nos EUA. No Reino Unido, o número de funcionários é menor: 17 mil efetivos e 20 mil temporários.

“Ouvimos os nossos críticos, pensamos muito sobre o que queríamos fazer e decidimos que queremos liderar“, afirmou Jeff Bezos ao anunciar o novo salário mínimo da empresa. “Estamos entusiasmados com essa mudança e incentivamos nossos concorrentes e outras grandes empresas a se juntarem a nós”, acrescentou.

Com esses valores, o salário mínimo da Amazon passa a ser 21% acima do salário mínimo inglês e o dobro do americano.

Ainda durante o anúncio, Jeff Bezos afirmou que usará os lobbies para pressionar o governo americano a aumentar o salário mínimo nacional que, atualmente, está fixado nos 7,25 dólares por hora.

Achamos que esse valor é muito baixo. Nós podemos procurar o Congresso para definir novos parâmetros de um novo salário, mais alto em toda a escala federal”.

Jay Carney, vice-presidente para os assuntos empresariais da Amazon afirmou pretender “defender um aumento do salário mínimo que terá um impacto profundo na vida de dezenas de milhões de pessoas e de famílias em todo o país”.

Bernie Sander, senador democrata e opositor de Hillary Clinton na corrida à Casa Branca em 2016, apesar de ser uma das vozes mais críticas das políticas salariais da empresa, já parabenizou a Amazon pela iniciativa.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Relíquia do Jurássico: descoberto animal marinho cuja espécie vive há 180 milhões de anos

Um grupo de pesquisadores descreveu uma nova espécie de ofíuros – um animal marinho parecido com as estrelas-do-mar, que recebeu o nome de Ophiojura, informou nesta quinta-feira (17) Tim O’Hara, curador dos Museus Victoria (Austrália) …

Projeto de estrada cortando parque das cataratas de Iguaçu ameaça outras áreas de proteção pelo Brasil

Uma das paisagens naturais mais impressionantes do Brasil e reconhecida pela Unesco, o Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as cataratas, no Paraná, pode ser cortado ao meio por uma rodovia asfaltada – em …

Por que a imunidade de rebanho está longe de ser realidade

Embora costume ser apresentada como simples cálculo matemático, alcançar a imunidade de rebanho não é tarefa fácil. Ela não só depende da infecciosidade das variantes, como da adoção de medidas sanitárias pela população. Apesar das campanhas …

Uso de maconha na adolescência pode atrapalhar o desenvolvimento do cérebro

O consumo de maconha pode ser prejudicial ao cérebro humano durante a adolescência, de acordo com estudo publicado na última quarta-feira (16). Segundo a pesquisa, realizada em regiões da Europa, o uso recreativo da planta pode …

EUA terão feriado para comemorar fim da escravidão

Data já celebrada na maioria dos estados vai se tornar feriado federal. O "Juneteenth" lembra dia em que os últimos escravos negros foram libertados no país, em 1865. Após aprovação pelo Congresso dos Estados Unidos na …

5 perguntas sobre os denisovanos, 'parentes' extintos dos humanos modernos que viveram na Terra há 50 mil anos

Desde que os primeiros vestígios dos denisovanos foram descobertos em 2008, os cientistas não descansaram tentando obter mais informações sobre eles. A tarefa, no entanto, não tem sido fácil, porque até agora só foram encontrados pequenos …

Calheiros anuncia nome das 14 pessoas que passaram de testemunhas a investigados na CPI da Covid

Segundo senador, é preciso mudar o "patamar" da investigação pois já há provas e indícios concretos contra as pessoas inseridas na lista, que agora será encaminhada ao presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM). Nesta sexta-feira (18), …

Turistas “madrugam” para visitar Disneyland Paris, que reabre após oito meses por causa da pandemia

Depois de oito meses de portas fechadas, o parque Disneyland Paris reabriu para o público nesta quinta-feira (17). A atração, um dos principais destinos turísticos da Europa, volta a funcionar, mas mantém medidas sanitárias …

Cientistas desvendam mistério de 'apagamento' de estrela gigante Betelgeuse

Astrônomos dizem que solucionaram o mistério sobre por que uma das mais conhecidas estrelas que iluminava o céu à noite começou a perder o brilho há cerca de um ano. Betelgeuse, uma supergigante vermelha da …

Portugal isola Lisboa para conter disseminação de variante

Em meio a alta de casos e difusão da variante delta do coronavírus, detectada inicialmente na Índia, governo português restringe circulação para dentro e para fora da região metropolitana da capital no fim de semana. Em …