Candidato a vereador vai plantar uma árvore para cada voto que receber em Dourados

Marcelo Camargo / Agência Brasil

O combate às mudanças climáticas e ao desmatamento para Franklin Schmalz, candidato pelo PSOL a vereador na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, é um compromisso direto e concreto, a ser posto em prática a partir de cada voto.

Essa, no entanto, não é uma vaga promessa de campanha nem uma metáfora política, mas sim uma determinação literal: para cada voto recebido, Schmalz irá plantar uma árvore. O plano foi publicado recentemente em suas redes sociais, como uma resposta ao calor escaldante registrado na região nos dias que antecederam a postagem.

A ideia do candidato, que concorre a um cargo eletivo pela primeira vez, é não só ilustrar sua agenda política como também seu estilo, caso seja eleito, a partir de tal ação, mas também sublinhar as atitudes que cada um pode fazer pelo meio-ambiente e a arborização da cidade – mesmo aqueles que não possuem um cargo público.

Além de plantar novas árvores, Schmalz lembrou que é dever do cidadão, por exemplo, denunciar as podas irregulares e radicais, daquelas que cortam toda a copa e devastam a árvore – prática tratada como crime ambiental em Dourados.

Além disso, a iniciativa de transformar cada voto em uma árvore busca divulgar um serviço de requisição de mudas oferecido pelo Instituto de Meio Ambiente de Dourados (IMAM) – que incentiva o plantio e oferece as orientações corretas para a região.

Através do serviço, o IMAM informa, por exemplo, uma lista de espécies que não são indicadas, e oferece mudas gratuitas que podem ser requisitadas a partir do portal do Instituto no site da prefeitura de Dourados. Nos comentários da postagem de Schmalz, compartilhada no Instagram e no Facebook, muitos potenciais eleitores já debatiam, entre ipês e mangueiras, por exemplo, quais espécies gostariam que correspondessem a seus votos.

Aos 25 anos, Franklin Schmalz é formado em Relações Internacionais, com mestrado em sociologia pela UFGD, e experiência como dirigente do Movimento Estudantil – era presidente do Conselho Municipal da Juventude de Dourados, até se afastar para concorrer ao cargo de vereador.

Como parte do coletivo Fórum Municipal de Áreas Verdes de Dourados, Schmalz passou a participar de debates sobre a pauta ambiental, que se tornou parte de sua agenda enquanto candidato.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Os estados quânticos mais extremos são descobertos por cientistas

Pela primeira vez, físicos descobriram uma maneira de definir matematicamente o grau de quanticidade que qualquer coisa — seja partícula, átomo, molécula ou mesmo um planeta — exibe A partícula de luz é uma bola zunindo …

Itália supera a marca de 50 mil mortos por COVID-19

Primeiro país ocidental a registrar casos da doença torna-se o sexto do mundo a alcançar esta marca. País é o que mais teve mortes no continente nos últimos dias. O governo italiano informou nesta segunda-feira (23) …

Covid-19: EUA pretendem lançar campanha de vacinação em dezembro

O país, o mais atingido pela epidemia no mundo, espera vacinar sua população 24 horas após a concessão da autorização de emergência pelo FDA, a agência americana reguladora de medicamentos. A reunião pública de …

França quer punir delito de "ecocídio"

Membros do governo francês anunciaram neste domingo (22/11) que pretendem promover uma projeto de lei para punir o "delito de ecocídio" com o objetivo de combater danos graves e intencionais ao meio ambiente, com previsão …

Barco em formato de ziper “abre” os mares enquanto navega

Se na fábula bíblica Moisés abriu o Mar Vermelho, o designer japonês Yasuhiro Suziki decidiu tornar a metáfora quase literal, ao criar um barco no formato de um imenso zíper. O resultado é ao mesmo tempo …

Soldado medieval encontrado com espada e facas no fundo de um lago da Lituânia

Mais de 500 anos atrás, o corpo de um soldado medieval assentou no fundo de um lago da Lituânia e por séculos ficou escondido sob a lama. Agora, esses restos submersos finalmente foram encontrados. O esqueleto …

Como cientistas querem fazer 'viagem no tempo' por meio do olfato

Pinturas como a Mona Lisa atraem milhões de visitantes todos os anos a museus em todo o mundo. Imagine se, junto ao impacto visual da obra-prima de Leonardo da Vinci, eles também pudessem sentir o …

Companhias aéreas que voam para o Brasil em meio à pandemia

Maioria das empresas aéreas cortou rotas internacionais para o Brasil devido ao coronavírus e fechamento de fronteiras. Porém, algumas ainda têm voos programados. Veja a lista. Várias companhias aéreas cortaram voos internacionais para o Brasil devido …

Mais de 500 pescadores contraem doença de pele misteriosa no Senegal

Mais de 500 pescadores foram infectados por um doença de pele misteriosa no Senegal após retornarem do mar, informou um oficial sênior de Saúde do governo nesta quinta-feira (19). Os homens, que vêm de diversas cidade …

Animais domésticos ou silvestres não transmitem Covid-19 na França, diz agência sanitária

Após a análise de novos dados científicos, a agência nacional de segurança sanitária da França (ANSES) atualizou nesta quinta-feira (19) o relatório publicado em abril de 2020 sobre o potencial de transmissão da Covid-19 por …