Androide será apresentadora de programa de televisão no Japão

Uma androide hiper-realista será a nova apresentadora de um programa de televisão online e ao vivo no Japão, como parte de um experimento social que pretende mostrar que um robô é capaz de se desenvolver ao interagir com seres humanos através da comunicação.

“Androidol U” (do inglês “idol”, de “ídolo”), que foi apresentada nesta quarta-feira em Tóquio, tem 1,60m de altura, pesa aproximadamente o mesmo que um ser humano e responde de forma autônoma aos interlocutores que se comunicam com ela pelo portal de vídeos “Niconico”.

Durante a apresentação, a androide apareceu no palco sentada em uma moderna cadeira em formato de bola e leu alguns comentários dos interlocutores, como um que a elogiava por estar muito bonita, o que ela contestou ao dizer: “Isso me deixa com muita vergonha”, em voz mecânica.

“U” tem a aparência de uma jovem japonesa com franja, veste uma blusa branca, calça e sapatos de salto. Maquiagem e esmalte completam o “look” hiper-realista.

No Japão, estes androides já são protagonistas de vitrines, peças de teatro e filmes. O cientista japonês Hiroshi Ishiguro, “pai” da androide e conhecido por ter criado um clone robótico de si mesmo, afirmou que nos próximos anos esses robôs oferecerão ajuda em lugares públicos, shoppings, estações e escolas, inclusive como professores.

“U” é o primeiro destes novos robôs: a interação com os usuários através de seu programa semanal servirá para aumentar seu vocabulário e contribuir para uma melhora de sua inteligência artificial.

“Tenho 22 anos, mas nasci com 22 anos”, brincou a androide durante a apresentação.

“A comunicação com os usuários ajuda a superar as limitações do androide. Quantos mais dados são acumulados, mais ajuda o desenvolvimento”, afirmou Ishiguro, professor da Universidade de Osaka e diretor do Laboratório de Telecomunicações Avançadas que leva seu nome no Japão.

Esta é uma boa forma de tirar o androide do laboratório e fazer com que adquira novos conhecimentos através da interação com os seres humanos, explicou. O projeto foi desenvolvido pelo próprio Ishiguro, em colaboração com a companhia de telecomunicações Dwango – dona de “Niconico” – e as lojas de departamento Parco.

“Nosso objetivo é fazer com que o androide possa finalmente ajudar na comunicação entre as pessoas”, argumentou. De acordo com o cientista, o projeto também é ideal para saber se um androide pode chegar a ser aceito como “ídolo” da sociedade. “É um teste muito interessante para saber o que as pessoas realmente pensam dela“, acrescentou.

Ainda não foi divulgada a data exata na qual começará o programa e, “por enquanto”, os responsáveis pelo projeto descartam a comercialização da androi

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …