Androide será apresentadora de programa de televisão no Japão

Uma androide hiper-realista será a nova apresentadora de um programa de televisão online e ao vivo no Japão, como parte de um experimento social que pretende mostrar que um robô é capaz de se desenvolver ao interagir com seres humanos através da comunicação.

“Androidol U” (do inglês “idol”, de “ídolo”), que foi apresentada nesta quarta-feira em Tóquio, tem 1,60m de altura, pesa aproximadamente o mesmo que um ser humano e responde de forma autônoma aos interlocutores que se comunicam com ela pelo portal de vídeos “Niconico”.

Durante a apresentação, a androide apareceu no palco sentada em uma moderna cadeira em formato de bola e leu alguns comentários dos interlocutores, como um que a elogiava por estar muito bonita, o que ela contestou ao dizer: “Isso me deixa com muita vergonha”, em voz mecânica.

“U” tem a aparência de uma jovem japonesa com franja, veste uma blusa branca, calça e sapatos de salto. Maquiagem e esmalte completam o “look” hiper-realista.

No Japão, estes androides já são protagonistas de vitrines, peças de teatro e filmes. O cientista japonês Hiroshi Ishiguro, “pai” da androide e conhecido por ter criado um clone robótico de si mesmo, afirmou que nos próximos anos esses robôs oferecerão ajuda em lugares públicos, shoppings, estações e escolas, inclusive como professores.

“U” é o primeiro destes novos robôs: a interação com os usuários através de seu programa semanal servirá para aumentar seu vocabulário e contribuir para uma melhora de sua inteligência artificial.

“Tenho 22 anos, mas nasci com 22 anos”, brincou a androide durante a apresentação.

“A comunicação com os usuários ajuda a superar as limitações do androide. Quantos mais dados são acumulados, mais ajuda o desenvolvimento”, afirmou Ishiguro, professor da Universidade de Osaka e diretor do Laboratório de Telecomunicações Avançadas que leva seu nome no Japão.

Esta é uma boa forma de tirar o androide do laboratório e fazer com que adquira novos conhecimentos através da interação com os seres humanos, explicou. O projeto foi desenvolvido pelo próprio Ishiguro, em colaboração com a companhia de telecomunicações Dwango – dona de “Niconico” – e as lojas de departamento Parco.

“Nosso objetivo é fazer com que o androide possa finalmente ajudar na comunicação entre as pessoas”, argumentou. De acordo com o cientista, o projeto também é ideal para saber se um androide pode chegar a ser aceito como “ídolo” da sociedade. “É um teste muito interessante para saber o que as pessoas realmente pensam dela“, acrescentou.

Ainda não foi divulgada a data exata na qual começará o programa e, “por enquanto”, os responsáveis pelo projeto descartam a comercialização da androi

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …