Anúncio polêmico da Pepsi durou menos de 24 horas

A Pepsi lançou ontem (5) um anúncio com a modelo Kendall Jenner. Menos de 24 horas depois do lançamento do vídeo, a marca escolheu retirá-lo do ar como reação aos protestos que causou.

“A Pepsi tentava projetar uma mensagem global de união, paz e compreensão. Claramente, falhamos no objetivo e pedimos desculpa. Não foi nossa intenção menosprezar nenhum assunto sério. Estamos removendo o conteúdo e vamos cessar qualquer publicação adicional. Lamentamos igualmente termos colocado Kendall Jenner nesta posição”, destacou a marca no Twitter.

No vídeo de dois minutos, Jenner posa para uma sessão fotográfica, enquanto na rua se junta uma multidão em protesto pacífico. No momento seguinte, a modelo arranca a peruca loira, tira a maquiagem e agarra uma lata de Pepsi, que depois oferece a um dos policiais responsáveis por controlar os manifestantes.

O final do anúncio publicitário criou uma manifestação nas redes sociais pior do que aquela que tentou representar no filme. Usuários criticaram o vídeo por retirar a importância de movimentos sociais e reduzi-los a uma marcha para tirar fotografias.

Outros viram o momento em que Jenner entrega a lata de Pepsi a um policial como uma apropriação da imagem icônica de Ieshia Evans, a ativista do movimento Black Lives Matter, quando foi presa durante um protesto em Baton Rouge.

Os críticos apontam a estratégia de “apagar” o racismo e a brutalidade policial com uma lata de refrigerante e de recorrer a problemas de impacto mundial para publicidade.

A repercussão do anúncio foi acompanhada de críticas de personalidades como Bernice King, filha de Martin Luther King que, na rede social Twitter, ironiza, “se o meu pai soubesse do poder da Pepsi”.

Na página do Facebook da PepsiCo, vários internautas afirmaram que irão trocar o seu refrigerante pela concorrente Coca-Cola e houve ainda quem ameaçasse fazer um boicote total à empresa.

// ZAP

COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Tem muito idiota nesse mundo que não tem nada o que fazer. O que vocês tem de fazer é não abaixar a cabeça para esses críticos e colocar o vídeo no ar novamente. Quantas pessoas se sentiram ofendidas? Provavelmente a minoria. Este mundo está precisando de pessoas sérias, comprometidas com o bem estar social. O que precisamos é de boas propostas e mais participação, sem baderna.

  2. O mundo de hoje cada vez mais chato ! Essa geração MI MI MI que não tem o que pensar fica implicando e procurando ” pelo em ovo ” em tudo o se faz .

  3. Video muito show. hoje tudo é politicamente correto!!! E olha o mundo que vivemos. Não podemos nos expressar. A inversão de valores está …………………..

DEIXE UM COMENTÁRIO:

As vovós que lutam pela democracia na Polônia

Idosas polonesas organizam protestos regulares contra erosão da democracia no país, governado por partido ultraconservador. "Não sou capaz de ficar tranquila em casa, cada violação dos direitos me dói", diz aposentada. Clima de fim de expediente …

Coruja super rara dá o ar da graça depois de 125 anos

A coruja rajá de Bornéu (Otus brookii brookii) é uma espécie tão pequena que apenas seu tamanho já tornaria sua identificação mais complexa. Nativa do Sudeste da Ásia e com peso médio de apenas 100 gramas, …

Nintendo bate todos os recordes de lucros com videogames durante a pandemia

A Nintendo apresentou resultados recordes para o ano fiscal de 2020/21 encerrado em 31 de março, impulsionada pela mania global dos videogames em tempos de pandemia, mas o grupo japonês não espera repetir essa …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

Médicos no Canadá têm deparado com pacientes que apresentam sintomas semelhantes aos da doença de Creutzfeldt-Jakob, um mal raro e fatal que ataca o cérebro. Mas quando resolveram investigar o mal em mais detalhe, o …

Governador do Rio diz que operação que terminou com 25 mortos foi ação de 'inteligência'

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que a operação da Polícia Civil realizada no Jacarezinho foi "ação pautada e orientada por longo e detalhado trabalho de inteligência e investigação".  A operação terminou com …

Butantan diz que ataques de Bolsonaro à China afetam vacinas

Presidente insinuou que chineses, principais fornecedores de matéria-prima para imunizantes ao Brasil, criaram vírus como parte de "guerra química". "Essas declarações têm impacto", diz diretor do Instituto Butantan. A direção do Instituto Butantan e o governador …

Fotos da última sessão de Kurt Cobain são vendidas como NFT

As imagens da última sessão de fotos da vida do compositor e cantor Kurt Cobain irão a leilão em formato de token não-fungível, os célebres NFTs. O anúncio foi feito por Jesse Frohman, fotógrafo por trás …

EUA, França e Rússia apoiam quebra de patentes contra a Covid-19, mas laboratórios resistem

A ideia de suspender as patentes da fabricação de vacinas contra a Covid-19 continuou a ganhar apoio em todo o mundo nesta quinta-feira, após o impulso inicial dado Estados Unidos. Porém, os laboratórios resistem, …

Descoberta a evidência mais antiga de atividade humana

Uma das atividades mais antigas de humanos foi identificada em uma caverna na África do Sul. Uma equipe de geólogos e arqueólogos encontrou evidências de que nossos ancestrais estavam fazendo fogo e ferramentas na Caverna …

Jeff Bezos: os planos do homem mais rico do mundo para voo espacial turístico

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, afirma que está pronto para levar pessoas ao espaço. A empresa Blue Origin, do empresário americano detentor de uma fortuna estimada em R$ 1 trilhão, diz que lançará uma tripulação …