Anúncio polêmico da Pepsi durou menos de 24 horas

A Pepsi lançou ontem (5) um anúncio com a modelo Kendall Jenner. Menos de 24 horas depois do lançamento do vídeo, a marca escolheu retirá-lo do ar como reação aos protestos que causou.

“A Pepsi tentava projetar uma mensagem global de união, paz e compreensão. Claramente, falhamos no objetivo e pedimos desculpa. Não foi nossa intenção menosprezar nenhum assunto sério. Estamos removendo o conteúdo e vamos cessar qualquer publicação adicional. Lamentamos igualmente termos colocado Kendall Jenner nesta posição”, destacou a marca no Twitter.

No vídeo de dois minutos, Jenner posa para uma sessão fotográfica, enquanto na rua se junta uma multidão em protesto pacífico. No momento seguinte, a modelo arranca a peruca loira, tira a maquiagem e agarra uma lata de Pepsi, que depois oferece a um dos policiais responsáveis por controlar os manifestantes.

O final do anúncio publicitário criou uma manifestação nas redes sociais pior do que aquela que tentou representar no filme. Usuários criticaram o vídeo por retirar a importância de movimentos sociais e reduzi-los a uma marcha para tirar fotografias.

Outros viram o momento em que Jenner entrega a lata de Pepsi a um policial como uma apropriação da imagem icônica de Ieshia Evans, a ativista do movimento Black Lives Matter, quando foi presa durante um protesto em Baton Rouge.

Os críticos apontam a estratégia de “apagar” o racismo e a brutalidade policial com uma lata de refrigerante e de recorrer a problemas de impacto mundial para publicidade.

A repercussão do anúncio foi acompanhada de críticas de personalidades como Bernice King, filha de Martin Luther King que, na rede social Twitter, ironiza, “se o meu pai soubesse do poder da Pepsi”.

Na página do Facebook da PepsiCo, vários internautas afirmaram que irão trocar o seu refrigerante pela concorrente Coca-Cola e houve ainda quem ameaçasse fazer um boicote total à empresa.

// ZAP

COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Tem muito idiota nesse mundo que não tem nada o que fazer. O que vocês tem de fazer é não abaixar a cabeça para esses críticos e colocar o vídeo no ar novamente. Quantas pessoas se sentiram ofendidas? Provavelmente a minoria. Este mundo está precisando de pessoas sérias, comprometidas com o bem estar social. O que precisamos é de boas propostas e mais participação, sem baderna.

  2. O mundo de hoje cada vez mais chato ! Essa geração MI MI MI que não tem o que pensar fica implicando e procurando ” pelo em ovo ” em tudo o se faz .

  3. Video muito show. hoje tudo é politicamente correto!!! E olha o mundo que vivemos. Não podemos nos expressar. A inversão de valores está …………………..

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …