Partidários do presidente turco estão furiosos com anúncio de “La Casa de Papel”

(dr) Antena 3 / Netflix

La Casa de Papel

Vários simpatizantes do presidente turco Recep Tayyip Erdogan consideram que o anúncio gravado em Istambul, para divulgar a segunda temporada da famosa série poderia incitar jovens a um “segundo Gezi”, revolta de 2003 contra o governo.

Segundo o Expresso, no âmbito do lançamento da segunda temporada do recente fenômeno “La Casa de Papel”, a Netflix decidiu divulgar um anúncio gravado em Istambul, que não foi visto com bons olhos pelos partidários do presidente turco.

No anúncio, veem-se vários atores vestidos com trajes vermelhos e com os rostos por trás com máscaras, assim como na série espanhola produzida pela Antena 3, passeando pela cidade turca ao som de “Bella Ciao”, importante música da trama.

“Desde a música aos slogans, das roupas aos cenários, cada imagem inclui mensagens subliminares. Isso tem que ser investigado”, escreveu Ömer Turan, comentarista da cadeia Akit TV, no Twitter, citado pelo semanário.

“Vocês podem achar normal que eles se encontrem em Kadıköy, o símbolo da oposição a Erdogan, mas eu não acho que seja normal”, explica o apoiante do governo, citado pelo Observador.

De acordo com o jornal, Turan considera que o anúncio para divulgar a série transmitida na Netflix incita os jovens turcos a um “segundo Gezi”, a revolta que, em 2003, ameaçou o governo de Erdogan. “É melhor ser paranoico do que ficar sem Estado”, afirmou ainda.

O ex-prefeito de Ancara, Nelih Gökçek, também usou a rede social para mostrar que a intervenção da polícia e dos serviços secretos é necessária porque a série está se tornando um “símbolo de rebeldia” muito perigoso.

Na série criada por Álex Pina, que nas últimas semanas se tornou um fenômeno mundial, um grupo de oito assaltantes, com codinomes de cidades, toma de assalto a Casa Nacional da Moeda espanhola e faz reféns durante vários dias, enquanto o cérebro da operação, o “Professor”, comanda as operações a partir do exterior.

A série está fazendo tanto sucesso que há até quem se deixe influenciar pelo enredo na hora de cometer um crime de verdade. Na semana passada, um grupo de dez criminosos, em Santiago, no Chile, tentaram assaltar um caixa eletrônico vestidos com macacões vermelhos.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Japão lembra 75 anos de bomba de Hiroshima e pede união contra armas nucleares

Esta quinta-feira (6) marca o 75º aniversário do primeiro ataque com bomba atômica do mundo. Cerca de 140 mil pessoas morreram no bombardeio à cidade japonesa, realizado pelo Estados Unidos no fim da Segunda Guerra …

Donald Trump determina bloqueio do TikTok e WeChat nos EUA em 45 dias

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump assinou na noite de ontem (6) uma ordem executiva determinando o fim de relações com as empresas responsáveis pelos apps TikTok e WeChat no país norte-americano. Em comunicado emitido …

Brasil caminha para ter 200 mil mortes pelo coronavírus até outubro, diz especialista

Na semana em que o Brasil deverá registrar 100 mil mortes pelo novo coronavírus, um especialista brasileiro indica que o país caminha para dobrar esse número em dois meses, atingindo 200 mil óbitos pela pandemia …

Petição defende que França assuma controle do Líbano

Suspeita de que desastre em Beirute foi causado por negligência eleva indignação dos libaneses, que pedem mandato francês pelos próximos dez anos no país. Apelo recebe mais de 50 mil assinaturas após visita de Macron. Quase …

Macron visita Beirute devastada e cobra reformas no Líbano

Presidente francês visita local da explosão e ouve apelos por mudanças por parte da população, para quem o desastre é consequência de anos de corrupção, caos público e má gestão. O presidente da França, Emmanuel Macron, …

Após ser engolido, besouro consegue escapar do intestino dos sapos

Uma pesquisa mostrou que o besouro aquático Regimbartia attenuata tem a capacidade de sobreviver ser engolido por um sapo. Todos já ingerimos coisas que parecem querer sair correndo de dentro de nós, mas deve ser muito …

Disney+ chegará à América Latina em novembro

Ao divulgar que ultrapassou a marca de 60 milhões de assinantes, a Disney também reforçou uma informação que traz esperança a muita gente: o Disney+ deve mesmo chegar à América Latina em novembro. A informação foi …

China exorta Trump a não abrir 'caixa de Pandora' com aquisição do TikTok

China apela aos EUA que não abram a caixa de Pandora, exigindo vender a companhia TikTok, eles serão os próprios culpados pelas consequências, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin. O presidente …

Twitter bloqueia conta oficial de campanha de Trump

O Twitter anunciou nesta quarta-feira (5) ter bloqueado temporariamente a conta oficial da campanha de reeleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por conta de um tuíte que continha informação equivocada sobre a …

Líbano inicia luto nacional e recebe ajuda internacional

Diversos países enviam suprimentos médicos a Beirute. Presidente da França chega ao Líbano para avaliar situação. Megaexplosão deixou ao menos 137 mortos, incluindo diplomata alemão, e mais de 5 mil feridos. Beirute amanheceu nesta quinta-feira (06/08) …