Partidários do presidente turco estão furiosos com anúncio de “La Casa de Papel”

(dr) Antena 3 / Netflix

La Casa de Papel

Vários simpatizantes do presidente turco Recep Tayyip Erdogan consideram que o anúncio gravado em Istambul, para divulgar a segunda temporada da famosa série poderia incitar jovens a um “segundo Gezi”, revolta de 2003 contra o governo.

Segundo o Expresso, no âmbito do lançamento da segunda temporada do recente fenômeno “La Casa de Papel”, a Netflix decidiu divulgar um anúncio gravado em Istambul, que não foi visto com bons olhos pelos partidários do presidente turco.

No anúncio, veem-se vários atores vestidos com trajes vermelhos e com os rostos por trás com máscaras, assim como na série espanhola produzida pela Antena 3, passeando pela cidade turca ao som de “Bella Ciao”, importante música da trama.

“Desde a música aos slogans, das roupas aos cenários, cada imagem inclui mensagens subliminares. Isso tem que ser investigado”, escreveu Ömer Turan, comentarista da cadeia Akit TV, no Twitter, citado pelo semanário.

“Vocês podem achar normal que eles se encontrem em Kadıköy, o símbolo da oposição a Erdogan, mas eu não acho que seja normal”, explica o apoiante do governo, citado pelo Observador.

De acordo com o jornal, Turan considera que o anúncio para divulgar a série transmitida na Netflix incita os jovens turcos a um “segundo Gezi”, a revolta que, em 2003, ameaçou o governo de Erdogan. “É melhor ser paranoico do que ficar sem Estado”, afirmou ainda.

O ex-prefeito de Ancara, Nelih Gökçek, também usou a rede social para mostrar que a intervenção da polícia e dos serviços secretos é necessária porque a série está se tornando um “símbolo de rebeldia” muito perigoso.

Na série criada por Álex Pina, que nas últimas semanas se tornou um fenômeno mundial, um grupo de oito assaltantes, com codinomes de cidades, toma de assalto a Casa Nacional da Moeda espanhola e faz reféns durante vários dias, enquanto o cérebro da operação, o “Professor”, comanda as operações a partir do exterior.

A série está fazendo tanto sucesso que há até quem se deixe influenciar pelo enredo na hora de cometer um crime de verdade. Na semana passada, um grupo de dez criminosos, em Santiago, no Chile, tentaram assaltar um caixa eletrônico vestidos com macacões vermelhos.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

FMI prevê melhora para economia brasileira, apesar da redução do crescimento mundial

O Fundo Monetário Internacional reduziu nesta segunda-feira (20) sua expectativa de crescimento global para este ano. A instituição é mais otimista sobre a situação do Brasil, que deve crescer nos próximos anos. O FMI disse …

Harry diz estar triste por deixar deveres reais

O príncipe Harry falou neste domingo (19/01) de sua tristeza por ser obrigado a desistir de seus deveres reais em um acordo com a família real britânica, dizendo não haver outra opção se ele e …

Ultrassom destrói células cancerosas

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia e do Instituto de Pesquisa Beckman da Cidade da Esperança desenvolveram uma técnica de ultrassom direcionado de baixa intensidade que mata células cancerígenas sem afetar as células saudáveis …

Robôs são maior ameaça à humanidade que mudança climática, segundo especialista

Especialista em inteligência artificial acredita que robôs podem ser hackeados por terroristas, além de outros problemas, tornando-os potencialmente perigosos para o homem. Se por um lado a tecnologia pode ajudar o homem em suas tarefas do …

Sem capacidade para reciclar, Malásia devolve lixo para países desenvolvidos

A Malásia devolveu 150 contêineres de lixo ilegal para seus países de origem. Entre eles estão os Estados Unidos, a França, o Reino Unido e o Canadá, anunciaram as autoridades nesta segunda-feira (20). Segundo …

Defesa de Trump diz que processo de impeachment é ilegal

Em primeira manifestação formal desde o início do julgamento do presidente, defesa acusa oposição democrata de tentar interferir nas eleições de 2020. Os advogados do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disseram neste sábado que o …

Cidade de interior de SP inicia tarifa zero no transporte público

Enquanto diversas capitais ao redor do país aumentam o valor das passagens no transporte público, algumas outras cidades pensam diferente. Se o transporte coletivo gratuito parece um sonho inalcançável e utópico, algumas administrações públicas buscam maneiras …

Quantos anos de vida saudável os ricos ganham em relação aos pobres?

Um novo estudo europeu e americano descobriu que os ricos possuem cerca de nove anos de vida saudável a mais do que os pobres. A pesquisa foi bastante abrangente – os cientistas analisaram dados de mais …

O país sul-americano que deve crescer 14 vezes mais que a China neste ano

A Guiana ganhou na loteria e está prestes a resgatar o prêmio. Seus vizinhos, especialmente a Venezuela, aguardam intrigados para saber em que ela vai gastar. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia …

Portugal supera marca histórica de 500 mil imigrantes residindo no país; brasileiros são a maioria

Portugal atingiu um número recorde de imigrantes vivendo no país. O anúncio foi feito pelo governo nesta quarta-feira (15), durante debate no Parlamento sobre o Orçamento de Estado para 2020. "Os dados preliminares levam a dizer …