Após Bolsonaro tirar máscara em entrevista, ABI entra com ação contra presidente no STF

Tânia Rêgo / Agência Brasil

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) apresentou nesta quinta-feira (9) uma queixa criminal ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente Jair Bolsonaro, depois que ele tirou a máscara em uma entrevista em que anunciou que havia testado positivo para o novo coronavírus.

Na denúncia, a ABI alegou que Bolsonaro havia cometido pelo menos dois crimes relacionados a colocar a vida ou a saúde de alguém em risco iminente e não impedir a propagação de uma doença infecciosa.

Bolsonaro anunciou estar com COVID-19 na terça-feira (7). Há quem acredite que a doença do presidente simbolize a resposta falha do governo ao surto no Brasil, o segundo pior do mundo em números absolutos. Mais de 1,7 milhão de pessoas no Brasil deram positivo para a COVID-19 e quase 68 mil morreram.

As emissoras brasileiras colocaram em quarentena os jornalistas que foram expostos a Bolsonaro na entrevista, situação que deve ser mantida por 14 dias e até que testassem negativos para a doença.

A ABI, um prestigiado grupo profissional que advoga pelo jornalismo, solicitou que a denúncia fosse enviada ao gabinete do procurador-geral da República, Augusto Aras, para decidir se havia motivos para prosseguir com uma investigação criminal.

Bolsonaro, de 65 anos, está atualmente em quarentena e disse estar se sentindo bem. O mandatário tem uma relação espinhosa com jornalistas, alegando tratamento injusto ao que ele rapidamente classifica na cobertura desfavorável como sendo uma notícia falsa.

O Facebook suspendeu na quarta-feira (8) uma rede de contas de mídia social que, segundo a empresa, foram usadas para espalhar mensagens políticas divergentes on-line por assessores ao presidente e dois de seus filhos – Flávio e Eduardo Bolsonaro.

As alegações do Facebook se somam a uma crise no Brasil, onde os filhos e apoiadores de Bolsonaro foram acusados ​​de realizar uma campanha on-line coordenada para difamar os adversários.

As acusações estimularam uma investigação do Congresso e uma investigação separada do STF sobre ataques ao Judiciário, o que levou a visitas policiais nas casas e escritórios dos aliados de Bolsonaro no mês de maio.

Bolsonaro, que está sob críticas crescentes por lidar com o surto do novo coronavírus, já afirmou que a investigação do tribunal é inconstitucional e corre o risco de estabelecer censura no Brasil.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

China exorta Trump a não abrir 'caixa de Pandora' com aquisição do TikTok

China apela aos EUA que não abram a caixa de Pandora, exigindo vender a companhia TikTok, eles serão os próprios culpados pelas consequências, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin. O presidente …

Twitter bloqueia conta oficial de campanha de Trump

O Twitter anunciou nesta quarta-feira (5) ter bloqueado temporariamente a conta oficial da campanha de reeleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por conta de um tuíte que continha informação equivocada sobre a …

Líbano inicia luto nacional e recebe ajuda internacional

Diversos países enviam suprimentos médicos a Beirute. Presidente da França chega ao Líbano para avaliar situação. Megaexplosão deixou ao menos 137 mortos, incluindo diplomata alemão, e mais de 5 mil feridos. Beirute amanheceu nesta quinta-feira (06/08) …

StarShip finalmente levanta voo: a nave que um dia levará cem humanos para Marte e Lua

A SpaceX fez um lançamento de teste com sucesso do seu gigantesco protótipo do StarShip SN5 em Boca Chica, Texas (EUA), a uma altura planejada de 150 metros. A massiva torre de aço inoxidável flutuou no …

EUA conduzem lançamento de teste do míssil balístico Minuteman III

O projétil não tinha ogiva de combate, mas era equipado com três veículos recuperáveis que foram submetidos a testes. Militares dos EUA lançaram na manhã desta terça-feira (4) um míssil balístico Minuteman III a partir da …

Beirute soma mais de 100 mortos e 4000 feridos após explosões

O Líbano vive nesta quarta-feira (5) um dia de luto nacional, após as explosões na região portuária de Beirute, na tarde de ontem. A tragédia soma pelo menos 100 mortos, 4.000 feridos e 300.000 …

Mensagem na areia salva marinheiros desaparecidos no Oceano Pacífico

Trio de marinheiros que havia se desviado de rota e ficado sem combustível foi localizado numa pequena ilha da Micronésia após três dias. Aeronaves avistaram sinal gigante de SOS escrito na areia da praia. Três homens …

Problemas cardíacos duradouros se apresentam em 78% dos pacientes de coronavírus

O entusiastas do retorno da economia para a normalidade defendem suas opiniões geralmente com base no fato da maioria dos pacientes exibirem sintomas leves ou sequer ter qualquer sintoma de coronavírus, comparando negligentemente o Covid-19 …

Governo britânico vai pagar parte da conta de consumo em pubs e restaurantes

Incentivos não vão faltar para quem estava com saudades de frequentar bares, pubs e restaurantes no Reino Unido. Durante o mês de agosto, o governo britânico vai bancar parte da conta de quem sair …

Cientistas revelam origem de estranhos meteoritos encontrados na Terra

Uma equipe de cientistas norte-americanos teoriza que alguns dos meteoritos, que não se encaixam nas duas categorias principais, têm uma origem até hoje desconhecida por astrônomos. Um grupo significante de meteoritos, que existem hoje na Terra, …