Após Bolsonaro tirar máscara em entrevista, ABI entra com ação contra presidente no STF

Tânia Rêgo / Agência Brasil

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) apresentou nesta quinta-feira (9) uma queixa criminal ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente Jair Bolsonaro, depois que ele tirou a máscara em uma entrevista em que anunciou que havia testado positivo para o novo coronavírus.

Na denúncia, a ABI alegou que Bolsonaro havia cometido pelo menos dois crimes relacionados a colocar a vida ou a saúde de alguém em risco iminente e não impedir a propagação de uma doença infecciosa.

Bolsonaro anunciou estar com COVID-19 na terça-feira (7). Há quem acredite que a doença do presidente simbolize a resposta falha do governo ao surto no Brasil, o segundo pior do mundo em números absolutos. Mais de 1,7 milhão de pessoas no Brasil deram positivo para a COVID-19 e quase 68 mil morreram.

As emissoras brasileiras colocaram em quarentena os jornalistas que foram expostos a Bolsonaro na entrevista, situação que deve ser mantida por 14 dias e até que testassem negativos para a doença.

A ABI, um prestigiado grupo profissional que advoga pelo jornalismo, solicitou que a denúncia fosse enviada ao gabinete do procurador-geral da República, Augusto Aras, para decidir se havia motivos para prosseguir com uma investigação criminal.

Bolsonaro, de 65 anos, está atualmente em quarentena e disse estar se sentindo bem. O mandatário tem uma relação espinhosa com jornalistas, alegando tratamento injusto ao que ele rapidamente classifica na cobertura desfavorável como sendo uma notícia falsa.

O Facebook suspendeu na quarta-feira (8) uma rede de contas de mídia social que, segundo a empresa, foram usadas para espalhar mensagens políticas divergentes on-line por assessores ao presidente e dois de seus filhos – Flávio e Eduardo Bolsonaro.

As alegações do Facebook se somam a uma crise no Brasil, onde os filhos e apoiadores de Bolsonaro foram acusados ​​de realizar uma campanha on-line coordenada para difamar os adversários.

As acusações estimularam uma investigação do Congresso e uma investigação separada do STF sobre ataques ao Judiciário, o que levou a visitas policiais nas casas e escritórios dos aliados de Bolsonaro no mês de maio.

Bolsonaro, que está sob críticas crescentes por lidar com o surto do novo coronavírus, já afirmou que a investigação do tribunal é inconstitucional e corre o risco de estabelecer censura no Brasil.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Covid-19: Austrália não deve reabrir fronteiras antes de 2022

A Austrália não deve reabrir suas fronteiras para viajantes estrangeiros em 2021, apesar do avanço das campanhas de vacinação em todo o mundo. A afirmação é do secretário da Saúde, Brendan Murphy, um dos …

Burger King revela seu 1º sanduíche 100% vegano

As lojas britânicas do Burger King agora têm um sanduíche inteiramente vegano. Desde o último dia 11 de janeiro a rede de fast food disponibiliza em seu cardápio no país o Vegan Bean Burger, um …

Novo implante controla fome e pode substituir cirurgia bariátrica

Um implante simples de um dispositivo sem fio, que controla o apetite, pode substituir a cirurgia bariátrica. Ele foi criado por médicos e pesquisadores da Universidade A&M do Texas, EUA e pode ajudar na perda de …

Amazon abre tecnologia da Alexa para montadoras de carros e outras empresas

A Amazon anunciou nesta sexta-feira (15) que dará a empresas terceiras a possibilidade de acessar a inteligência artificial central que sustenta a Alexa, a assistente de voz da marca. E as montadoras de automóveis serão as …

Com abstenção recorde de 51,5%, ministro da Educação considera Enem um 'sucesso'

A abstenção no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, realizado neste domingo (17), foi recorde e atingiu 51,5%. O nível de abstenção supera o pior índice registrado até agora, em 2009, quando …

Álcool danifica o cérebro na adolescência

Se nós confiarmos apenas nas propagandas parece que o álcool de uma cerveja, uma taça de vinho ou de algum destilado serve apenas para unir as pessoas e deixá-las alegres. Mas o álcool pode ter …

Joe Biden reverterá políticas trumpistas logo após posse

Já nas primeiras horas após assumir, novo chefe de Estado americano assinará uma série de decretos presidenciais abordando pandemia, dificuldades da economia nacional, injustiça racial e mudança climática. O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, …

Rússia prende opositor Alexei Navalny no desembarque em Moscou

O Serviço Prisional Russo (FSIN) confirmou ter prendido o opositor Alexei Navalny neste domingo, na chegada dele a Moscou. O Kremlim o acusa de ter violado as condições de uma pena de prisão suspensa …

Ikea agora vende mini casas móveis para quem quer uma vida simples, livre e sustentável

Quem sonha com uma vida mais nômade, livre de amarras e principalmente ecologicamente correta poderá encontrar na IKEA uma parceira capaz de tornar tal sonho em realidade: em uma casa móvel, sustentável, bonita e praticamente …

O zumbido de fundo do universo pode ter sido ouvido pela primeira vez

Baseado no que sabemos sobre ondas gravitacionais, o Universo deve estar cheio delas. Cada par de buracos negros ou estrelas de nêutrons e colisão, cada supernova com núcleo em colapso — até mesmo o próprio …