Mistério sobre tornados nos polos de Júpiter pode ser solucionado em breve

Júpiter é um planeta cheio de mistérios, mas um dos mistérios mais intrigantes veio com as observações da sonda Juno, da NASA. Ela mostrou aos cientistas que existem ciclones gigantes que formam padrões geométricos ao redor dos polos, e ninguém sabia explicar como eles se mantinham aglomerados — até agora.

Um novo estudo pode ter solucionado o mistério, mas não sem trazer outras perguntas à tona.

Na Terra, também existem ciclones que costumam se mover para ambos os polos, mas eles não formam aglomerados, muito menos padrões permanentes. Pelo contrário, eles se dissipam na terra ou na água.

Em Júpiter, entretanto, esses dois elementos não existem, então os ciclones continuam existindo. Até aqui, nada muito estranho. Mas por que eles não continuam seguindo em direção aos polos até se fundirem?

Em Saturno, por exemplo, algo semelhante acontece, mas os ciclones não pairam ao redor dos polos formando padrões. Eles simplesmente se fundiram em um único ciclone no norte e outro no sul.

Mas em Júpiter, o que a Juno encontrou foram oito vórtices ao redor de um vórtice central no polo norte, enquanto no polo sul existem seis. Isso contraria totalmente as teorias sobre o clima nas regiões polares de planetas gigantes.

Cheng Li, cientista planetário da Universidade da Califórnia, liderou um estudo para tentar solucionar o mistério. Com seus colegas, Li desenvolveu alguns modelos computacionais usando os dados da Juno sobre o tamanho e a velocidade de cada uma das tempestades, em busca de algo que pudesse justificar os padrões geométricos e a estrutura individual dos tornados durante tanto tempo sem se fundir.

O que eles encontraram não responde todas as perguntas, mas explica algumas coisas. É que a estabilidade dos tais padrões depende em parte da profundidade dos ciclones na atmosfera do gigante gasoso. Mais importante ainda é o estranho modo como Júpiter mantém seus anéis anticiclônicos, uma espécie de invólucro de vento que gira na direção oposta à qual o ciclone em si está girando.

Quanto mais proteção os vórtices tiverem contra esses anéis anticiclones, mais os ciclones podem se afastar uns dos outros. Quando proteção nas simulações eram menores, o resultado era uma fusão.

Em outras palavras, Júpiter possui um sistema intermediário de anéis anticiclones, sem muita proteção, mas também não é pouca o suficiente para ocorrer a fusão. Por isso, o padrão se mantém como está por tanto tempo. Agora, os cientistas tentarão descobrir por que exatamente esse-meio termo acontece. “No momento, não temos ideia do que os faz permanecer neste ponto ideal”, disse Li.

Um dos primeiros passos a seguir será pesquisar para saber como esses ciclones foram parar nessa região próxima aos polos. Os cientistas ainda não sabem se eles já nasceram ali e não se deslocaram deste então, ou se eles se formaram em outro lugar e então migraram para os polos.

A equipe de Li tem um palpite: eles afirmam que a segunda opção é a mais provável.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …