Primeiras estruturas do Universo após Big Bang eram microscópicas, sugere estudo

Paolo Padovani / ESA / NASA / AVO

Físicos das universidades de Gottingen (Alemanha) e Auckland (Nova Zelândia) conseguiram reconstruir matematicamente os aglomerados microscópicos do Big Bang, as primeiras estruturas do Universo.

Os primeiros momentos do Universo podem ser reconstruídos matematicamente, embora não possam ser observados diretamente, escreve portal EurekAlert.

Pesquisadores descobriram que uma rede complexa de estruturas pode se formar no primeiro trilionésimo de segundo após o Big Bang. O comportamento destes objetos imita a distribuição de galáxias no Universo de hoje.

No entanto, em contraste com a atualidade, essas estruturas primordiais são microscopicamente pequenas. Estes aglomerados têm massas de apenas alguns gramas e se encaixam em volumes muito menores do que as partículas elementares atuais.

Os pesquisadores foram capazes de examinar o desenvolvimento de regiões de maior densidade que são mantidas juntas graças a sua própria força de gravidade.

“O espaço físico representado por nossa simulação caberia em um único próton um milhão de vezes”, disse o professor Jens Niemeyer, líder do Grupo de Cosmologia Astrofísica da Universidade de Gottingen.

“É provavelmente a maior simulação da menor área do Universo que foi levada a cabo até agora”, observou.

Embora as estruturas simuladas por computador durassem um curto período de tempo e posteriormente acabassem por “vaporizar-se” em partículas elementares padrão, os vestígios desta fase extremamente precoce podem ser detectáveis em experimentos futuros.

“A formação de tais estruturas, bem como seus movimentos e interações, devem ter produzido um ruído de fundo de ondas gravitacionais. Com a ajuda de nossas simulações, podemos calcular a força deste sinal de onda gravitacional, que poderia ser medido no futuro”, disse Benedikt Eggemeier, estudante de doutorado da equipe do professor Niemeyer.

Também é concebível que se possam formar pequenos buracos escuros se essas estruturas sofrerem um colapso descontrolado. Se isso acontecer, eles poderiam ter consequências observáveis hoje, ou fazer parte da misteriosa matéria escura no Universo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …