Organismo marinho de 47 metros de comprimento descoberto na Austrália

(dr) Schmidt Ocean Institute

Pesquisadores conseguiram captar imagens de vídeo fascinantes de um organismo “de outro mundo” nas águas ao largo da costa ocidental da Austrália.

Segundo comunica a Newsweek, uma equipe a bordo do RV Falkor, o principal navio de pesquisa do Instituto Oceanográfico Schmidt, avistou o organismo, um tipo de sifonóforo conhecido como apolemia, usando para o efeito um veículo submarino operado remotamente (ROV, na sigla em inglês) a oeste da Austrália, na zona de Ningaloo.

“Vejam este belo sifonóforo Apolemia gigante filmado durante a expedição a Ningaloo Canyons. Provavelmente este espécime é o maior alguma vez registrado, e tem uma estranha postura de alimentação semelhante a um OVNI”, lê-se no tweet.

Parecendo um longo pedaço de corda, os sifonóforos, hidrozoários aparentados a medusas e corais, podem parecer um só organismo, mas na verdade são colônias de vários membros, morfológica e funcionalmente especializados, que se juntam para formar uma única entidade, sendo cada membro da colônia especializado em uma tarefa específica.

Com a ajuda de lasers montados em seu ROV, os cientistas estimaram que o anel externo deste sifonóforo media 15 metros de diâmetro e 47 metros de comprimento, o equivalente a um prédio de 11 pisos.

Sifonóforos são predadores das profundezas marinhas que ficam à espera que animais descuidados entrem em contato com os pólipos peçonhentos de alguns de seus membros especializados.

“Participei de numerosas expedições e nunca vi nada parecido com isto”, afirmou à Newsweek Rebecca Helm, professora da Universidade da Carolina do Norte (EUA), acrescentando que “a maioria das colónias de sifonóforos que vi têm talvez 20 centímetros de comprimento, no máximo um metro”.

“Mas este é enorme, e não apenas enorme, a colônia exibe um comportamento espantoso: ela está caçando”, prosseguiu a professora universitária.

“Seus corpos esguios ficam suspensos com um único tentáculo longo pendurado como uma linha de pesca com anzol”, não precisando a colônia de se mover para se alimentar, prosseguiu Helme.

“Quando as presas são digeridas, os nutrientes são enviados através de um longo tubo digestivo que percorre totalmente a colônia, para que todos seus membros possam se alimentar”, disse ela.

Embora seja difícil determinar a idade de uma colônia de sifonóforos, Helm sugere que o animal em causa poderia ter dezenas ou possivelmente centenas de anos de idade.

“Tudo nas profundezas marinhas cresce incrivelmente devagar. [A temperatura] está apenas alguns graus acima de zero, a vida leva tempo a crescer“, disse ela, para quem, à medida que os oceanos sejam explorados, provavelmente vamos nos deparar com mais fenômenos como este.

O ambiente marinho de Ningaloo, localizado na costa noroeste da Austrália Ocidental e Patrimônio da UNESCO, apesar de conhecido por sua biodiversidade, ainda está pouco explorado.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …