Jovem saudita arrisca ir para a cadeia por aparecer de minissaia em vídeo

Uma jovem na Arábia Saudita tem causado uma onda controversa no país: de um lado críticas, do outro apoio. Em questão está um vídeo no qual a jovem aparece de minissaia e top curto em público.

Enquanto alguns internautas pediram a prisão da mulher por desrespeitar o código de vestuário local e a chamaram de obscena, outros surgiram a apoiar a jovem, defendendo o direito individual sobre o corpo e a sua coragem.

A jovem ainda não foi identificada, mas a imprensa local adianta que ela seria de origem saudita.

Sites ligados ao governo saudita disseram nesta segunda-feira (17) que as autoridades analisam a possibilidade de tomar providências contra a mulher, que saiu em público sem a tradicional e conservadora abaia – espécie de vestido que cobre todo o corpo – e sem o véu islâmico para cobrir cabeça e cabelo.

No vídeo publicado no Snapchat, pode-se ver a jovem andando por um ponto histórico de Ushaiager, no deserto de Najd. No local, residem muitas das mais conservadoras tribos do país.

A jovem recebeu o incentivo de vários internautas, que exaltaram a coragem e não consideraram o vídeo um crime que deveria acabar em prisão. Alguns apontaram que seria a beleza da jovem a chamar a atenção.

O escritor Ibrahim al-Munayif se juntou aos internautas que viram o vídeo como uma infração e destacou que permitir a quebra de leis levaria o país ao caos: “Assim como nós pedimos às pessoas que respeitem as leis dos países para os quais vão viajar, as pessoas também devem respeitar as leis deste país”, escreveu aos 41 mil seguidores.

O site “Saudi Okaz” reportou que as autoridades em Ushaiager pediram ao governo e à polícia que responsabilizem a mulher pelo vídeo. Os agentes dedicados a policiar a moralidade dos cidadãos sauditas entrarão em contato com outras agências para investigar as imagens.

Com mais da metade da população do país abaixo dos 25 anos, o herdeiro do trono, o Príncipe Mohammed bin Salman, pressiona pela abertura ao entretenimento em aceno à juventude.

Nada que abale as rígidas estruturas de desigualdade de gênero e restrições de liberdades às mulheres. A Arábia Saudita é considera uma das mais conservadoras e restritivas áreas para a classe feminina.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …