Apple responde a críticos e explica se fotos são ou não ‘espionadas’ em celulares iPhone

O gigante de tecnologias de informação norte-americano publicou um documento com detalhes das condições que levariam fotos presentes nos celulares produzidos pela Apple a serem verificadas.

A Apple não está recolhendo dados das bibliotecas privadas dos celulares iPhone, afirmou o gigante de TI dos EUA em um documento de perguntas frequentes.

Assim, a empresa norte-americana diz que o software de Proteções Ampliadas para Crianças apenas faz verificações com cópias on-line de “imagens sexualmente explícitas” criptografadas, e só em contas de crianças verificadas com controle parental configurado.

Nessas condições, as fotos que constituem Material de Abuso Sexual Infantil (CSAM, na sigla em inglês) recebidas ou enviadas em Mensagens serão obscurecidas, sendo a criança advertida e assegurada ajuda contra a visualização das imagens.

Segundo a Apple, a verificação de imagens para esse fim também ocorre na plataforma de nuvem iCloud, da qual a função Fotos faz parte, mas sem enviar dados pessoais à empresa. Isso significa que quem não usar o serviço iCloud Fotos não é afetado por estas medidas, de acordo com a Apple.

As imagens são apenas comparadas com fotos do Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas (NCMEC, na sigla em inglês) dos EUA, “não há relatórios automatizados para as autoridades policiais” e a empresa realiza uma análise humana antes de submeter um relatório para as autoridades, é indicado no documento.

“Já enfrentamos demandas para construir e implantar mudanças mandatadas pelo governo que degradam a privacidade dos usuários, e temos recusado firmemente essas demandas. Continuaremos a recusá-las no futuro. Sejamos claros, esta tecnologia se limita a detectar o CSAM armazenado no iCloud e não acederemos a nenhum pedido do governo para expandi-la”, disse a Apple.

Defensores da privacidade on-line têm criticado os gigantes de TI, incluindo a Apple, por violações da privacidade de usuários.

Ciberia // Sputnik

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Queiroga testa positivo para covid-19 e fica em Nova York

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, testou positivo para covid-19 durante a viagem a Nova York, na comitiva do presidente Jair Bolsonaro, e ficará em isolamento na cidade, comunicou nesta quarta-feira (21/09) a Presidência da …

Vulcão em erupção nas Canárias: o cenário 'desolador' enfrentado por moradores afetados pelo Cumbre Vieja

Juan Vicente Rodríguez ainda não chegou às lágrimas, mas ele garante que no final "todos vão acabar chorando". Morador da ilha canária La Palma, Rodríguez observa nas redondezas os rios de lava do vulcão Cumbre Vieja …

Anistia Internacional acusa empresas farmacêuticas de deixar países pobres sem vacinas anticovid

A ONG Anistia Internacional divulgou um relatório nesta quarta-feira acusando os grandes grupos farmacêuticos que produzem vacinas contra a Covid-19 de alimentar uma crise de direitos humanos sem precedentes. Por essa razão, a entidade …

Descobrem na Espanha dezenas de pegadas de espécie extinta de elefantes

Paleontólogos descobriram em Huevla, na Espanha, em um sítio da época do Pleistoceno Superior, trilhas e rastros de elefantes recém-nascidos e juvenis atribuídos a elefantes de presas retas (Palaeoloxodon antiquus). Os elefantes de presas retas são …

Na ONU, Bolsonaro defende ineficaz "tratamento precoce"

O presidente Jair Bolsonaro usou nesta terça-feira (21/09) seu discurso de abertura da 76ª Assembleia-Geral das Nações Unidas para defender o desacreditado "tratamento precoce" promovido pelo seu governo, que consiste num coquetel de drogas ineficazes …

Turismo em reservas naturais federais no Brasil triplica em 13 anos

Cerca de 15 milhões de turistas visitaram reservas ambientais federais no Brasil em 2019, uma alta de 300% nos últimos 13 anos. Se por um lado esse aumento reflete um maior interesse dos brasileiros em …

Presidente do Conselho da UE acusa EUA de "falta de lealdade" após ruptura de contrato com a França

O presidente do Conselho da União Europeia, Charles Michel, acusou nesta segunda-feira (20) os Estados Unidos de falta de lealdade depois que a Austrália cancelou um amplo contrato com a França para comprar submarinos …

Morcegos das cavernas de Laos podem revelar origem da COVID-19

Descobriu-se que os morcegos que habitam as cavernas do norte de Laos transportam um coronavírus que compartilha uma característica importante com o SARS-CoV-2, dando pistas aos cientistas para desvendar a causa da COVID-19. Uma equipe de …

Em Nova York, Bolsonaro vai se reunir com Boris Johnson

O presidente Jair Bolsonaro viajou neste domingo (19/09) para Nova York, nos Estados Unidos, onde participará nesta semana da Assembleia Geral das Nações Unidas e terá seu primeiro encontro bilateral com o primeiro-ministro do Reino …

Os softwares de home office mais importantes

A pandemia de COVID-19 obrigou muita gente a trabalhar a partir de casa. Nesse momento, se uma pessoa pode fazer seu trabalho em home office, ela deve seguir este caminho. Toda essa situação ajudou as empresas …