Manuel Schmalsteig / LGM

Um efeito de ilusão de ótica tem deixado muita gente confusa. A fotografia acima é em preto e branco, mas quando olhamos rapidamente parece que enxergamos a cor da pele e das camisetas das pessoas. Depois de olhar mais cuidadosamente você provavelmente percebeu que há linhas coloridas passando por cima desses pontos da imagem.
A imagem foi criada pelo artista de mídias digitais e Øyvind Kolås como um experimento visual. Ele chama a técnica de “ilusão por assimilação de cor com grade”.
O cientista de visão Bart Anderson, da Universidade de Sidney (Austrália), explica que a grade de cores por cima de algumas partes da imagem acabam sendo “editadas” pelo cérebro, que distribui a cor dessas linhas para a cabeça inteira da pessoa ou para a camiseta toda dela.
“O sistema de cores é o que os cientistas da visão chamam de ‘passagem baixa’, por exemplo, vários dos campos receptivos que decodificam as cores são bastante amplos”, diz ele.
Em outras palavras, o nosso cérebro comprime a informação visual quando olhamos para as coisas, nos dando uma impressão genérica do que está lá. Apenas quando paramos para examinar com atenção alguma coisa é que o olho realmente enxerga os detalhes.
Kolås fez a mesma experiência com outros tipos de linhas e bolinhas, e observou que o mesmo efeito pode ser atingido com outros tipos de linhas.
“O padrão de bolinhas faz uma boa analogia com o meio-tom usado em meios impressos, onde a assimilação de cores ajuda a mistura ótica das cores”, diz ele. Quando você lê uma revista ou jornal, a página parece colorida graças à técnica de usar pequenas bolinhas coloridas na impressão.
O mais incrível deste efeito é que também funciona em imagens que se movimentam. No vídeo abaixo Kolås mostrou como a grade em forma de diamantes impacta a nossa percepção de cores em um desenho animado:
// HypeScience