Aquecimento global descongela cadáver de alpinista na Suíça

O aquecimento global está derretendo os glaciares, destapando achados verdadeiramente macabros, como o de um cadáver de um alpinista japonês.

Segundo o jornal espanhol El País, um guia de montanha descobriu, no passado dia 14 de julho, um cadáver de um alpinista japonês, no monte Cervino, nos Alpes suíços. O corpo foi identificado dias depois e pertence a um japonês de 67 anos. No entanto, são desconhecidas as circunstâncias em que o homem desapareceu e quando.

Mas esse não é um acontecimento único. Na última década, principalmente, esses achados têm se tornado cada vez mais recorrentes. No mesmo monte Cervino, foram descobertos vários corpos nos últimos anos. Um porta-voz da polícia do cantão suíço de Valais adianta que, desde 1926, desapareceram sem rastro 280 pessoas na montanha, escreve o DN.

Há cerca de um ano, um funcionário da empresa Glacier 3000, empresa que administra os teleféricos no monte Cervino, encontrou, em perfeito estado de conservação, os cadáveres congelados do casal Marcelin e Francine Dumoulin, desaparecido no glaciar Tsanfleuron em 15 de agosto de 1942, em plena Segunda Guerra Mundial.

“Passamos as nossas vidas à procura deles, sem parar. Pensávamos que algum dia poderíamos dar a eles o funeral que mereciam”, disse ao jornal suíço Le Matin Marceline Udry-Dumoulin a filha do casal desaparecido, então com 79 anos.

“Depois de 75 anos de espera, essas notícias me deram paz“, conclui.

Já no glaciar vizinho de Aletsch, foram encontrados, há seis anos, os cadáveres de três irmãos que tinham desaparecido em março de 1926, quando iniciaram uma expedição no glaciar.

De acordo com dados da GLAMOS, uma rede formada por várias universidades suíças e financiada pelo Ministério do Meio Ambiente do país, o glaciar Tsanfleuron perdeu 1.926 metros desde 1884. Em 2017, apenas um glaciar manteve seu tamanho, enquanto um total de 80 enfrentou novos contratempos em termos de derretimento.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas descobrem do que são feitos os exoplanetas semelhantes à Terra

Cientistas da Universidade de Zurique analisaram a composição e estrutura de exoplanetas distantes usando ferramentas estatísticas. A análise indica se um planeta é parecido com a Terra, se é composto por rocha pura ou um …

Caso de jornalista desaparecido mexe com a economia da Arábia Saudita

O desaparecimento sem explicações do jornalista Jamal Khashoggi, crítico do governo da Arábia Saudita, está se transformando em pesadelo para a economia do país. A monarquia saudita afirmou no domingo (14) que responderia com fortes represálias …

Encontrado o registro mais antigo sobre Jerusalém

Especialistas da Autoridade de Arqueologia de Israel (AAI) encontraram uma pedra com uma inscrição de 2 mil anos de idade na qual se lê "Jerusalém" em hebraico. Encontrada em uma escavação embaixo do Centro de Convenções …

Médicos escoceses estão receitando (literalmente) natureza aos pacientes

Médicos escoceses começaram a receitar natureza aos pacientes. Caminhadas, observação de pássaros ou passeios na praia são os “medicamentos” prescritos para ajudar a tratar doenças crônicas e debilitantes. Saia de casa e desfrute da companhia de uma nuvem. …

Mecânico dispara míssil sem querer e destrói um F-16

Um mecânico disparou, supostamente de forma acidental, um míssil de um F-16 que acabou atingindo outro avião que ficou totalmente destruído. Um acidente que aconteceu na base aérea de Florennes, no sul da Bélgica, com …

Príncipe Harry e Meghan Markle vão ser pais

O príncipe Harry e a duquesa de Sussex, Megan Markle, estão à espera do primeiro filho. O bebê deverá nascer na primavera de 2019 (outono no Brasil), anunciou nesta segunda-feira (15) o Palácio de Kensington, …

Catalunha: Parlamento aprova resolução que pede fim da monarquia

Segundo o Diário de Notícias, o primeiro-ministro espanhol já anunciou medidas legais contra a resolução aprovada na Catalunha. O governo espanhol empreenderá medidas legais contra o Parlamento catalão por considerar “inadmissível” a resolução aprovada pelos deputados …

Derrota histórica dos aliados de Angela Merkel põe em jogo estabilidade do governo alemão

Os aliados conservadores da chanceler Angela Merkel perderam a maioria absoluta no parlamento estadual da Baviera por larga margem na eleição regional que ocorreu neste domingo (14), um resultado que pode causar mais turbulência dentro …

Dia do Professor: Bolsonaro afirma que vai "resgatar o respeito em sala de aula"

O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, afirmou nesta segunda-feira (15), Dia do Professor, que pretende valorizar a categoria e resgatar o respeito em sala de aula. Lembrando que é formado em educação física, ele …

Tesla terá uma bebida própria (quando começar a ter lucro)

Carros elétricos, baterias, telhas fotovoltaicas e a Tesla não fica por aqui. Assim que começar a ter lucro, a marca vai começar a produzir uma bebida própria. A Tesla de Elon Musk não só produz automóveis elétricos, alimentados …