Aquecimento global descongela cadáver de alpinista na Suíça

O aquecimento global está derretendo os glaciares, destapando achados verdadeiramente macabros, como o de um cadáver de um alpinista japonês.

Segundo o jornal espanhol El País, um guia de montanha descobriu, no passado dia 14 de julho, um cadáver de um alpinista japonês, no monte Cervino, nos Alpes suíços. O corpo foi identificado dias depois e pertence a um japonês de 67 anos. No entanto, são desconhecidas as circunstâncias em que o homem desapareceu e quando.

Mas esse não é um acontecimento único. Na última década, principalmente, esses achados têm se tornado cada vez mais recorrentes. No mesmo monte Cervino, foram descobertos vários corpos nos últimos anos. Um porta-voz da polícia do cantão suíço de Valais adianta que, desde 1926, desapareceram sem rastro 280 pessoas na montanha, escreve o DN.

Há cerca de um ano, um funcionário da empresa Glacier 3000, empresa que administra os teleféricos no monte Cervino, encontrou, em perfeito estado de conservação, os cadáveres congelados do casal Marcelin e Francine Dumoulin, desaparecido no glaciar Tsanfleuron em 15 de agosto de 1942, em plena Segunda Guerra Mundial.

“Passamos as nossas vidas à procura deles, sem parar. Pensávamos que algum dia poderíamos dar a eles o funeral que mereciam”, disse ao jornal suíço Le Matin Marceline Udry-Dumoulin a filha do casal desaparecido, então com 79 anos.

“Depois de 75 anos de espera, essas notícias me deram paz“, conclui.

Já no glaciar vizinho de Aletsch, foram encontrados, há seis anos, os cadáveres de três irmãos que tinham desaparecido em março de 1926, quando iniciaram uma expedição no glaciar.

De acordo com dados da GLAMOS, uma rede formada por várias universidades suíças e financiada pelo Ministério do Meio Ambiente do país, o glaciar Tsanfleuron perdeu 1.926 metros desde 1884. Em 2017, apenas um glaciar manteve seu tamanho, enquanto um total de 80 enfrentou novos contratempos em termos de derretimento.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Centenas de argentinos fazem renúncia coletiva ao catolicismo

Quase duas semanas depois da rejeição da legalização do aborto pelo Senado argentino, centenas de cidadãos participaram de uma apostasia coletiva no último fim de semana em Buenos Aires. O objetivo dos manifestantes era não apenas …

Cientistas identificam destino fatal da perdida 8ª Maravilha do Mundo

Os Terraços Rosa e Branco da Nova Zelândia, conhecidos como a 8ª Maravilha do Mundo, desaparecerem misteriosamente há mais de 130 anos. Agora, um grupo de cientistas acredita ter descoberto o que levou ao fatídico …

Revelada identidade das múmias do enorme sarcófago preto do Egito

No início de julho, um enorme sarcófago negro foi descoberto em Alexandria, no Egito. O misterioso túmulo foi aberto dias depois e os especialistas identificaram no interior três múmias danificadas pela água que tinha se …

2 mil anos depois, a rede de estradas romanas ainda gera riquezas

“Todos os caminhos levam a Roma”. Todo mundo já ouviu dizer e a ciência já nos mostrou que o ditado popular é realmente verdade. Um novo estudo mostra agora que a riqueza gerada pelas estradas …

Com apenas 3 anos, Ophelia tem um QI superior ao de Einstein

Ophelia Morgan-Dew tem apenas 3 anos, vive na cidade de Herefordshire, no Reino Unido, e pode ser o mais novo gênio do mundo. A menina fez o teste para medir o QI e os resultados …

Ex-diretor da CIA admite recorrer à Justiça contra Donald Trump

O ex-diretor da CIA John Brennan admitiu neste domingo (19) recorrer à Justiça, depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter cancelado seu acesso a informação confidencial e à Casa Branca. “Se esse é …

Roraima volta a pedir ao STF limite de entrada de venezuelanos

O governo de Roraima voltou a pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão temporária de entrada de imigrantes em território brasileiro para tentar conter o perigo de conflitos e o “eventual derramamento de sangue …

Aumento do Judiciário compromete orçamento de 13 Estados

Metade dos 26 estados ligou o alerta orçamentário: o aumento que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) concederam a si mesmos – ainda depende de aprovação no Senado – pode inviabilizar a folha de …

Universidade de São Paulo abre inscrições para curso gratuito sobre Harry Potter

O universo de Harry Potter continua conquistando gerações. Desde o lançamento do primeiro romance em 1997 (A Pedra Filosofal), foram mais de 450 milhões de cópias vendidas, traduções para 73 idiomas e o surgimento de …

Polícia catalã abate homem que invadiu delegacia aos gritos de “Alá é grande”

O homem de 29 anos, de origem argelina, foi abatido, na manhã desta segunda-feira (20), depois de ter tentado invadir uma delegacia catalã armado com uma faca aos gritos de “Allahu Akbar”. Segundo o El País, …