Glaciares suíços estão se fundindo – e revelando centenas de corpos “mumificados”

Os corpos de centenas de montanhistas que desapareceram nos Alpes no século passado podem voltar à luz do dia à medida que o aquecimento global faz os glaciares derreterem.

A descoberta mais recente é o corpo de um homem que desapareceu há 30 anos, a polícia suíça passou cerca de duas horas a picar o gelo até conseguir extrair os restos mortais de um cidadão alemão que foi visto pela última vez enquanto fazia uma caminhada nos alpes, em uma região chamada Valais, em 11 de agosto de 1987. Mas as autoridades admitem que casos como este devem surgir nos alpes nas próximas décadas.

Há poucas semanas, os corpos de um casal suíço, Marcelin e Francine Dumulin, que tinham desaparecido em 1942, foram resgatados. Na última quinta-feira, desta vez nos alpes franceses, foram descobertos os restos mortais de uma pessoa que se acredita ter morrido em um acidente de aviação da Air India, há mais de 50 anos.

Segundo o The Guardian, os glaciares suíços estão derretendo a um ritmo sem precedentes. Uma investigação do jornal suíço Tagesanzeiger revela que desde 1850 – quando os glaciares cobriam 1.735 quilômetros quadrados de território suíço – a área total coberta diminuiu pela metade, cerca de 890 quilômetros quadrados.

Christian Zuber, porta-voz da polícia de Valais, admite que a polícia tem expectativa de encontrar muitos mais corpos de pessoas desaparecidas devido ao aquecimento global. As autoridades até têm um mapa que assinala nomes e locais onde desapareceram 305 pessoas desde 1925.

“Os glaciares estão se retraindo, portanto, é lógico que encontremos mais cadáveres e partes de corpos. Nos próximos anos, esperamos que muitos mais casos de desaparecimentos sejam resolvidos”, afirmou Zuber.

Segundo o porta-voz, a polícia fica muito aliviada por poder, finalmente, informar aos familiares o paradeiro dos entes queridos quando são descobertos. “Quando um cadáver é descoberto, a garantia é absoluta”, explicou o responsável.

“Nós, locais, estamos habituados às montanhas, mas as descobertas não são menos emocionais para as pessoas daqui”, frisou, exemplificando com o funeral que os familiares fizeram ao casal Dumulin, que esteve desaparecido por 75 anos.

Christian Jackowski, cientista no Instituto de Medicina Forense da Universidade de Berna, revelou que a identificação de restos mortais passou a ser tarefa comum nas férias de verão na Suíça, altura em que muitos alpinistas e montanhistas aproveitam para voltar às montanhas cobertas de gelo e dão o alerta ao avistarem cadáveres.

Antes, os corpos eram normalmente encontrados no gelo do topo do glaciar, mas não é incomum serem descobertos restos mortais junto aos vales. O estado de preservação dos cadáveres depende das circunstâncias da morte das pessoas: alguns são mumificados pela exposição ao Sol e ventos secos antes de serem engolidos pelo gelo, e outras vítimas são reduzidas a esqueletos.

A maioria dos corpos fica presa no gelo devido a acidentes ou suicídio, mas alguns casos têm sido investigados por suspeita de crime. Logo que os cadáveres são retirados, os especialistas forenses enfrentam uma corrida contra o tempo, já que os restos mortais começam a descongelar.

Os registos dentários e amostras de DNA são confrontados com uma base de dados de pessoas desaparecidas, para que se determine a identidade do indivíduo.

Desde o ano 2000, as autoridades suíças retiram imediatamente amostras de DNA dos familiares de pessoas desaparecidas nas montanhas para que o processo de identificação seja facilitado.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …