“Destino”: alpinista sem pernas chega ao cume do Everest

O alpinista chinês Xia Boyu, de 69 anos, que tem ambas as pernas amputadas, conseguiu chegar ao topo do Everest na segunda-feira (14). Ele realizou o sonho de escalar os 8.848 metros do cume dos Himalaias.

Mas essa não é a primeira vez que ele tenta realizar a proeza. Em 1975, Xia Boyu integrou uma equipe chinesa que escalou o Monte Everest. Contudo, quando se encontrava na chamada “zona de morte” no caminho que leva ao topo, a mais de 8 mil metros de altitude, passou por uma tempestade.

Exposto a temperaturas muito baixas durante três noites e com falta de oxigênio por ter emprestado sua manta de aquecimento a um colega, o alpinista sofreu hipotermia grave, tendo perdido ambos os pés com apenas 25 anos de idade.

Anos mais tarde, em 1996, Xia Boyu ficou sem a parte inferior das pernas na sequências de um linfoma, tipo de câncer nas células do sangue.

A saúde não o convenceu a parar e em 2014 Boyu decidiu voltar ao Monte Everest. No entanto, não conseguiu escalar devido a uma avalanche que matou 16 sherpas – guias que auxiliam os alpinistas. No ano seguinte, voltou a tentar, mas o terremoto de 7.8 na Escala Ritcher que abalou o Nepal proibiu a subida de alpinistas.

Na sua última tentativa, em 2016, Xia Boyu ficou a apenas 200 metros do objetivo, antes de o mau tempo obrigá-lo a voltar. “Meu sonho é escalar o Monte Everest. Tenho que realizá-lo. É um desafio pessoal, um tipo de destino“, afirmou no mês passado à AFP.

Este ano, Xia Boyu foi quase impedido, não pelos problemas físicos, mas por uma proibição imposta pelo governo do Nepal. Em um polêmico conjunto de normas, o governo proibiu a escalada ao Everest de pessoas amputadas, cegas ou que estejam sozinhas.

This is how our double amputee, Mr Xia Boyu cross the ladders. Mr 夏伯渝 will attempt to Everest Summit next week

Posted by Mingma G on Saturday, May 5, 2018

Mas às 8h26 da manhã desta segunda-feira no Nepal (23h41 de domingo em Brasília), o chinês realizou finalmente o seu sonho. “Xia Boyu chegou ao cume esta manhã, com outros sete membros da expedição”, confirmou o sherpa Dawa Futi, citado pela revista portuguesa Sábado.

Xia Boyu junta-se ao neozelandês Mark Inglis e ao equatoriano Santiago Quintero, os únicos duplos amputados que tinham conseguido, até agora, chegar ao topo do mundo.

Em 2018, são mais de 500 alpinistas dispostos a embarcar na mesma aventura e tentar escalar o Monte Everest.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …