Areia em movimento: cientistas explicam fenômeno estranho na superfície do Planeta Vermelho

Youtube / MarsOneProject

Um grupo de cientistas americanos descobriu como ventos selvagens, atmosfera fina, temperatura e topografia moldam a paisagem marciana.

Os astrogeólogos queriam entender se as paisagens de areia marciana ainda estavam mudando porque, apesar das ocasionais tempestades de poeira em todo o Planeta Vermelho, os ventos marcianos geralmente não tendem a deslocar tanta areia por serem considerados brandos.

“Em Marte, simplesmente não há energia eólica suficiente para mover uma grande quantidade de material em torno da superfície”, disse o astrogeólogo Matthew Chojnacki, do Laboratório Lunar e Planetário da Universidade do Arizona (EUA).

“Você poderia passar dois anos em Marte para ver o mesmo movimento que normalmente veria em uma estação na Terra”, afirmou Chojnacki, que é um dos autores do estudo publicado na revista Geology.

Durante um período de dois a cinco anos, imagens obtidas de 54 áreas de dunas foram analisadas para que se entendessem melhor os movimentos das paisagens de areia marciana. Descobriu-se então que a migração das dunas se movia a uma velocidade de meio centímetro por ano – cerca de 50 vezes mais lenta do que algumas das dunas de areia mais rápidas da Terra.

Ao examinarem a areia em uma variedade de locais, incluindo crateras, fendas, cânions, planícies e bacias polares, os cientistas descobriram que, de todas as regiões arenosas, o movimento era mais forte em três locais, que possuíam algo em comum: fortes transições na topografia e temperatura da superfície.

“Esses não são fatores que seriam encontrados na geologia terrestre. Na Terra, os fatores são diferentes de Marte. Por exemplo, a água subterrânea perto da superfície ou as plantas que crescem na área retardam o movimento da areia nas dunas”, concluiu o pesquisador.

Esta pesquisa fornece dados importantes que podem ser usados em caso de uma eventual viagem da humanidade a Marte.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …