Estranha nuvem paira sobre o Planeta Vermelho

ESA / GCP / UPV / EHU Bilbao

Acima de um pico de um vulcão morto no equador marciano, há uma nuvem branca que se estende pelo céu. Os cientistas desconfiam do que se trata: uma nuvem orográfica.

A estranha nuvem branca que paira sobre Marte é um mistério para o qual os cientistas têm uma explicação: ou, pelo menos, desconfiam. Por trás dessa faixa de vapor com cerca de 1.500 quilômetros sobre Arsia Mons, captada através de imagens de satélite, está uma nuvem orográfica.

A nuvem muda o clima e cresce o suficiente durante a manhã de Marte para ser perceptível pelos telescópios na Terra, que a identificam como uma mancha branca que contrasta com o enferrujado solo marciano.

Embora pareça emergir do cume de um vulcão, os especialistas da Agência Espacial Europeia (ESA) afirmam que não passa de um truque visual, dado que Marte não viu uma única erupção durante milhares de anos, sendo que não há a mínima probabilidade de Arsia Mons despertar.

A nuvem não é, portanto, de origem vulcânica. Trata-se de uma nuvem orográfica, um fenômeno meteorológico que é formado quando o ar denso perto da superfície flui para cima e se expande, esfriando a uma temperatura que permite que a umidade se condense em partículas de poeira.

As nuvens sobre Arsia Mons são, então, uma visão comum durante a maior parte do ano, que tende a desaparecer nos meses anteriores ao solstício de inverno do hemisfério norte. A cada poucos anos terrestres, explicam os especialistas, as nuvens de água gelada emergem enquanto o ar, carregado de umidade, explode na saída do vulcão.

O reaparecimento da nuvem branca permite aos pesquisadores avaliar a densidade das partículas que pairam na atmosfera.

No início deste ano, o planeta foi inundado por uma enorme tempestade de areia que parece ter tirado a vida da sonda Opportunity. Essa nuvem branca pode, agora, ajudar os cientistas a refinar modelos de como a poeira sobe e se instala no Planeta Vermelho.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo o anos de 2020. Quase! O objeto, chamado de ‘2020 …