Arqueólogos britânicos descobriram um complexo de três templos romanos em uma fazenda de Hampshire, no sudeste da Inglaterra, que teria sido construído durante o reinado do Imperador Nero.
A descoberta foi feita por arqueólogos da Universidade de Reading, no Reino Unido, dentro da que foi a antiga cidade romana de Calleva, sítio arqueológico localizado em Silchester, Hampshire.
Usando radares de penetração no solo, as escavações permitiram desenterrar um terceiro templo depois de, há mais de 100 anos, arqueólogos terem detectado outros dois templos romanos.
Os três edifícios situam-se dentro de um santuário murado que foi denominado “Insula XXX”. Os arqueólogos acreditam que teriam cerca de 2 mil anos e que foram construídos no reino do Imperador Nero. São, assim, os primeiros edifícios encontrados em território britânico que datam do tempo do temido imperador romano.
Os arqueólogos também encontraram azulejos raros, carimbados com o nome do imperador, que reinou entre 54 e 68 dC. A teoria é que o próprio Nero patrocinou o projeto em terras britânicas.
“Apenas alguns azulejos estampados por Nero foram encontrados no Reino Unido”, explica o professor Mike Fulford, que lidera as escavações em Silchester, em declarações divulgadas pelo site HeritageDaily, para reforçar a importância da descoberta.
Fulford aponta que estes azulejos são mais uma prova de que “Nero via Silchester como um projeto de estimação, onde podia construir edifícios extravagantes como os vistos em Roma, para inspirar o temor entre seus subordinados no Reino Unido”.
“As descobertas são uma peça crucial do quebra-cabeças enquanto tentamos resolver o mistério da ligação de Nero com Silchester. É algo que intriga os arqueólogos há mais de um século”, constata ainda o professor da Universidade de Reading.
Os três templos seriam as construções de alvenaria mais antigas de Silchester e teriam sido os edifícios mais importantes de Calleva, erguidos antes de todos os demais.
Os primeiros vestígios de dois templos foram encontrados em 1890 e, em 1902, foram encontrados os primeiros sinais do terceiro, mas só agora foi possível confirmar que se trata de mais um templo.
Estão dispostos em um plano quadrado, com uma célula central (um santuário) cercada por uma via de passagem, uma estrutura raramente encontrada na Grã-Bretanha.
Os arqueólogos acreditam que poderiam ter até 15 metros de altura, atestando a extravagância que caracterizou o Imperador Nero. Além de ficar conhecido pelos planos megalômanos, com a construção de grandes edifícios, Nero está também associado à perseguição a cristãos.
Ciberia // ZAP